RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BARBOSA, José. CATALOGO CHRONOLOGICO, Historico, Genealogico, e Critico, das RAINHAS DE PORTUGAL,

E SEUS FILHOS, Ordenado Por D. JOZE BARBOSA, ACADEMICO REAL DA HISTORIA Portugueza, e Chronista da Sereníssima Casa de Bragança. LISBOA OCCIDENTAL. Na Officina de JOSEPH ANTONIO DA SYLVA, Impressor da Academia Real. M. DCC.XXVII. [1727].

In fólio (de 27,5x21,5 cm) com [30], 491 págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com ferros a ouro nos nervos e na lombada (gravada com casas fechadas com os raros ferros dos Castelos, também ditos das Torres).

Ilustrado com a heráldica de cada rainha, magnificamente desenhados e abertos em chapa de metal, no início de cada biografia, e seguido de quadros com os diagramas genealógicos das suas origens.

Exemplar limpo e sonante, apresentado margens generosas.

A obra apresenta a particularidade e a importância de cada biografia ser antecedida da bibliografia consultada pelo autor, pormenorizadamente cotada para cada página das suas fontes, pelo que se trata de uma obra imprescindível em qualquer consulta actual.

Inocêncio IV, 259, 261 e XII, 252: «D. JOSÉ BARBOSA, Clérigo regular Teatino, cujo instituto abraçou quando contava de idade pouco mais de quatorze anos foi Cronista da Casa de Bragança, Examinador do Patriarcado e das Ordens militares, Académico da Academia Real de Historia Portuguesa e famoso prégador no seu tempo. – Nasceu em 1674, e morreu na casa de S. Caetano da mesma cidade em 1750. Teve por irmãos mais novos o abade Diogo Barbosa Machado, e Ignacio Barbosa Machado, ambos devidamente comemorados n’este Dicionário. […] Catalogo chronologico, historico, genealogico e critico das Rainhas de Portugal e seus filhos, etc. Lisboa, na Offic. de José Antonio da Silva 1727. fol., ou 4.º gr. de XVIII-491 pag … É ilustrado com os escudos das armas de todas as rainhas, desde D. Teresa até D. Mariana d’Austria, mulher d’El-Rei D. João V. - Dá noticia dos pais, avós e bisavós das mesmas rainhas, de seus casamentos e filhos, seus nascimentos e mortes, tudo averiguado com depurada critica e conhecimento da historia, tal como podia havê-lo naquele tempo. Este Catalogo perderá contudo alguma parte do seu valor e autoridade historica, concluidas que sejam as Memorias das Rainhas, que o sr. Figaniere (Frederico) escreve com grande diligencia e investigação, e do qual existe já impresso o primeiro volume (vej. no Diccionario, tomo III, n.º F, 2039). Os exemplares desta obra são regularmente vendidos a 1:200 réis».

 

Referência: 1801JC011
Local: M-8-C-34


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters