RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COL DE VILARS. (Elie) CURSO DE CIRURGIA.

Dictado aos Estudantes de Medicina e Cirurgia de Paris Por Mr. ELIAS COL DE VILARS Doutor em Medicina da Faculdade de Paris, e Professor de Cirurgia em Lingua Franceza. Traduzido em Portuguez, e Dedicado Ao ILLmo. e EXCmo. Senhor JOÃO DE SAMPAIO DE MELLO E CASTRO Fidalgo da Casa de S. Magestade, Porteiro Mór do Reino, Coronel do Regimento do Principe, &c. &c. &c. POR SILVESTRE JOSÉ DE CARVALHO Cirurgião aprovado, e do Partido da Camera, e do Hospital Real de Cidade da Guarda, &c. TOMO I. [TOMO II e TOMO III]. LISBOA NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. Anno MDCCLXXI [1771]. Anno MDCCLXXIV [1774]. Com licença da Real Meza Censoria. Impresso á custa de José Gomes Pires.  

3 Volumes in 8º de 19,9x15,6 cm. Com xxxi, [i], 643, [i em br.]; viii, 606, [i]; 347, [i] págs.

Encadernações da época inteiras de pele com rótulos vermelhos, nervos e ferros a ouro na lombada. A encadernação do terceiro volume, impresso em 1774, é ligeiramente posterior com diferenças no rótulo, nos ferros a ouro e com mais uma casa na lombada. Corte das folhas carminado.  

Impressão muito nítida em caracteres redondos e itálicos sobre papel de linho e adornada com um cabeção com o brazão dos Sampaio de Melo e Castro na dedicatória, com um cabeção ornamental e uma inicial ornamentada no início do texto de cada volume e florões de remate no fim da cada volume. Os ornamentos do terceiro volume são diferentes dos dois primeiros.   

Exemplar com desgaste à cabeça da lombada do primeiro volume, com perda de alguma pele e com uma assinatura de posse coeva na folha de rosto do terceiro volume 

As folhas preliminares do primeiro volume contêm a dedicatória a Melo a Castro, prólogo do tradutor, prefácio do autor e índice dos capítulos e artigos e na página final as erratas. O segundo volume contém o índice dos capítulos e artigos nas páginas preliminares e as erratas na página final. O terceiro volume contém uma advertência nas páginas preliminares, em que o tradutor apresenta uma breve biografia do autor, o índice dos capítulos e artigos e as erratas na página final .   

A primeira edição do texto francês original foi publicada em Paris no ano de 1738. A presente edição é a única desta tradução e é muito rara, não sendo referida nos principais catálogos e referências bibliográficas. 

O primeiro volume inclui uma exposição dos princípios da cirurgia, um tratado de fisiologia e um tratado sobre os tumores e as maneiras de os tratar. O segundo volume continua a expor as questões relativas aos tumores e depois as maneiras de tratar as feridas e as úlceras. No terceiro volume descrevem-se as deslocações e fracturas com as suas consequências e as maneiras de as tratar.    

Silvestre José de Carvalho (Soure ?- ?) foi aluno da Universidade de Coimbra no início da década de 1760. Inocêncio e o seu continuador Brito Aranha informam apenas que exerceu a clínica em Coimbra e depois na Guarda. Traduziu as seguintes obras: Observações novas de Antonio Storck... sobre o uso da cicuta. Coimbra, na officina da Academia liturgica, 1765; Principios de Cirurgia, por Mr. Jorge de la Faye, traduzidos do francez. Lisboa 1787

Elie Col de Vilars (La Rochefoucauld, Charente Maritime, 1673 - 1747) foi um médico francês que exerceu diversas funções, entre as quais Doutor da cidade de Paris (1713), médico do Hôtel-Dieu de Paris (1736), professor de cirurgia e farmácia na Faculdade de Medicina de Paris e seu Reitor de 1740 a 1744.

Foi um antecessor dos médicos especializados em medicina legal, pois por ser médico ordinário do Rei, no Chatelet tinha o encargo de examinar, em conjunto com outros médicos, os presos detidos nas prisões de Paris, em especial os que demonstravam desequílibrios psicológicos e elaborar relatórios para justificar a respectiva transferência para o Hospital Geral.    

Inocêncio VII, 259 e XIX, 212 e 213. 

 

Referência: 2105PG007
Local: M-16-D-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters