RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BERNARDES. (Diogo) O LYMA DE DIOGO BERNARDES.

Em o qual se contém as suas Eglogas, e Cartas. Derigido por elle ao Excellente Principe, e Serenissimo Senhor DOM ALVARO D’ALLEMCASTRO, Duque D’aveiro &c. LISBOA: Na Officina de Antonio Vicente da Silva. Anno de MDCCLXI [1761].

In 12º (de 13 x 7 cm) com [12], 275 fólios.

Encadernação da época inteira de pele com ferros a ouro na lombada.

O exemplar apresenta a particularidade de ter um raro ex-libris impresso, do final do século XVIII ou início do século XIX , e um titulo de posse (sobre a folha de rosto) manuscrito «Mend[on]ça» do mesmo individuo «Agostinho de Mendonça Falcão».

O seu nome completo era Agostinho de Mendonça Falcão e Távora (1782-1854). Formou-se em direito pela Universidade Coimbra, foi deputado às Cortes Constituintes e Juiz Desembargador no período da restauração do regime absolutista, sendo genealogicamente um parente afastado do Duque de Aveiro e do Marquês de Távora. Notar que esta obra foi publicada depois da execução do último Duque de Aveiro em 1759, tendo sido o seu nome e título abolido e proscrito. No entanto o impressor dedica apócrifamente a obra ao Duque e chama-o de Príncipe.

3ª edição desta obra (a 1º edição foi impressa em 1596 e a 2ª edição, por Lourenço Crasbeeck, em 1633) utilizando esta edição de 1761 uma impressão em miniatura com caracteres tipográficos muito reduzidos.

O Lima é uma obra poética que contém, além de poemas, cartas em verso dirigidas pelo autor a D. Álvaro de Lencastre, Duque de Aveiro, sendo os seus temas a saudade, a nostalgia indefinida e a lembrança do Minho rural e bucólico.

Inocêncio II, 147: «O Lima, em o qual se contém as suas eglogas e cartas. Dirigido por elle ao excellente principe e serenissimo sr. D. Alvaro d'Alemcastro, Duque d'Aveiro, etc. Lisboa, por Simão Lopes 1596. 4.º de IV173 folhas numeradas pela frente. - Ibi, por Antonio Vicente da Silva 1761. 12.° de XII275 pag. - E ibi, na Typ. Rollandiana 1820. 12.º. Os exemplares da primeira edição têem corrido por 1:200 até 2:400 réis. Os das outras pouco valem, ainda que a terceira anda cotada por 480 reis».

Referência: 1507JC057
Local: M-5-E-28


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters