RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 92709

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTA ROSA DE VITERBO. (Frei Joaquim de) ELUCIDARIO DAS PALAVRAS, TERMOS E FRASES QUE EM PORTUGAL ANTIGAMENTE SE USARAM E QUE HOJE REGULARMENTE SE IGNORAM:

Obra indispensável para entender sem erro os documentos mais raros e preciosos que entre nós se conservam. Publicado em benefício da Litteratura Portugueza. Por… Religioso Franciscano Observante da Provincia de N. Senhora da Conceição de Portugal e Correspondente da Academia Real Das Sciencias de Lisboa. Segunda Edição. Revista, correcta, e copiosamente addicionada de novos vocábulos, observações e notas criticas, com um índice remissivo. Tomos Primeiro, A-F [Tomo Segundo, G-Z]. LISBOA Em casa do Editor A. J. Fernandes Lopes, rua Aurea, 132-134. MCCCLXV [1865].

2 Volumes encadernados num de 28,5x21,5 cm. Com [xii], 343, [i em br]; 306, [vi], xxiv, [x] págs. Encadernação inteira de pele, com um rótulo e ferros a ouro na lombada. Corte das folhas e folhas de guarda marmoreados. Ilustrado em extratexto, nas folhas finais, com tabelas que contêm várias letras e selos antigos. 

Exemplar com extensa dedicatória e carimbo oleográfico de João Ferreira Gomes de 22 de Agosto de 1924 Viseu, na folha de anterrosto. 

A primeira edição foi publicada em 1798-99. Esta segunda edição foi impressa por iniciativa de Inocêncio Francisco da Silva. Contém uma advertência preliminar (neste exemplar encadernada no início do 1.º volume) e uma resposta de Inocêncio, no fim do 2.º volume às censuras ao 1.º volume feitas pelo Senhor Augusto Soromenho.

Obra fundamental para o estudo da língua portuguesa, valioso instrumento de trabalho. O autor não de limitou a coleccionar palavras e estudar os respectivos significados, mas enriqueceu a obra com estudos sobre geografia, história eclesiástica, história das instituições sociais, dos costumes e do vestuário. Este trabalho adquire um valor excepcional pois o autor baseou-se em manuscritos, que em muitos casos se perderam e por isso as transcrições que deles fez têm um valor incalculável.

Frei Joaquim de Santa Rosa de Vitebro (Gradiz,1744 - Santo Cristo da Fraga, Sátão, Viseu, 1822), franciscano e pregador da província da Conceição, cronista da província, notario apostólico, correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa, entre outros cargos. Aprendeu latim e dedicou-se a investigações históricas de antiguidades portuguesas. 

Inocêncio XII, 147.


Temáticas

Referência: 2502RS207
Local: SACO RS615-07


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters