RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 83133

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RELAÇAM NOTAVEL DE HUM COMETA, QUE NOVAMENTE APPARECEO EM AFRICA SOBRE A PRAÇA DE TANGERE.

Noticia que de algumas cartas vindas á Cidade de Londres se communicou a esta de Lisboa. LISBOA: Na Offic. de DOMINGOS RODRIGUES Anno MDCCLVI [1756]. Com as licenças necessarias.

De 19,5x15 cm. Com 8 págs. Encadernação recente do século XX, com lombada em pele com ferros a ouro.

Ilustrado com uma belíssima xilogravura a encimar o título, com a representação do cometa sobre Tângere. Cólofon no fim da página 8.

Exemplar com ex-libris de «Antonii Comitis VII Sancti Pelagii» [???] gravado por J. Ricardo Silva em 1944, e etiqueta de cota na guarda anterior. Apresenta falhas de pele na lombada e inclui 39 folhas em branco após a última página do opúsculo, para permitir a espessura necessária à encadernação.

Opúsculo raro, publicado anónimo. Inocêncio não menciona. Folheto de cordel, importante para o estudo do Iluminismo em Portugal em meados do século XVIII.

As abordagens astrológicas ao significado dos cometas são o objeto de denúncia deste panfleto anónimo. Aqui, o autor sublinha que ver os cometas como maus augúrios não era apenas a crença do vulgo, mas que homens sapientes haviam proposto a mesma ideia. O propósito do autor era tornar claro aos que permaneciam receosos, que os cometas não significavam um bem ou um mal. Em defesa da interpretação dos cometas como fenómenos exclusivamente naturais, apela a algumas memórias editadas na Real Academia de Ciências de Paris, bem como aos trabalhos de Descartes, Leibniz e Newton.

A interpretação dos cometas como sinais de adivinhação sofreu um declínio significativo durante o século XVII. No século posterior, e especialmente nos denominados centros europeus do conhecimento, esse tipo de interpretação foi banida da literatura científica e raramente aparecia em panfletos destinados a uma audiência de cariz popular. Em oposição, a literatura sobre cometas que recorria a uma origem sobrenatural e interpretação divina era ainda relevante em Portugal no século XVIII.

No período posterior ao terramoto de 1755 em Lisboa, especialmente entre 1756 e 1758, houve uma enorme produção literária dedicada à origem e ao significado desse acontecimento. Paralelamente, editaram-se em Portugal um número significativo de textos sobre cometas nos quais a sua origem e significado eram também questionados. O debate desencadeado quanto ao papel da providência divina versus fenómenos naturais, contribuiu de forma significativa para a importância crescente do iluminismo na sociedade portuguesa.

Este panfleto faz parte deste conjunto de obras, que vieram a lume como artigos de grande circulação vendidos a preços relativamente acessíveis. Os ataques veementes à astrologia na literatura sobre cometas de meados do século XVIII mostram que, apesar de o Índex de 1561 já condenar a astrologia e outras artes divinatórias, estas ainda tinham muito peso na sociedade portuguesa, não se restringindo a uma crença exclusiva das classes mais baixas.

O período entre 1755 e 1760 é visto como uma fase crucial no declínio da adivinhação em Portugal e também como uma fase muito ativa na popularização da filosofia natural de autores modernos, de que é exemplo Isaac Newton.

J. Ricardo da Silva foi um desenhador, escultor e entalhador naval de meados do século XX. Conceituado desenhador heraldista foi autor dos brasões municipais de várias vilas, freguesias, grémios e casas do povo de todo o país. Ilustrou várias das principais obras desta temática como o Armorial Lusitano, Nobreza de Portugal e Brasil, etc.

 9.5x15 cm. 8 pages. Recent 20th-century binding, with gilt tooled leather spine.

Illustrated with a beautiful woodcut engraving above the title, depicting a comet over Tangier. Colophon at the bottom of page 8.

Copy with ex-libris from 'Antonii Comitis VII Sancti Pelagii' [???] engraved by J. Ricardo Silva in 1944, and shelf marker label on the front cover. There are leather flaws on the spine and it includes 39 blank pages after the last page of the booklet, to allow the thickness needed for the binding.

Rare booklet, published anonymously. Inocêncio doesn"t mention it. Important for the study of the Enlightenment in Portugal in the middle of the 18th century.

Astrological approaches to the meaning of comets are the object of denunciation in this anonymous pamphlet. Here, the author emphasises that seeing comets as bad omens was not just the belief of the vulgar, but that wise men had proposed the same idea. The author"s aim was to make it clear to those who remained fearful that comets did not mean good or evil. In defence of the interpretation of comets as exclusively natural phenomena, he appeals to some memoirs published at the Royal Academy of Sciences in Paris, as well as the works of Descartes, Leibniz and Newton.

The interpretation of comets as signs of divination suffered a significant decline during the 17th century. In the following century, and especially in the so-called European centres of knowledge, this type of interpretation was banned from scientific literature and rarely appeared in pamphlets aimed at a popular audience. In contrast, the literature on comets that resorted to a supernatural origin and divine interpretation was still relevant in Portugal in the 18th century.

In the period following the 1755 earthquake in Lisbon, especially between 1756 and 1758, there was a huge amount of literary production dedicated to the origin and significance of this event. At the same time, a significant number of texts on comets were published in Portugal, in which their origin and significance were also questioned. The debate sparked about the role of divine providence versus natural phenomena, contributed significantly to the growing importance of the Enlightenment in Portuguese society.

This pamphlet is part of this set of works, which came to light as widely circulated articles sold at relatively affordable prices. The vehement attacks on astrology in the literature on comets from the mid-18th century show that, although the Index of 1561 already condemned astrology and other divinatory arts, they still carried a lot of weight in Portuguese society and were not restricted to the exclusive beliefs of the lower classes.

The period between 1755 and 1760 is seen as a crucial phase in the decline of fortune-telling in Portugal and also as a very active phase in the popularisation of natural philosophy by modern authors, such as Isaac Newton.

J. Ricardo da Silva was a designer, sculptor and naval carver from the mid-20th century. A respected heraldist, he was the author of the municipal coats of arms for various towns, parishes, guilds and people"s houses throughout the country. He illustrated several of the main works on this subject, such as Armorial Lusitano, Nobreza de Portugal e Brasil, etc..

Referências/References:
FONTES DA COSTA. (Palmira) e Hélio Pinto. Disputas sobre a origem e o significado dos cometas: o que revelam do Iluminismo português? ArtCultura, Uberlândia, v. 19, n. 35, p. 131-139, jul.-dez. 2017.


Temáticas

Referência: 2404SB015
Local: SACO NM02-06


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters