RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 82991

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BOMBARDA. (Miguel Augusto) CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DOS MICROCEPHALOS.

Pelo Prof..., Lente da cadeira de Physicologia da Escola Medico-Cirurgica de Lisboa, Socio correspondente da Academia Real das Sciencias de Lisboa, Director do Hospital de Alienados em Rilhafolles. Trabalhos Clinicos e de Laboratorio do Hospital de Rilhafolles. Por ordem e na Typographia da Academia Real das Sciencias. 1894.

In fólio de 26,5x19,5 cm. Com 196, [xlv] págs. Brochado. Ilustrado em extratexto em papel mais encorpado, nas folhas finais, com onze estampas onde constam 36 figuras a preto e branco, intercaladas com as folhas com explicação e legenda na frente.

Exemplar com danos e falhas de papel nas margens das capas e lombada, capa posterior solta, cadernos descosidos e algumas folhas por abrir. Precisa ser encadernado.

Obra dedicada ao Sr. Conselheiro José Dias Ferreira como consta nas folhas preliminares, com doze capítulos e um capítulo anexo com novos casos demostrativos, inclui notas de rodapé. Nas páginas finais com notas, bibliografia e índice geral. Na capa de brochura posterior contém lista das obras do autor.

Importante contributo para a medicina no estudo dos microcéfalos, com os primeiros seis capítulos a retratar casos práticos de pacientes observados no Hospital de Rilhafoles, seguido de estudos sobre as origens e definição da microcefalia, teoria do Atavismo e os factos Anatómicos e Psicológicos. 

Miguel Augusto Bombarda (Rio de Janeiro, 1851 — Lisboa, 1910) médico, cientista, professor e político republicano português, figura cimeira na sua época. Formou-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, com a defesa da tese sobre o 'Delírio das Perseguições'. Iniciou a sua carreira na política em 1908, como deputado adjudicado a Francisco Joaquim Ferreira do Amaral, então Presidente do Conselho. Como médico dedicou-se principalmente às doenças do sistema nervoso, especializando-se em Psiquiatria, e participa também no lançamento das campanhas de prolifaxia contra a tuberculose.

Foi convidado em 1892 para dirigir o Hospital de Rilhafoles devido a sua dedicação a enfermidades do sistema nervoso, onde iniciou uma série de reformas no hospital de 1892 a 1904. Iniciou um curso livre de psiquiatria em 1896. Fez também parte de várias instituições nacionais e estrangeiras, como o Conselho Superior de Higiene, Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais onde foi presidente, Conselho de Medicina Legal, também exerceu a posição de secretário geral da Liga Nacional contra a Tuberculose, onde organizou vários congressos.

Entre as obras do autor encontram-se: Do Delírio das Perseguições (Tese), Das Distrofias por Lesão Nervosa, O Hospital de Rilhafoles e os seus Serviços em 1892-1893, Consciência e Livre Arbítrio. 

 

 

 


Temáticas

Referência: 2311RS001
Local: SACO RS525-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters