RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



THAULERO. (Fr. João) DEVOTOS EXERCITIOS E MEDITAÇOE͂S

Da vida & paixão de nosso senhor Ieju Christo, compostos por frey Ioão Thaulero, da orde[m] dos pregadores, Traduzidos agora d[e] latim em lingoage[m], por hu[m] religioso frade menor da Provi[n]tia da Piedade. Acrecentaranselhe de novo os tres ultimos capitulos da gloriosa Ressurreição, e Ascé[n]são do Señor. Em Coimbra por Antonio de Marys, 1571. Co[m] Privilegio Real.

In 8º de 14,5x8,5 cm. Com [viii], 255, [i] fólios. Encadernação inteira de pele verde de finais do século XVIII / início do XIX, com ferros a ouro rolados em esquadria tripla nas pastas e nervos e ferros a ouro na lombada. Folhas de guarda em papel decorativo da época. Cortes das folhas mosqueados a carmim. Impresso em papel avergoado.

Ilustrado nos primeiros oito fólios não numerados com xilogravuras representando cenas da Crucificação, belas capitulares alegóricas decoradas com motivos vegetalistas e florões de remate.

Exemplar da Biblioteca dos Condes Azevedo e Samodães, com carimbo oleográfico da mesma na primeira página numerada, constando no catálogo do leilão, sob o nº 3322, apresentando a reprodução do frontispício da obra. Apresenta ainda ex-libris de Victor de Avila Perez (que deverá ter adquirido  o exemplar no leilão de Samodães) com o mote In Angelo cum Libello e etiqueta com cota de biblioteca colados na folha de guarda anterior. No verso do último fólio tem uma nota manuscrita a tinta «1862 Maio 16 - 1600».

Encadernação com algum desgaste de manuseamento, nomeadamente na pasta anterior. Miolo em bom estado.

As oito primeiras páginas não numeradas incluem dedicatórias, prólogo, advertência ao leitor e errata. As três últimas páginas apresentam o índice dos capítulos (Tavoada dos capitulos destes exercitios).

Livro muito raro, que aborda os temas da espiritualidade e meditação que estavam em voga na segunda metade do século  XVI. A obra é dedicada ao Cardeal Infante D. Henrique, Inquisidor Geral

Ref.: Catálogo da Biblioteca de D. Manuel, Vol. III, 129. Inocêncio, IX, 134. Anselmo e Proença, Bibliografia das obras impressas em Portugal no século XVI, 856. Samodães, Vol. 2, pág.616, 3322. Ávila Perez nº 7621

Referência: 2111AD016
Local: M-11-C-64


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters