RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VILLAS BOAS E SAMPAIO. (António de) NOBILIARCHIA PORTUGUEZA.

TRATADO DA NOBREZA HEREDITARIA, E POLITICA, Autor ANTONIO VILLAS BOAS, E SAMPAYO da Villa de Barcellos, AGORA NOVAMENTE CORRECTA, emendada, e accrescentada cõ as Armas das Familias, e Cidades principaes deste Reyno, e outras cousas curiosas. Offerecida AO DOUTOR JOAÕ CALMON Chantre da Sè Metropolitana, e Cathedral da Cidade da Bahia, nos Estados do Brasil, Protonotario Apostolico de Sua Santidade, Dezembargador da Relação Ecclesiatica, Juis dos casamentos, Cõ  missario do santo Officio, e da Bulla da Santa Cruzada, Visitador que foy duas vezes do mesmo Arcebispado, e nelle muitos annos Vigairo Gèral. LISBOA OCCIDENTAL. Na Officina FERREYRIANA. M. DCC. XXVII. [1727]. Com todas as licenças necessarias. 

In 8º de 20,4x16 cm. Com [x], 353, [xv] págs. Encadernação da época inteira de pele com nervos e rótulo vermelho. Folha de rosto impressa a preto e vermelho.

Exemplar com encadernação muito desgastada e com reforços de data mais recente, em especial na lombada e com a coifa superior danificada. Com duas assinaturas de posse coevas, uma delas rasurada e com anotação igualmente coeva na folha de rosto. A última folha das páginas finais tem falta de papel junto ao festo e no pé, local onde atinge o texto com perda de algumas palavras das últimas linhas.  

A partir da página 210 o presente exemplar está muito enriquecido com grande número de anotações em letra coeva, nas margens, em folhas soltas, e em folhas intercaladas nas páginas 210 e 211, 230 e 231, 250 e 251, 264 e 265, 288 e 289, 300 e 301316 e 317, 326 e 327. Em muitos casos as anotações incluem desenhos esquemáticos de brasões. O índice dos capítulos tem os respectivos números de página acrescentados em letra mais recente. 

3ª Edição muito acrescentada desta obra rara e procurada. A primeira edição foi publicada em 1676, a segunda em 1708 e posteriormente foi publicada uma quarta edição em 1728, pela Oficina Ferreiriana e uma 5ª edição em 1754. O Catálogo Azevedo e Samodães apresenta um elenco diferente de edições. A nossa lista segue a dos exemplares catalogados na Porbase.     

Trabalho de genealogia escrito num português muito correcto e claro, ainda hoje imprescindível para os estudos de genealogia e heráldica. 

O rei de armas Francisco Coelho, contemporâneo do autor, escreveu várias correcções e aditamentos a esta obra que foram publicados no tomo VI das Provas da Historia Genealógica da Casa Real Portugueza de pág. 662 a 703

António de Vilas-Boas e Sampaio (Guimarães, 1629 - Barcelos, 1701) Bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, foi Desembargador da Relação do Porto, depois de ter exercido vários outros cargos de magistratura. Além desta obra de genealogia, escreveu também traduções e obras poéticas e teatrais. 

Ref.: Monteverde, 5594. Inocêncio I, 294. Barbosa Machado, I, 147.

Referência: 2108PG019
Local: SACO SB162-03


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters