RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BENTA DO CÉU. (Madre Maria) JARDIM DO CEO,

plantado no Convento de Nossa Senhora da Conceição da Cidade de Braga, em que se trata das Memorias da Fundação deste primeiro Convento do Reyno dedicado à Conceição purissima de nossa Senhora, e se expoem a vida da Veneravel D. Beatriz da Silva, Fundadora desta Ordem, e as de outras Religiosas illustres em Santidade, que no referido Convento floreceraõ desde o ano de 1629. até o de 1764. Dedicado a" Soberana, e sempre Immaculada Virgem maria em sua Conceiçaõ purissima: subdedicado ao Serenissimo Senhor Dom Gaspar, Arcebispo, Senhor de Braga, Primaz das Hespanhas. Composto pela M.e Maria Benta do Ceu, Religiosa professa do mesmo Convento da Conceiçaõ de Braga. Lisboa. Na Officina de Manoel Coelho Amado, Ano de M. DCC. LXVI [1766]. Com todas as licenças necessarias.

In 8º de 19x14 cm. Com - [xxxii], 189, [iii] págs.

Encadernação inteira de pele mosqueada da época com nervos e ferros a ouro na lombada. Cortes das folhas mosqueados a vermelho. Impresso em papel avergoado.

Ilustrado com pequeno florão no frontispício; uma gravura xilogravada representando a Virgem Maria, encimada por uma oração em latim à Santíssima Trindade (Beata Trinitas) e abaixo com elogio, também em latim, a Maria imaculada, livre do pecado original; cabeções e capitulares decoradas com motivos vegetalistas.

Os primeiros fólios não numerados incluem Dedicatória à Virgem Maria e a D. Gaspar Arcebispo de Braga, Prólogo, Licenças e Índice.

A Ordem da Conceição de Maria foi fundada por D. Beatriz da Silva (Campo Maior, 1424 - Toledo, 1492) que em 1489 obteve de Inocêncio VIII, a bula ‘Inter Universa’ para a instituição da mesma, que seguia a regra adoptada pelos cistercienses. Em 1625, foi fundado o Convento de Nossa Senhora da Conceição de Braga por Geraldo Gomes, cónego da Sé de Braga, e seu irmão, Francisco Gomes, abade de Santa Maria de Adoufe, sendo a primeira casa da Ordem da Conceição de Maria, em Portugal. D. Beatriz da Silva foi beatificada em 1926 por Pio XI e canonizada em 1976 por Paulo VI.

A autora, religiosa desse convento, foi uma das suas biógrafas e também a principal impulsionadora do processo de beatificação de Madre Maria Custódia (1706 - 1739), religiosa da mesma Ordem.

De acordo com Inocêncio «D'este livro, destinado como se vê, a fazer parte das Chronicas das ordens religiosas em Portugal, creio serem raros os exemplares (...)».

Ref.: Inocêncio, VI, 136.

 

Referência: 2107AD020
Local: M-9-C-53


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters