RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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BARBAZZA. (Francesco) EFFIGIES V. P. BARTHOLOMAEI DE QUENTAL. [GRAVURA DO SÉC. XVIII]

NOBIL. INSULANI, CONGREGATIONIS ORAT S. PHILIPPI NERII IN LUSITANIA FUNDAT OBIIT XX. DEC. MDCXCVIII. AET. LXXII. Franc. Barbazza inc. S. n. S. l. MDCCLVI. [1756]

De 41,5x27 cm. 1 fólio com retrato gravado em chapa de cobre. Dimensões da mancha gráfica: 27x19cm.

Retrato a meio-corpo de Frei Bartolomeu do Quental, a três quartos para a direita, olhando para a frente, em oval dentro de moldura arquitectónica, encimada por cartela com o título e ladeada por dois anjos, estando o da esquerda, sentado na base da moldura, a mostrar uma folha de papel com o célebre passo do Profeta Isaías (49.1) Audite insulae sobre o chamamento de Deus, que é alusivo à precoce vocação religiosa do Venerável Bartolomeu do Quental e ao seu talento de pregador.

O anjo do lado direito, de pé no primeiro plano, aponta para uma inscrição epigráfica Beneficentissimo Parenti... agradecendo a intercessão milagrosa do Padre Bartolomeu do Quental, que salvou da morte, durante o terramoto de 1 de Novembro de 1755, os padres da Congregação do Oratório, por ele fundada.

Esta bela e rara gravura é um dos exemplos do culto do Padre Bartolomeu do Quental e da crença nos poderes de taumaturgo que lhe foram atribuídos após a sua morte, com fama de santidade devido ao testemunho dos vários milagres que se realizaram logo após o seu falecimento. Pela sua vida, de elevado misticismo e enérgica acção pastoral foi declarado venerável pelo Papa Clemente XI em 1713. A gravura foi executada em Roma por diligência do Padre Diogo Curada, da Congregação do Oratório, segundo informa Inocêncio.

Frei Bartolomeu do Quental (Fenais da Luz, Açores, 23 de Agosto de 1626 - Lisboa, 20 de Dezembro de 1698). Estudou filosofia e teologia na Universidade de Évora, entre 1643 e 1647, tendo-se licenciado em Filosofia em Maio de 1647 e obtido o grau de Doutor no mês de Junho. Matriculou-se no curso de Teologia, ainda em Évora, mas passou para Coimbra em 1650, sendo já diácono dois anos mais tarde e pregando aos universitários. Em Dezembro de 1652, foi ordenado presbítero. Começou a pregar na região de Lisboa com tal intensidade e qualidade que, a 22 de Outubro de 1654, foi nomeado capelão-confessor da capela real e pregador extra-numerário pelo rei D. João IV, tendo mantido estas funções nos reinados seguintes. Juntamente com as tarefas que, desde essa data, desempenhou na corte, Bartolomeu do Quental continuou a pregação itinerante.

Para melhorar o nível do clero pensou em fundar uma congregação tendo como finalidade mudar o panorama da vida sacerdotal. Entre os anos de 1657-1658 tentou reunir os capelães e clérigos da Capela Real, com o objectivo de congregar sacerdotes devotos e zelosos da salvação das almas para com o seu exemplo atrair a gente do povo para a frequência dos exercícios espirituais. Em 1659, instituiu uma congregação de sacerdotes, dedicada a Nossa Senhora das Saudades, com estatutos próprios que organizavam a vida individual e colectiva. Em 1667, Bartolomeu do Quental preparou a fundação do Oratório como «associação de padres seculares, sem quaisquer votos». Foi aprovada por provisão da Arquidiocese de Lisboa de 8 de Janeiro de 1668 e, a 16 de Julho desse ano em Lisboa, nas Fangas da Farinha, na Rua Nova do Almada, nasceu a Congregação do Oratório de São Filipe de Néri, cujos estatutos seriam aprovados pelos papas Clemente X e Inocêncio XI. Em 1674, os Oratorianos mudaram-se para a Igreja do Espírito Santo na mesma rua. A partir de Lisboa, o Oratório espalhou-se pelo país, com grande incidência nas províncias nortenhas e implantou-se no Brasil (Pernambuco) e na Índia (Goa). Quando morreu, sem nunca deixar Lisboa, vítima de uma pleurisia, tinha fama de santo e vários milagres lhe foram atribuídos após o falecimento. Exerceu todas as suas funções com elevada erudição intelectual e estatura moral. Eloquente pregador e escritor sacro, dedicou-se à reforma católica da vida interior, através da pedagogia das metáforas, da promoção da oração mental e da densidade do ser, da denúncia dos enganos do mundo, de uma renovada consciência do pecado, do fortalecimento da memória da morte, da recuperação do temor a Deus, da vivência da Lei de Deus e da exortação a uma vida justa, sobretudo da parte dos que detêm autoridade.

É autor de uma obra de alto nível religioso e literário que inclui: Meditações sobre a Infãncia, Paixão e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, 1666, 1679 e 1683; Meditações para os Domingos do ano, 1695 a 1699; e Sermões (uma pequena amostra dos muitos que pregou) publicados em dois volumes nos anos de 1692 e 1698. Entretanto a Congregação do Oratório começou a competir no campo do ensino com os Jesuítas e, em 1755, depois da expulsão da Companhia de Jesus, substituiu os Padres Jesuítas no ensino, mas rapidamente incorreu no desfavor do Marquês de Pombal que os proibiu de pregar, confessar e exercer o ensino desde 1760 até ao momento da queda do poder, em 1777, do Ministro do Rei D. José.

Francesco Barbazza foi um artista e gravador italiano de quem não se conhecem dados biográficos. Assinou muitas gravuras na segunda metade do século XVIII, entre elas vistas da Capela Sistina, da Basílica de São João de Latrão, a partir de pinturas de Francesco Panini, desenhos de arquitectura a partir de alçados do arquitecto Giuseppe Palazzi, e vistas de outros monumentos de Roma, como o Panteón, ou o Castelo de Santo Ângelo.

 41.5x27 cm. 1 folio with engraved portrait etched on copperplate. Graphic dimension: 27x19cm.

Half-body portrait of Friar Bartolomeu do Quental, three-quarters of the way to the right, looking forward, in an oval within an architectural frame, topped by a cartouche with the title and flanked by two angels, the one on the left, seated at the base of the frame, showing a sheet of paper with the famous passage from the Prophet Isaiah (49. 1) Audite insulae about the call of God, which is allusive to the early religious vocation of the Venerable Bartolomeu do Quental and his talent as a preacher.

The angel on the right side, standing in the foreground, points to an epigraphic inscription Beneficentissimo Parenti... thanking the miraculous intercession of Father Bartolomeu do Quental, who saved from death, during the earthquake of 1 November 1755, the priests of the Congregation of the Oratory, founded by him.

This beautiful and rare engraving is one of the examples of the cult of Friar Bartolomeu do Quental and the belief in the powers of a thaumaturge that were attributed to him after his death, with a reputation for holiness due to the testimony of the various miracles that took place soon after his death. For his life of high mysticism and energetic pastoral action he was declared venerable by Pope Clement XI in 1713. The engraving was made in Rome by Friar Diogo Curada, of the Congregation of the Oratory, according to Inocêncio.

Friar Bartolomeu do Quental (Fenais da Luz, Azores, 23 August 1626 - Lisbon, 20 December 1698). He studied philosophy and theology at the University of Évora between 1643 and 1647, graduating in Philosophy in May 1647 and obtaining his doctorate in June. He enrolled in theology course, still at Évora, but moved to Coimbra in 1650, becoming a deacon two years later and preaching to the university students. In December 1652 he was ordained a priest. He began preaching in the Lisbon region with such intensity and quality that, on October 22, 1654, he was appointed chaplain-teacher of the royal chapel and extra-numerary preacher by King John IV, having kept these functions during the following reigns. Along with the tasks he performed at court from that date on, Bartolomeu do Quental continued his itinerant preaching.

To improve the level of the clergy he thought of founding a congregation to change the panorama of priestly life. Between the years 1657-1658 he tried to gather the chaplains and clerics of the Royal Chapel, with the aim of congregating priests who were devout and zealous for the salvation of souls, so that with their example he could attract the people to frequent the spiritual exercises. In 1659, he founded a congregation of priests, dedicated to Our Lady of Greetings, with its own statutes that organised individual and collective life. In 1667, Bartolomeu do Quental prepared the foundation of the Oratory as an 'association of secular priests, without any vows'. It was approved by a provision of the Archdiocese of Lisbon on January 8, 1668, and on July 16 of that year in Lisbon, at Fangas da Farinha, in Rua Nova do Almada, the Congregation of the Oratory of São Filipe de Néri was born, whose statutes would be approved by Popes Clemente X and Innocent XI. In 1674, the Oratorians moved to the Church of the Holy Spirit in the same street. From Lisbon, the Oratory spread throughout the country, with great incidence in the northern provinces, and implanted in Brazil (Pernambuco) and India (Goa). When he died, without ever leaving Lisbon, victim of pleurisy, he had a reputation as a saint and several miracles were attributed to him after his death. He carried out all his functions with high intellectual erudition and moral stature. An eloquent preacher and sacred writer, he dedicated himself to the Catholic reform of the interior life, through the pedagogy of metaphors, the promotion of mental prayer and the density of being, the denunciation of the deceits of the world, a renewed consciousness of sin, the strengthening of the memory of death, the recovery of the fear of God, the living of the Law of God and the exhortation to a just life, especially on the part of those in authority.

He is the author of a work of high religious and literary level which includes: Meditações sobre a Infãncia, Paixão e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, 1666, 1679 e 1683; Meditações para os Domingos do ano, 1695 a 1699; e Sermões (a small sample of the many he preached) published in two volumes in the years 1692 and 1698. Meanwhile the Congregation of the Oratory began to compete in the field of teaching with the Jesuits, and in 1755, after the expulsion of the Society of Jesus, replaced the Jesuit Fathers in teaching, but quickly fell in the disfavour of the Marquis of Pombal who forbade them to preach, confess and exercise teaching from 1760 until the fall from power, in 1777, of the King"s Joseph Minister.

Francesco Barbazza was an Italian artist and engraver of whom no biographical data is known. He signed many engravings in the second half of the 18th century, including views of the Sistine Chapel, the Basilica of St John Lateran from paintings by Francesco Panini, architectural drawings from elevations by the architect Giuseppe Palazzi, and views of other monuments of Rome, such as the Pantheon, or the Castel Sant"Angelo.

Referências/References:

SOARES. (Ernesto) Dicionário de Iconografia, 2582 C). Obit XX. DEC. CICICCIIC. Aet. LXXII. S. - E Franc. Barbuzza inc. - C. - B. N. L. 42 A-55. A. A. - D. 176x192.'

SOARES. (Ernesto) História da Gravura Artística em Portugal. Vol. I, nº 216

CATALANI. (Giuseppe) DE VITA VENERABILIS SERVI DEI BARTHOLOMAEI DE QUENTAL CONGREGATIONIS ORATORII IN REGNIS PORTUGALLIAE FUNDATORIS... AUCTORE JOSEPHO CATALANO. Typis Antonii de Rubeis. Romae. 1734.

CATALANI. (Giuseppe) VIDA DO VENERAVEL PADRE BARTHOLOMEU DO QUENTAL... ESCRITA NA LINGUA LATINA PELO PADRE JOZÉ CATALANO ; E EXPOSTA NO IDIOMA PORTUGUEZ POR FRANCISCO JOZÉ FREIRE. Lisboa Occidental. Na Off. de Antonio Isidoro da Fonseca. 1741.

Inocêncio I, 336 e 337.

Site Igrejaacores.pt


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Referência: 2103PG040
Local: Gravureiro Gav. 1-2


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