RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
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VERDY DU VERNOIS. (Adrien Marie François de) RECHERCHES SUR LES CARROUSELS ANCIENS ET MODERNES

Suivies d´un Projet de jeux équestres à l´imitation des tournoys de l´ancienne chevalerie. Dans lequel, on démontre l´utilité que la noblesse retireroit du rétablissement de ces jeux, autrefois l´école de l´adresse & de la valeur. S/L [Cassel]. 1784.

In 8º. De 17x10 cm. com iv, 155 págs.

Encadernação com lombada e cantos em pele, com ferros a ouro, título e data na lombada.

Exemplar bem conservado, apresenta ex-libris em selo branco da livraria Bailly Bailliere de Madrid na folha de rosto, e leve oxidação própria da acidez do papel.

Obra que aborda as origens do carrossel. Começando por abordar o circo romano, passando pela cavalaria da idade media, o carrossel enquanto torneio é descrito (págs. 37-107) nas suas várias formas e participantes, inclusive a disposição da assistência. Segue-se (págs. 108-155) a reintrodução moderna destes jogos.

Os cavaleiros galopavam em círculo enquanto atiravam bolas de um ao outro, atividade que exigia grande habilidade e proficiência em equitação. Este jogo foi introduzido na Europa na época das Cruzadas, mistura de antigas tradições bizantinas e árabes. A palavra carrossel tem origem no italiano garosello e no espanhol carosella ("pequena batalha", usada pelos cruzados para descrever um exercício e jogo de preparação para o combate praticado por cavaleiros turcos e árabes no século XII). Era essencialmente um mecanismo de treino de cavalaria e preparava e fortalecia os cavaleiros para combate real, enquanto empunhavam as espadas contra inimigos simulados. No século 17, as bolas haviam sido dispensadas e, em vez disso, os cavaleiros tinham de lançar pequenos anéis pendurados em postes acima da cabeça e arrancá-los. Estes espetáculos de cavalaria que substituíram as justas medievais, eram populares na Itália e na França.

ADRIEN MARIE FRANÇOIS, CHEVALIER DE VERDY DU VERNOIS, (1738-1814), esteve ao serviço do Conde d"Artois antes da Revolução. Foi mais tarde Camareiro do Rei da Prússia. Instalou-se na Alemanha e tornou-se membro da Academia de Berlim. É mais conhecido pelos seus manuais de arte militar.

 In 8th. 17x10 cm. iv, 155 p.

Contemporary binding with leather spine and corners, gilt iron tools, title and date on spine.

Well-preserved copy, features embossing seal with ex-libris from the Bailly Bailliere bookstore in Madrid on the title page, and slight oxidation due to the paper"s acidity.

Work that addresses the origins of the carousel. Beginning by approaching the Roman circus, passing through the cavalry of the middle age, the carousel, while tournament, is described (pp. 37-107) in its various forms and participants, including the layout of the spectating crowd. Followed by(page. 108-155) the modern reintroduction of these games.

The riders galloped in a circle while throwing balls at each other, an activity that required great skill and proficiency in riding. This game was introduced in Europe at the time of the Crusades, a mixture of ancient Byzantine and Arab traditions. The word carousel originates from the Italian garosello and spanish carosella ("small battle", used by the Crusaders to describe an exercise and game of preparation for combat practiced by Turkish and Arab knights in the 12th century). It was essentially a cavalry training mechanism and prepared and strengthened the knights for real combat while wielding the swords against simulated enemies. By the 17th century, the balls had been dispensed with, and instead the knights had to throw small rings to hanging poles above their heads and pull them out. These cavalry spectacles that replaced the medieval jousts were popular in Italy and France.

ADRIEN MARIE FRANÇOIS, CHEVALIER DE VERDY DU VERNOIS, (1738-1814), was in the service of the Count d"Artois before the Revolution. He was later Chamberlain of the King of Prussia. He settled in Germany and became a member of the Berlin Academy. He is best known for his military art manuals.

Referências:

BNF: FRBNF31558626

Sowerby Catalogue vol IV, Pag. 136, 59

Rare Theatre and Dance - 17th & 18th Centuries. Golden Legend, Inc. 41.

Referência: 2012NM002
Local: M-11-D-6


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