RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
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CORELLI. (Arcangelo) SONATE A TRE [+ SONATE DA CAMERA A TRE]

Due Violini e Violone Col basso per L" Organo Di Arcangelo Corelli Da Fusignano Detto Il Bolognese Nouvelle Edition Trez Exactement Corrigé par Estienne Roger sur la Partition. OPERA PRIMA [SONATE DA CAMERA A TRE OPERA SECONDA; SONATE A TRE OPERA TERZA: SONATE DA CAMERA A TRE OPERA QUARTA] Ceux qui jouent la Basse Continue sont priez d"examiner avec quelle exactitude tous les chiffres sont placez AMSTERDAM Chez Estienne Roger Marchand Libraire Qui Vend la Musique du monde la plus Correcte & qui s" engage de la donner à meilleur marché que qui que se soit quand même il devroit la donner pour rien. S. D. [cerca de 1715]

4 Volumes encadernados juntos de 29x22 cm. Com [ii], 25, [i]; [ii], 12, [ii], 25, [i]; [ii], 14 págs.

Encadernação da época inteira de pele, com nervos e ferros a ouro.

Todos os volumes com as folhas de rosto ornamentadas com um ramo e com impressão muito nítida das partituras, abertas em chapa de metal, das partes do baixo contínuo para ser executado por um órgão das quatro primeiras obras de Arcangelo Corelli.

Exemplar com a encadernação deformada e com manchas nas folhas de guarda e nas primeiras folhas da primeira obra. As folhas de guarda têm uma assinatura de posse: «Este Livro he de Antonio Joze de Miranda» e grande número de anotações manuscritas coevas sobre assuntos diversos.

Como era costume na época cada Opus (Opera) era composto por 12 obras, que neste caso são sonatas para três músicos acompanhados pelo baixo contínuo.

As presentes obras foram publicadas pela primeira vez em 1681 (Dedicada à Rainha Cristina da Suécia), 1685, 1689 e 1694. Nestas primeiras edições o baixo contínuo das sonatas das Opera Seconda e da Opera Quarta tinham o baixo contínuo escrito para violoncelo ou cravo.

As 12 sonatas da Opera Prima e as 12 sonatas da Opera Terza são sonatas da chiesa designação atribuída ás sonatas que se iniciavam por um movimento lento apresentando uma sequência de quatro movimentos: lento-rápido-lento-rápido. As sonatas da Opera seconda e da Opera Quarta são Sonate da Camara que tinham uma sequência diferente e com suites de danças.

Arcangelo Corelli (Fusignano 1653 - Roma 1713) foi um dos mais importantes violinistas e compositores italianos do período barroco. Exerceu uma forte influência no desenvolvimento das composições para violino e nas formas de composição musical como as sonate da Camera, as sonate da Chiesa e o Concerto Grosso. É também considerado um dos pioneiros da moderna direção de orquestra.

 4 Volumes bound together of 29x22 cm. [ii], 25, [i]; [ii], 12, [ii], 25, [i]; [ii], 14 pages.

Contemporary full calf binding, with raised bands and gilt iron tools.

All volumes with the title pages ornamented with a branch and with very sharp printing of the music score, etched in metal, and of the parts of the continuous bass to be executed by an organ, of the first four works of Arcangelo Corelli.

Copy with deformed binding, dump stains on the endpapers and the first folios of the first work. The endpapers have a handwritten ownership title: ' Este Livro he de Antonio Joze de Miranda' (this book belongs to…) and a large number of handwritten coeval notes on various subjects.

As usual at the time each Opus (Opera) was composed of 12 works, which in this case are sonatas for three musicians accompanied by the continuous bass.

These works were first published in 1681 (Dedicated to Queen Cristina of Sweden), 1685, 1689 and 1694. In these first editions the continuous bass of sonatas in Opera Seconda and Opera Quarta had the continuous bass written for cello or harpsichord.

The 12 sonatas from Opera Prima and the 12 sonatas from Opera Terza are chiesa sonatas designation attributed to sonatas that start by a slow motion presenting a sequence of four movements: slow-fast-slow-fast.' Sonatas from Opera Seconda and Opera Quarta are Camara´s Sonate which had a different sequence and with dance suites.

Arcangelo Corelli (Fusignano 1653 - Rome 1713) was one of the most important Italian violinists and composers of the Baroque period. He exerted a strong influence on the development of violin compositions and forms of musical composition such as the Camera sonate and Chiesa sonate. He is also considered one of the pioneers of modern orchestral direction.

Referências/Refrences:

H.J. Marx, Die Überlieferung der Werke Arcangelo Corellis, Catalogue raisonné, 1980, p. 92, 136.   

Catalogo del Servizio Bibliografico Nazionale. (1º Vol.) IT/ICCU/MUS/0148688, (2º Vol.) IT/ICCU/MUS/0148667 (3º Vol.) IT/ICCU/MUS/0148684, (4º Vol.) IT/ICCU/UBO/4012260.   

    

 

Referência: 1312CS052
Local: M-11-B-50


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