RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



NATALIS ALEXANDRE. HISTORIA ECCLESIASTICA VETERIS NOVIQUE TESTAMENTI.

R. P. NATALIS ALEXANDRI Ordinis FF. Praedicatorum, Provinciae Parisiensis Ejusdem Ordinis ExProvincialis, In Sacra Facultate Parisiensi Doctoris et Emeriti Professoris HISTORIA ECCLESIASTICA VETERIS NOVIQUE TESTAMENTI Ab orbe condito ad Annum post Christum natum millesimum sexcentesimum: Et in loca ejusdem insignia Dissertationes Historiae; Chronologiae, Criticae, Dogmaticae. IN OCTO DIVISA TOMOS. Ante quidem per partes, nunc autem conjunctim & accuratiùs edita: Rerum novarum accessione, Scholiis, & Indicibus locupletissimis aucta, illustrata, ornata. TOMUS PRIMUS. PARISIIS, Sumptibus ANTONII DEZALLIER, in vico San-Jacobeo, sub signo Coronae Aureae. M. DCC. XIV. [1714]. Cum Privilegio Regis Chistianissimi.

8 Volumes de 39,7x26,5 cm. Com xx, 531, [i]; [viii], 422; [x], 818; [x], 645, [i]; [xiv], 840; [xiv], 1002; [x], 758; [viii], 730, [ii] págs. Encadernações inteiras de pergaminho rígido com nervos, dois rótulos e ferros a seco

Folhas de rosto impressas a preto e vermelho com uma elaborada gravura ao centro com a marca do impressor. Texto disposto a duas colunas ornamentado, só no primeiro volume, com belos cabeções, sendo o de página v, a encimar a dedicatória, assinado por Le Suour Laisne, outros nas páginas 1, 3, 129, 161, 287, e 361, as mesmas páginas têm o texto ornamentado com iniciais decoradas e com belos florões de remate nas páginas xii, 2, 16,140, 194 e 360. Os restantes volumes têm uma ornamentação bela mas menos exuberante e a partir do terceiro volume não têm folha de anterrosto.

Exemplar com ex libris brasonado de James Heron Watson em todos os volumes. Apresenta pequenas falhas nos rótulos das lombadas dos volumes 1º, 4º, 8º, e pequenos picos de traça nas margens dos volumes 1º, 4º e 6º.

O primeiro volume tem uma dedicatória a Luís XIV, rei de França, o sétimo volume inclui um Panegírico de São Tomás e o oitavo volume tem no fim o Privilegio Real por vinte anos para imprimir as obras completas do autor, com a data de 23 de Agosto de 1696.

2ª Edição rara desta Historia Eclesiastica, que continuou a incorrer na condenação Pontifícia decretada em 1686 para outra versão anterior. É muito importante para o estudo da história da religião, em especial para o estudo da política religiosa dos reis franceses, no século XVII e XVIII, assim como para a história do controlo da edição de livros pela Igreja Católica.

A obra abarca a história do mundo desde o início do mundo até ao século XVI e é uma edição muito revista da anterior obra com o título: Selecta historiae ecclesiasticae capita, 24 vol. 1676–86, que tinha sido condenada pelo Papa Inocêncio XI, em 1684 por defender o Galicanismo. A 1ª edição desta Historia Eclesiastica foi publicada em 1699, mas só em 1734 foi removida do Index dos livros proibidos pelo Papa Bento XIV, por ocasião da publicação de uma edição posterior à morte do autor e revista por Constantino Ronclagia, que acrescentou parágrafos e dissertações com o fim de corrigir as questões condenadas por Roma.

Alexandre Noël (Rouen 1639 - Paris 1724) escritor francês, teólogo e historiador. Entrou para a Ordem do Pregadores (Dominicanos) em Rouen no ano de 1654, foi professor de Filosofia no Convento de Saint-Jaques. Foi professor na Universidade da Sorbonne, preceptor do filho de Jean-Baptiste Colbert e pregou diversas vezes perante Luís XIV. Em 1706 foi nomeado Provincial dos Dominicanos. Os seus últimos anos foram vividos em circunstâncias difíceis devido ao seu apoio ao Jansenismo tendo sido desterrado, pelo Rei Luís XIV, para Châtellerault, em 1709 e tendo deixado de receber a pensão real, em 1713.

É autor de uma obra muito vasta e monumental que inclui: Selecta historiae ecclesiasticae capita, et in loca ejusdem insignia dissertationes historicae, chronologicae, dogmaticae. 26 volumes, Paris, 1676–1686; Theologia dogmatica et moralis secundum ordinem catechismi concilii Tridentini. 10 volumes, Paris, 1694; Selecta historiae Veteris Testamenti capita. 6 volumes, Paris 1689; assim como pequenos estudos sobre questões teológicas da sua época, como por exemplo: Conformités des cérémonies chinoises avec l"idolatrie grecque et romaine, Cologne, 1700; Sept lettres sur les cérémonies de la Chine. Cologne, 1700

SBN, Catalogo, IT/ICCU/TO0E/024587.

FRBNF39369466

 

Referência: 2010PG018
Local: M-11-A-56


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters