RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COSTA BROCHADO. (Idalino Ferreira da) SÃO JOÃO DE DEUS.

Homenagem de Portugal ao Seu Glorioso Filho. 1550-1950. [Org, e Direcção]... Comissão Nacional para as Comemorações do IV Centenário de São João de Deus. Lisboa. 1950.

In fólio de 41x29,5 cm. Com 308, [ii] págs. Brochado.

Profusamente ilustrado com fotogravuras, desenhos e mapas e reproduções de gravuras e documentos da época.

Texto impresso a duas colunas sobre papel couché. Composição, impressão e gravuras de Bertrand, Irmãos, Lda. Desenhos de António Lino e Anjos Teixeira, que desenhou a capa de brochura.

Exemplar com cartão de Costa Brochado, Secretário da Assembleia Nacional.

Obra comemorativa do quarto centenário do falecimento de S. João de Deus. Contém discursos de representantes do Estado Português, como do embaixador no Vaticano, António Carneiro Pacheco e do Presidente da Assembleia Nacional, Mário de Figueiredo, o articulado do Decreto-Lei nº 37962, que determina a constituição de uma comissão executiva para a publicação desta obra, nomeando Costa Brochado, para Secretário-Geral; carta do Papa Pio X, nomeando D. Manuel Gonçalves Cerejeira, legado do papa às comemorações do Quarto Centenário.

A obra está estruturada em nove capítulos com os seguintes títulos: I - Pátria e família de São João de Deus, II - Vida de São João de Deus, por Costa Brochado. III - Beatificação e canonização de São João de Deus, pelo Dr. Damião Peres. IV - Fundação e desenvolvimento da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus por Frei Bernardo de S. José. V - Expansão da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, pelo Padre João Gameiro. VI - Cirurgia e medicina na obra de São João de Deus, VII - Os Irmãos Hospitaleiros e os Serviços de Saúde Militar, pelo Dr. Alberto de Andrade. VIII - São João de Deus na Arte e na Literatura, com estudo de Hernâni Cidade e poesia de Mário Beirão e outros poetas. IX - Sentido e lição da vida de São João de Deus pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos.

Obra de grande beleza tipográfica e artística e a mais completa sobre este santo, que fundou um hospital para doentes mentais em Granada e deu origem à ordem dos Irmãos Hospitaleiros que desde o século XVI até aos nossos dias tem realizado uma extraordinária obra de caridade aos mais esquecidos.

Inclui ainda bibliografia dos livros impressos sobre a vida e obra de São João de Deus e um levantamento dos documentos existentes em Arquivos Portugueses (Metrópole e Ultramar).

Referência: 1811PG019
Local: I-17-A-9 | I-199-G-6


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters