RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78921

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MACEDO. (José Agostinho de) OS BURROS, OU O REINADO DA SANDICE; POEMA HEROI-COMICO-SATYRICO EM SEIS CANTOS. [1.ª EDIÇÃO]

De… PARIS. NA OFFICINA DE RIGNOUX, Rue des Francs-Bourgeois-S. Michel. M DCCC XXVII. [1827].

De 10,2x7,4 cm. Com [iv], iv, 136 págs. Encadernação da época, com lombada em pele com ferros a ouro e cortes de folhas carminados.

As folhas iniciais, sem numeração, incluem o anterrosto e a folha de rosto, as páginas numeradas i a iv contêm o prólogo, no fim do poema em decassílabos brancos, decorrem as notas da página 131 à 136.

Primeira edição deste célebre e polémico poema satírico.

Composto em 1812, este poema começou por ter apenas quatro cantos, tendo os restantes sido acrescentados em 1814. Ainda por publicar, o poema foi sendo constantemente atualizado, existindo diversas versões manuscritas (encontra-se digitalizada uma versão manuscrita de 1812, pela Biblioteca Nacional de Portugal, em domínio público), mas mantendo sempre a mesma divisão de cantos. Surge, em 1827, uma edição em Paris preparada e dirigida por Heliodoro Jacinto de Araujo Carneiro, edição esta deficiente, já que exclui e altera, por vezes com versos novos, a maior parte do poema. A presente segunda edição, publicada em 1835 também em Paris, padece de lacunas e erros semelhantes à anterior. 

Trata-se de uma violenta sátira dirigida a personalidades da Igreja e da sociedade, mas em especial a numerosos escritores, geralmente de tendências liberais, que permite dar uma perspectiva da sociedade portuguesa do início do século XIX.

José Agostinho de Macedo (Beja, 1761 - Pedrouços, 1831) foi uma figura excêntrica, lembrado não só pelos seus arrojados escritos, mas também pela sua personalidade conturbada. Envolvido em sentenças religiosas, críticas literárias agressivas e querelas políticas polémicas, é por muitos acusado de ambiguidade ideológica, enquanto outros louvam o seu inegável talento e vasta erudição. Viveu numa época, também ela, marcada pela incerteza: invasões francesas; exílio da família real no Brasil; difusão do liberalismo, que culmina na revolução liberal de 1820 e na contra-revolução absolutista; independência do Brasil - são alguns dos marcantes acontecimentos do início do século.
Tem vasta obra publicada, constituída por poesia épica e lírica, peças de teatro, oratória sagrada, crítica literária e polémicas literárias e políticas. Destacam-se os estudos feitos acerca dela por Inocêncio Francisco da Silva e Teófilo Braga. 

Inocêncio IV, 181-188.


Temáticas

Referência: 1807PG030
Local: M-7-D-24


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters