RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78926

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RODRIGUES CHORRO. (Bartolomeu) CURIOSAS ADVERTENCIAS DA BOA GRAMMATICA

NO COMPENDIO, E EXPOSIÇAM Do P. Manoel Alvares, em Lingoa Portugueza. [Vinheta com a imagem de N. S da Conceição]. COMPOSTO POR BARTHOLOMEU RODRIGUES Chorro, natural da Villa de Maçaõ. PORTO: Na Officina de Manoel Pedroso Coimbra; Anno de 1745.

In 8º [de 15x10 cm] 276 págs.

Encadernação da época em pergaminho rígido.

Exemplar com vários títulos de posse da época: na guarda interior o proprietário chama a esta obra “chorro”: Este chorro [sic] é de Manuel da Costa Gomes”. Sobre o pé folha de rosto: «é do padre José António da Costa». No colophon existe um título de posse rasurado. No entanto no seu todo trata-se de um exemplar limpo, sem anotações, e impresso num papel muito alvo, preservando a encadernação original.

Trata-se de uma obra escolar comum no seu tempo e durante mais de cento e trinta anos após a sua publicação, no entanto hoje em dia é rara quando completa e bem conservada. Por exemplo a primeira edição de 1619 é inexistente na BNP.

Inocêncio I, 337: «Bartholomeu Rodrigues Chorro, Presbítero secular, Mestre de Gramatica Latina, natural de Mação, na província da Extremadura. Não consta das datas do seu nascimento e óbito. [...] Curiosas Advertencias da boa Grammatica no Compendio e Exposição do P. Manuel Alvares. Lisboa, por Jorge Rodrigues 1619. 8.° - Ibi, pelo mesmo 1623. 8.º Ibi, por Antonio Craesbeeck de Mello 1665. 8.º - Ibi, por Antonio Rodrigues d’Abreu 1675. 8.º - Ibi, por Antonio Alvares 1671. 8.º (duvidosa). - Ibi, por João da Costa 1677. 8.º Ibi, por João Galrão 1694. 8.º Ibi, por Miguel Manescal 1710. 8.º Coimbra, por José Antunes da Silva 1713. 8.º Lisboa, por Manuel Fernandes da Costa 1736. 8.º Coimbra, por Francisco de Oliveira 1746. 8.º de 199 pag. A multiplicidade de edições desta obra mostra evidentemente a consideração em que era tida, e a utilidade que da sua lição colhiam os estudantes que tinham de estudar pela Arte do Padre Alvares, à qual esta exposição servia de indispensável suplemento. Com a proscrição daquela Arte [com o fim dos colégios da Companhia de Jesus] cessou de todo o seu uso, e hoje é apenas procurada por aqueles que fazem colecção dos numerosos escritos publicados por nossos maiores com referência ao estudo da língua latina. No mercado [durante o século XIX] tem pouco, ou nenhum valor».


Temáticas

Referência: 1712JC011
Local: M-11-C-37


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters