RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PAZ. (Francisco da) COMPENDIO DOS PRINCIPIOS DA GRAMMATICA HEBRAICA,

NO QUAL SE EXPLICÃO BREVE E CLARAMENTE AS REGRAS FUNDAMENTAES DESTA LINGUA POR Fr. FRANCISCO DA PAZ, Religioso da Congregação da Terceira Ordem de S. Francisco de Portugal, Professor de Escritura, e de Lingua Hebraica no Convento de N. Senhora de JESUS de Lisboa. PARA O USO DAS ESCOLAS DA MESMA CONGREGAÇÃO. [Vinheta com as armas reais de Portugal]. LISBOA NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. ANNO MDCCLXXIII [1773].

In 4º [de 21x13,5 cm] com 158 págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com rótulo vermelho, nervos e finos ferros gravados a ouro na lombada, com as casas fechadas. Corte das folhas marmoreado.

Ilustrado com um desdobrável extratexto, apresentando tabela impressa com quadrilongos tipográficos e caracteres móveis hebraicos, com as sete conjugações desta língua, intitulada: «Taboa, em que se mostra toda a variedade, que há em as conjugações dos verbos hebraicos, assim perfeitos, como defectivos, e quiescentes, para se entregarem à memória com maior facilidade».

1ª edição. Existem 2 exemplares na BNP.

Exemplar com diversos títulos de posse, nomeadamente um título de posse manuscrito do Brabante, na Holanda; um ex-libris armoriado com o Cruzeiro do Sul como móvel heráldico e o mote «Nomen Honor Que Meis» de Joaquim Ignacio da Cruz Sobral, do Concelho de Sua Majestade, do qual existe no acervo da BNP um retrato gravado por João Silvério Carpineti.

Origem do exemplar no espólio da Biblioteca do Palácio Sobral, hoje a antiga Sede da Caixa Geral de Depósitos, no Calhariz, em Lisboa, que foi  mandado construir entre 1770 e 1780 por Joaquim Ignácio da Cruz Sobral, tendo origem na compra de um velho prédio, propriedade de D. Lázaro Leitão Aranha, rico e erudito principal da Sé, que nesse lugar fez reunir a famosa Arcádia (1764). Neste Palácio deram-se belas festas e concertos a que concorria toda a Corte. Entre elas ficou célebre a esplêndida festa dada por ocasião do nascimento da princesa da Beira, D. Maria Teresa, no dia 29 de Abril de 1793, onde cantaram artistas estrangeiros especialmente convidados para o evento: Todi, Violanti, Angelleli, e Ferracuti entre outros. Isto no mesmo dia em que se inaugurava o Teatro de São Carlos, também ele em homenagem à primeira filha de D. João e de D. Carlota Joaquina.

 Dim. : In 4º (21x13.5 cm) with 158 pp.

Binding: Contemporary full calf with red label, raised bands and gilt tools on spine. Marbled edges.

Illustrated with a folded folio hors text, with the table of the seven conjugations of the Hebrew verbs titled: «Taboa, em que se mostra toda a variedade, que há em as conjugações dos verbos hebraicos, assim perfeitos, como defectivos, e quiescentes, para se entregarem à memória com maior facilidade» [Table where it is shown all the variety of the Hebrew verbs, regular, irregular, and quiescent, so that they can be better memorized].

First edition. There are two copies in BNP.

Copy with several ownership titles, mainly: one handwritten from Barbant in the netherlands; an ex-libris with the Southern Cross in a coat of arms and the motto «Nomen Honor Que Meis» of Joaquim Ignacio da Cruz Sobral, do Concelho de Sua Majestade [member of the Council of His majesty], whose portrait engraved by João Silvério Carpineti belongs to the collection of BNP.

Origin: This copy comes from the collection of the Library of Sobral Palce, nowadays the former head-office of the bank Sede da Caixa Geral de Depósitos, in Calhariz, Lisbon. This Palace was built between 1770 and 1780 by order of Joaquim Ignácio da Cruz Sobral, and was formerly an old building belonging to D. Lázaro Leitão Aranha, who gathered there in 1764 the famous Arcádia [a famous literary Academy at the time in Lisbon, founded in 1759 and closing in 1776]. This Palace was famous for its parties, attended by the Court members. One of these parties became famous: the celebration of the birth of the Princess of Beira, D. Maria Teresa, on April 29, 1793, with several foreigner guest singers like: Todi, Violanti, Angelleli, and Ferracuti.

Ref.: Inocêncio III, 30: «FR. FRANCISCO DA PAZ, Franciscano da Congregação da terceira Ordem, Lente de Escritura e Professor da língua hebraica, que aprendera com o maronita D. Paulo Hoder. Nasceu em Aveiro em 1731. Sendo chamado pelo bispo de Beja, Cenáculo, para a sua diocese, foi por ele empregado no magistério do Seminário, ainda vivia em 1798. E. 1645)

Compendio dos principios da grammatica hebraica no qual se explicam breve e claramente as regras fundamentaes desta lingua etc. Para uso das escholas da mesma Congregação. Lisboa, na Regia Offic. Typ. 1773. 4.º de 158 pag., e no fim uma taboa de conjugações. Foi reimpresso em Coimbra, na Imp. da Universidade 1826, com a indicação de «segunda edição, correcta e accrescentada com muitas regras necessarias para a intelligencia da dita lingua.»

Esta declaração não é de todo exacta, segundo acaba de constar-me por informação devida ao actual professor de hebraico no Lycêo de Coimbra, o sr.dr. Joaquim Alves de Sousa (de quem tratarei no lugar competente): pois que a dita segunda edição só se avantaja á primeira na correcção e esmero tipográfico, na melhor redacção de algumas regras, relativas á conjugação dos verbos irregulares, e da tradução portuguesa de varias palavras e frases hebraicas, que não vinham traduzidas na primeira. Não há porém as regras novas que parecem inculcar aquela declaração. Fr. Francisco da Paz compôs mais algumas obras em hebraico e latim, as quais se podem ver mencionadas no Catalogo dos Escriptores da Ordem Terceira por Fr. Vicente Salgado, manuscrito, que existe na livraria do extinto convento de Jesus».

 

Referência: 1710JC013
Local: M-15-B-24


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters