RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ALMADA DE MELLO, António José. ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA.- SÉC. XVIII - CONCLUSIONES HISTORICO-PHILOSOPHICAS DE UNIVERSA RE LOGICA,

PRAESIDE EMMANUELE ALVARO QUEIROS, PRESBITERO PORTUCALENSI, REGIOQUE PHILOSOPHIAE PROFESORE, PROPUGNATURUS In Templo Divi Laurentii die [..] mensis vesp. ANTONIUS JOSEPHUS ALMADAE DE MELLO. [Colofon]: PORTUCALI: Typ. FRANCISCI MENDES LIMA. S/L [Lisboa]. M. DCC. LXX [1770].

In 4º (de 23x18 cm) com 28 pags.

Encadernação artística da época inteira de pele em magnifico marroquim vermelho com belos ferros a ouro com motivos florais lavrados em esquadrias na lombada e em super-libris.

Exemplar com ex-libris da época pertencente a Francisco de Almada e Mendonça (nome italianizado: D. Francesco de Almada, e Mendozza, a quem a obra é dedicada)

Francisco de Almada e Mendonça (170?-1783), filho de D. António José de Almada e Melo e de D.ª Maria Josefa de Lima da Cunha Velho, foi o 1.º visconde de Vila Nova de Souto del Rei, primo do Marquês de Pombal, era membro do Conselho de Sua Majestade e Embaixador junto da Santa Sé (dito também Ministro junto da Curia, conforme dedicatória na primeira página «… Francisco de Almada et Mendonça, Regis Fidellissimi è Consilis, Lusitanam Legationem apud Summum Pontificem Clementem XIV…». O Marquês de Pombal expediu-lhe intruções para serem apresentadas a Bento XIV (1675-1758), denunciando as “desordens” que a Companhia de Jesus estaria provocando no Reino e no Brasil: 'Instrução régia a Francisco de Almada de Mendonça, seu ministro na Cúria de Roma, sobre as desordens que os religiosos jesuítas tinham feito neste reino e no Brasil, para as representar ao Papa Benedito XIV com a relação abreviada dos insultos que os mesmos religiosos haviam feito no norte e no sul da América portuguesa'.

O autor, D. António José de Almada e Melo (1753-1789) foi o 2.º Visconde de Vila Nova de Souto del Rei, por morte de seu tio, o 1.º visconde D. Francisco de Almada e Mendonça, a quem a obra é dedicada.

 

Referência: 1604JC016
Local: M-9-F-21


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters