RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
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PEREIRA DE FIGUEIREDO. (António) JOSEPHI MAGNANIMI LUSITANORUM REGIS STATUA VOCALIS

AUCTORE ANTONIO PERERIA FIGUEREDIO REGIAE CURAE CENSORIAE DECEMVIRO ORDINARIO ET REGIS IPSIUS AB EPISTULIS LATINIS. OLISIPONE. EX TYPOGRAPHIA REGIA ANNO MDCCLXXV. [1775]. Cum facultate Regiae Curiae Censoriae.

In fólio (de 30x22 cm) com 62 págs.

Encadernação da época inteira de pele, com ferros a ouro na lombada e nas seixas.

Folhas de guarda em belíssimo papel de fantasia da época pouco comum. Corte de folhas carminado.

Ilustrado ao centro da folha de rosto com o escudo xilogravado das armas reais de Portugal.

Impressão a duas colunas, com caracteres redondos e itálicos, para distinguir os textos em latim e em italiano, sobre papel de linho muito alvo e encorpado, com grandes margens.  

Exemplar com falta da rara gravura calcográfica da estátua equestre do Rei D. José I, subscrita com os nomes dos seus autores Machado de Castro e Bartolomeu da Costa ['Ioachinus Machadius Castrius sculp.', 'Bartholomoeus Costius statuam equestrem ex cere sudit A. MDCCLXXIV', 'I.M.C.S.I.R.”]

Obra panegírica de D. José, bilingue, latim e italiano, em que o autor utiliza o recurso de supor a existência de seis placas de bronze ou mármore com textos gravados glorificando os feitos do reinado de D. José, que serão recitados pela estátua isto é pelo rei na primeira pessoa.

Depois do prefácio com a explicação das intenções do autor, a primeira placa refere as medidas iniciais tomadas pelo rei, incluindo a nomeação de Sebastião de Carvalho e Melo, com elogios a este ministro. A segunda aborda a política nacional, descrevendo o atentado, o suplício dos culpados, a expulsão dos jesuítas e o corte de relações com Roma até um novo Papa ceder à vontade real e extinguir a Companhia de Jesus. A terceira aborda os assuntos militares. A quarta debruça-se sobre os assuntos do comércio, indústria e agricultura. A quinta da reforma das leis, do ensino e das artes. A sexta descreve as obras públicas realizadas durante o seu reinado. 

  Dim.: In folio (30x22 cm) with 62 pp.

Binding: Contemporary full calf with gilt tools on spine and inner edges of the boards. Contemporary an uncommon decorative endpapers. Red edges.

Illustrated with a woodcut engraved coat of arms of Portugal at the centre of the title page.

Printed in two columns with round and italic characters, to differentiate the Latin and Italian texts, on very white and thick linen papers and wide margins.   

Copy missing the rare chalcographic engraving of the equestrian statue of King D.  José, with the name of the artists Machado de Castro e Bartolomeu da Costa ['Ioachinus Machadius Castrius sculp.', 'Bartholomoeus Costius statuam equestrem ex cere sudit A. MDCCLXXIV', 'I.M.C.S.I.R.”]

Panegyric work of D. José, bilingual Latin-Italian, in which the author assumes the existence of six bronze or marble plates with engraved texts glorifying the accomplishments of S. José during his reign, that will be recited by the statue, i.e. the king himself.

After the foreword with the explanation of the author’s intentions, the first plate mentions the initial actions taken by the King, including the nomination of Sebastião de Carvalho e Melo as prime minister, with praises to him. The second speaks about national politics, describing the attack to the king [1758], the torture of the perpetrators, the expulsion of the Jesuits, and breaking off all relations with Rome until a new Pope yielded to the king’s will and extinguished the Society of Jesus. The third addresses military issues. The fourth deals with issues related to trade, industry, and agriculture. The fifth, the reformation of the laws, teaching, and arts. The sixth describes the several public works carried out during D. José’s reign. 

Ref.: Levy Maria Jordão. Elogio do P. António Pereira de Figueiredo. Academia das Ciências. Lisboa. 1859

 

 

Referência: 1604JC010
Local: M-3-D-4


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