RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ESTEVÃO. (Frei) LIBER PASSIONVM ET EORVM QVAE A DOMINICA IN PALMIS,

Vsque ad Vesperas Sabbathi sancti inclusiué, cantari solent: diligentissmê correctus, & locupletissimê actus: inprimis singulorum verborum Accentu studiosissimê spectato. AVCTORE FRATRE STEPHANO ex sacra IESV CHRISTI seruatoris nostri Militia. Ad D. Alfonsum de Castelbranco Episcopum Conimbricae, &c. OLISSIPONE. Excudebat Simon Lopezius cum facultate Inquisitorum. Anno 1595.

In fólio de 35x24 cm. Com [iv], lxxxvi fólios. Encadernação da época em pergaminho flexível.

Folha de rosto impressa a vermelho e preto, com a Cruz de Cristo a vermelho no centro. Texto impresso a vermelho e preto constituído por notação musical com pequenas xilogravuras historiadas e iniciais decoradas no início de cada cântico.

Exemplar com correcção em tinta coeva na palavra «seruatoris». Tem vestígios da acção de um fungo no pé de todas a s folhas, com perda de papel na folha de rosto sem afectar o texto e com perda de papel afectando o texto nas folhas 40 a 56.

As folhas preliminares contêm: licenças no verso da folha de rosto, que incluem: Aprovação de Frei Bartolomeu Ferreira, autorização para se imprimir subscrita pelo Bispo de Elvas e por Diogo de Sousa, Aprovação da Ordem de Cristo, pelo Dom Prior Frei Lopo de Lisboa e Parecer de Duarte Lobo. Tem ainda no verso da folha de rosto um texto do Impressor aos músicos curiosos. na folha 2 frente tem a dedicatória do autor a D. Afonso de Castelo Branco, Bispo Conde de Coimbra, o verso contém, impressas a duas colunas, três poesias em latim em louvor do autor e da obra da autoria de Frei Leonardo de Sousa, Manuel da Silva Moniz e de Frei Diogo. A folha 3 frente contém um prólogo intitulado: «O Actor aos Musicos coriosos» com explicações das notações musicais; o verso desta está preenchido pelo início da notação musical para os cânticos do Domingo de Ramos, com o Gloria Laus, que termina no verso do fólio 1.

A folha 86 frente tem um índice da obra e termina com Laudetur Deus, o verso está em branco.

Raríssimo, não se conhecem exemplares registados nos catálogos de livreiros e de leilões. São referenciados muito poucos exemplares em bibliotecas. Existem 3 exemplares na Biblioteca Nacional de Portugal e 1 exemplar na Biblioteca Nacional de França.

De grande importância para o estudo da imprensa musical quinhentista em Portugal, para o estudo da história da música e para o estudo da liturgia da Igreja Católica.

Obra contendo as partituras musicais para as festividades da Semana Santa desde o Domingo de Ramos até ao Sábado Santo.

 In folio. 35x24 cm. [iv], lxxxvi folios. Contemporary flexible parchment binding.

Clear title page printed in red and black, with the Cross of Christ in red in the centre. Text printed in red and black consisting of musical notation with small historiated woodcuts and decorated capitals at the beginning of each chant.

Copy with correction in coeval ink on the word 'seruatoris'. Has traces of the action of a fungus at the foot of all leaves, with paper loss on the title page without affecting the text and with paper loss affecting the text on leaves 40 to 56.

The preliminary leaves contain: licences on the verso of the title page, which include: Approval of Frei Bartolomeu Ferreira, permission to print subscribed by the Bishop of Elvas and by Diogo de Sousa, Approval of the Order of Christ, by Dom Prior Frei Lopo de Lisboa and Opinion of Duarte Lobo. The front page has the author"s dedication to D. Afonso de Castelo Branco, Count Bishop of Coimbra. The back page contains, printed in two columns, three Latin poems in praise of the author and the work by Frei Leonardo de Sousa, Manuel da Silva Moniz and Frei Diogo. The front page 3 contains a prologue entitled: 'O Actor aos Musicos coriosos' with explanations of the musical notations; the verso of this is filled with the beginning of the musical notation for the Palm Sunday chants, with the Gloria Laus, which ends on the verso of folio 1.

The 86 front sheet has an index to the work and ends with Laudetur Deus, the verso is blank.

Very rare, no copies are known to be recorded in booksellers" and auction catalogues. Very few copies are referenced in libraries. There are 3 copies in the National Library of Portugal and 1 copy in the National Library of France.

Of great importance for the study of the 16th-century musical press in Portugal, for the study of music history and for the study of the liturgy of the Catholic Church.

Publication containing the musical scores for the Holy Week festivities from Palm Sunday to Holy Saturday.

Referências/References:

João Pedro de Alvarenga - Polifonia Portuguesa Sacra Tardo-Quinhentista, Dissertação de doutoramento em musicologia na Universidade de Évora, 2006, p. 46.

Barbosa I, 754; Anselmo, 810; D. Manuel, 242; USTC nº 345242; IB66794 (8526)


Temáticas

Referência: 1508JC021
Local: M-8-A-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters