RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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RODRIGUES.(João) e José Francisco. ESPINGARDA PERFEYTA, & REGRAS PARA A SUA OPERAÇAM

com circunstancias necessarias para seu artificio, & doutrinas úteis para o seu artificio, & doutrinas uteis para o melhor acerto; DEDICADA A’ MAGESTADE DO SERENISSIMO REY DE Portugal Nosso Senhor D. JOAÕ V. Pelos dous Irmãos. CESAR FIOSCONI, E JORDAM GUSERIO. LISBOA OCCIDENTAL, Na Officina de ANTONIO PEDROZO GALRAM. Anno de 1718.

In 8.º de 19,5x13,5 cm. com [xxxii], 183, [i em br.] págs.

Encadernação do século xix inteira de pele ao gosto da época. Cortes das folhas carminados. 

Ilustrado com magnifico frontispício alegórico gravado com as armas de D. João V ao centro e 11 (de 12) gravuras assinadas por Manuel Freyre. As gravuras entre as pag. 8 e 9 estampa de maior formato, que representa a officina do espingardeiro, com os seus instrumentos e utensilios proprios da arte. Entre 48 e 49 estampa no formato do livro, que representa dous artistas batendo uma peça sobre a bigorna. Entre s páginas 76 e 77 estampa no formato do livro, que mostra o espingardeiro olhando pelo cano da espingarda á maneira de telescopio. Entre as páginas 80 e 81 estampa representando o espingardeiro afeiçoando ao torno o cano de uma espingarda. Entre as páginas 82 e 83 estampa que mostra as dimensões que competem ao referido cano. Entre as páginas 90 e 91 estampa que representa o espingardeiro na acção de limar o cano, a regra e compasso. Entre as páginas 94 e 95 estampa que mostra o modo de limar os canos redondos. Entre as páginas 120 e 121, estampa desdobrável representando os fechos. Entre as páginas 130 e 131, estampa desdobrável que representa outra maneira de fechos. Entre as páginas 136 e 137, estampa que representa os espingardeiros polindo as armas Entre as páginas 146 e 147 estampa [em falta] de maior formato que o do livro, contendo varias peças da espingarda. Entre as páginas 158 e 159 estampa que mostra o artista na acção de experimentar a espingarda.

Exemplar com defeitos, perda de parte da gravura, entre as páginas 8 e 9 e falta da gravura dupla na página 146; Apresenta  ex-libris armoriado de Ribeiro Lessa.

Obra de excepcional raridade e única em todo o mundo pois os autores revelam os segredos da sua arte de fabricar espingardas.

Trabalho muito valioso para o estudo do fabrico de armas em Portugal, que foi muito influente no desenvolvimento da construção de armas a nível mundial.

Inocêncio 4, 28. “JOÃO RODRIGUES (2.º), Espingardeiro, muito perito na sua profissão, como diz Barbosa, e se comprova pelo livro que compoz. Foi natural de Lisboa, mas nada consta das datas do seu nascimento e obito. Espingarda perfeita, e regras para a sua operação, com circumstancias necessarias para o seu artificio, e doutrinas uteis para o melhor acerto. Lisboa, por Antonio Pedroso Galrão 1718. 4.º de XXXII-183 pag., com treze estampas. Este livro, que parece foi escripto por elle, e por seu irmão José Francisco, publicou-se com os nomes de Cesar Fiosconi e Jordam Guserio, que como se vê formam os anagrammas perfeitos dos de seus verdadeiros auctores. Elles constam egualmente da vinheta do frontispicio, posto que tão miudamente gravados, que apenas se percebem á vista, o que me fez observar o sr. Figaniere. Com quanto na obra haja que aproveitar, ao menos no que diz respeito á linguagem technica, e seja de tal qual interesse para a historia da arte, os exemplares ainda assim são pouco procurados, e eu comprei um por quantia bem insignificante. 

 Binding: contemporary19th Century replica made in full calf.

Illustrated with magnificent allegorical frontispiece engraved with the coat-of-arms of king of Portugal D. John V; and 11 (of 12) engravings signed by M. Freyre.

This copy is missing the hors-text plate at page 146; and it has an heraldic ex-libris from Ribeiro Lessa.

Very rare book, especially when complete with the plates.

The first work of its kind and the only one published in Portugal until the 19th Century.

Inocêncio 4, 28. 'John Rodrigues (2. º), riflemen, very skilled on this industry composed himself the book. He was born in Lisbon. This book, which apparently was written by him and his brother, José Francisco, was published with the names of Cesar Fiosconi e Jordam Guserio, which are anagrams of their real names. They are also on the title page vignette recorded in miniature riflemen stamps. The technical language used is of interest to the art and history of the weapon technology. Before the dedication is an engraved frontispiece, bearing the royal coat of arms of King of Portugal. Engravings depicting: workshop of the riflemen with their own layout and tools; artists working a piece on the anvil; riflemen looking down the barrel of the gun the way of a telescope; working the barrel of a shotgun; a patterns with the dimensions of the barrel; the flint lockers’ pattern after authors’ design in detail; the safety case of the flint lock; and the trial of the shotgun. '


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Referência: 1507JC066
Local: M-3-B-33


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