RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79455

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GOMES DA SILVA. (Alberto José) REGRAS DE ACOMPANHAR PARA CRAVO,

OU ORGÃO, E ainda também para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a breve methodo, e fácil percepçaõ. DEDICADO A SUA MAGESTADE FIDELISSIMA D. JOSEPH I. QUE DEOS GUARDE, POR ALBERTO JOSEPH GOMES DA SILVA Compositor, e Organista. LISBOA, Na Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno. M . DCC. LVIII. [1758].

In 4º. De 21x15 cm. Com [8], [50] págs.

Completo e com a seguinte a colação detalhada: [viii], 44 págs. + 3 págs. com erro tipográfico na paginação + 2 págs. inumeradas com o índice.

Encadernação artística da época inteira de pele marroquim vermelho com magníficos ferros a ouro rolados em florões nas duas pastas; nervos e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com 12 páginas de música gravada impressa a partir de 12 placas de cobre em ambos os lados de 6 folhas inseridas (música maioritariamente polifónica com 4 pautas duplas - clave de Sol e de Fá - por página). Inclui ainda um mostrador gravado de página inteira com os 12 intervalos em todas as tonalidades maiores e menores, incluindo intervalos diminutos e aumentados (falta o mostrador rotativo interior com as doze notas), um ornamento em xilogravura na página de rosto, 2 iniciais decoradas em xilogravura (de 2 séries diferentes) e 2 cabeçalhos em xilogravura.

Exemplar com leve vestígio de tinta sobre a folha de rosto devido a nódoa do título de posse manuscrito na época no anterrosto.

Primeira e única edição de uma obra didática com regras e um método de acompanhamento para cravo, órgão ou outros instrumentos vocais. Foi escrito e composto para ser curto e de fácil compreensão, para uso dos principiantes. As ilustrações de notação musical foram acrescentadas para clarificar o texto e pôr em prática a teoria. Alberto José Gomes da Silva (ca. 1713?-1795) foi um organista e compositor clássico português. É conhecido não só pela presente obra, publicada em Lisboa em 1758, mas também por várias óperas, sonatas para piano e outras obras musicais. Uma das suas óperas foi encenada num teatro público ("Teatro da Rua dos Condes") em Lisboa, em 1775.

A presente obra destaca-se em relação a outras obras de teoria musical do século XVIII, por ser a única publicação portuguesa conhecida exclusivamente dedicada ao baixo contínuo e também por ser a primeira obra impressa em Portugal, a apresentar todas as escalas maiores e menores da oitava cromática completa.

O mostrador interno rotativo (ausente no presente exemplar) mostra as doze notas da escala cromática. Assim, pode-se rodar o mostrador interno para alinhar qualquer nota escolhida com a fundamental/oitava, e o mostrador indicará todas as notas da escala para as suas tonalidades maiores e menores, por exemplo, como auxílio à transposição. Quando uma nota tem dois nomes diferentes consoante a escala, é rotulada com ambos (por exemplo, Lá bemol e Sol sustenido).

Ligeiros sinais de desgaste, sem afetar a integridade da encadernação. Sem o mostrador interior rotativo para o mostrador gravado com as teclas musicais, com uma pequena mancha de tinta na página de rosto, um pequeno orifício nas págs. 5-6, ligeiro escurecimento das placas de página inteira, de resto em muito bom estado. A encadernação apresenta ligeiros sinais de desgaste, mas está também, de um modo geral, em muito bom estado. O primeiro livro de música portuguesa do século XVIII sobre o baixo contínuo, numa bela encadernação contemporânea.

Inocêncio I, 24 e VIII, 23: “ Alberto José Gomes da Silva, que parece ter sido músico de profissão. Compôs e imprimiu em Lisboa no ano de 1758 uma Arte ou Princípios de Musica, com este ou diverso título. Deve ser rara esta obra, porque ainda não a vi, nem tenho dela outra notícia mais que a de acha-la citada por Francisco Ignacio Solano em um dos seus Tratados da mesma arte, que correm impressos. Barbosa não fez menção dela, nem do seu autor. Sem que possa acrescentar circunstancia ou particularidade alguma, que diga respeito à pessoa, tenho a declarar que comprei já no ano de 1865 um exemplar da obra aludida, cujo titulo é: Regras de acompanhar para cravo ou órgão, e ainda também para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a bom methodo e fácil percepção. Lisboa, na Offic. de Francisco Luis Ameno 1758. 4.º de VIII 39 pag., e mais duas de indice; com a musica intercalada no texto. - O autor se diz no rosto «Compositor e organista»”.

 A short and easily understood method for harpsichord, piano, organ or any other instrument for voice ensemble.

In quarto. 21x15 cm. [8], [50] pp.

Complete and with the following detailed collation: [viii], 44 pages + 3 pages with typographical error in pagination + 2 pages unnumbered with the index.

A state-of-the-art bookbinding of the 18th Century in full red morocco calf with superb gilt tools into both folders and spine.

With 12 pages of engraved music printed from 12 copper plates on both sides of 6 inserted leaves (mostly polyphonic music with 4 double staves - G and F clef - per page). Further with a full-page engraved dial showing the 12 intervals in all major and minor keys, including diminished and augmented intervals (lacking the inner rotating dial with the twelve notes), a woodcut ornament on the title-page, 2 woodcut decorated initials (from 2 different series) and 2 woodcut head pieces.

Copy with a slight trace of ink on the title page due to a stain on the contemporary handwritten ownership title on the back.

First and only edition of an educational work with rules and a method for accompaniment for harpsichord, organ or other vocal instruments. It was written and composed to be short and easy to understand, for the use of beginners. The illustrations of musical notation were added to clarify the text and to put the theory into practice. Alberto José Gomes da Silva (ca. 1713?-1795) was a Portuguese classical organist and composer. He is known not especially for the present work, published in Lisbon in 1758, but also for several operas, sonatas for piano, and other musical works. One of his operas was staged in a public theatre ("Teatro da Rua dos Condes") in Lisbon in 1775.

The present work stands out in relation to other 18th century works on music theory, as the only known Portuguese publication exclusively devoted to the basso continuo and also as the first work printed in Portugal, to present all major and minor scales of the complete chromatic octave.

The rotating inner dial (lacking in the present copy) shows the twelve notes of the chromatic scale. So one can turn the inner dial to align any chosen note with the fundamental/octave, and the dial will indicate all notes of the scale for its major and minor keys, for example as an aid to transposition. When one note has two different names depending on the scale, it is labelled with both (for example A flat and G sharp).

Very slight signs of wear, without affecting the integrity of the binding. Lacking the rotating inner dial for the engraved dial with the musical keys, with a small ink stain on the title-page, a small hole in pp. 5-6, slight browning of the full-page plates, otherwise in very good condition. The binding shows slight signs of wear but is also generally very good. The first 18th-century Portuguese music book on the basso continuo, in a lovely contemporary binding.

According to Inocêncio I, 24 and VIII, 23, “Alberto José Gomes da Silva seems to have been a musician. He composed and printed in Lisbon in 1758 an Art or Principles of Music with this title or another one. This work must be rare since I haven’t seen it yet, nor have I other notice than it being mentioned by Francisco Ignacio Solano in one of his treaties of the same art, which are printed. Barbosa has no mention to it or its author. Without being able to add any circumstance or particularity regarding the person, I must declare that I bought in the year of 1865 a copy of the mentioned work with the title ‘Regras de acompanhar para cravo ou orgão e ainda também para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a breve methodo, e fácil percepção’. Lisboa, at the Offic of Francisco Luis Ameno 1758. 4th of VIII, 39 pag. and plus two for the index. The author in the front folium claims to be ‘composer and organist’”

Referências/References:

Dicionáro Biográfico Caravelas, "SILVA, Alberto José Gomes da";
Inocêncio, I, p. 24 and VIII, p. 23;
Joaquim de Vasconcelos (Músicos), II, p. 167.


Temáticas

Referência: 1502JC020
Local: M-17-E-28


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters