RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PAIVA, Sebastião de. HISTORIA PARAENETICA DOS DOVTORES ANTIGOS.

Scripta PELLO P. FR. SEBASTIÃO de Payva, Prègador Gèral da Ordem da Sanctissima Trindade, Redempção de Cattivos. A IORGE GOMES DO ALAMO, Fidalgo da Casa de Sua Magestade, Cauallleiro da Ordem do Christo. LISBOA. Na Officina de Henrique Valente de Oliueira. Anno 1657.

In 8º (de 14x9 cm) com [viii], 343 pags.

Encadernação da época em pergaminho flexível com título manuscrito na lombada.

Ilustrado com uma gravura do escudo de armas de Gomes do Alamo.

Exemplar com coifas e cantos das pastas cansados, manuseamento nas dianteiras das primeiras páginas, reparações de cortes antigos nas primeiras páginas sem perda da mancha gráfica, vestígios de humidade no canto inferior direito de toda a obra, e leve trabalho de traça nas dianteiras das últimas páginas.

Exemplar corresponde à segunda variante mencionada por Inocêncio, apresentando o salto na paginação (176 para 178, algo coladas neste exemplar) conforme menciona Inocêncio, sem perda da sequência do texto, e encontrando-se a partir daí as páginas pares no anverso.

Contém um tratado da arte de prégar (parénese), com exortações aos fiéis, aos clérigos e aos Papas, mostrando qual a forma de redigir os discursos morais, e com a história de como foram reunidos os primeiros evangelhos e os sermonários (ou parenética). Obra do mesmo autor que “profetizou” a vinda do Quinto Império.

Inocêncio VII, 221: 'Fr. Sebastião de Paiva, Trinitário, Mestre de Teologia, e Pregador geral na sua Ordem. Professou em 1621. Foi natural de Lisboa, e morreu em 1659. Ou por moda, ou por paixão, mostrou-se defensor acérrimo dos Sebastianistas, fazendo a apologia desta crença em escritos, que, segundo Barbosa, ficaram inéditos, e se conservavam no mosteiro da Trindade. É de supor que ficassem de todo consumidos no incêndio que reduziu a cinzas este convento, com as suas oficinas e livraria, ainda antes do terremoto de 1755.

131) (C) Historia Paraenetica dos Doutores Antigos. Lisboa, por Henrique Valente de Oliveira, 1657. 8.º de VI 313 pag., havendo um salto na numeração que passa de pag. 176 a 178. Contém resumidas as vidas de Origenes, Tertulliano, S. Cypriano, Sancto Attanasio, S. Gregorio Nazianzeno, Santo Ambrosio e S. João Chrysostomo. Conservo dois exemplares deste livro com rostos diferentes. Um deles tem, afora o frontispício impresso, outro gravado em chapa de metal. Ao segundo falta esse rosto gravado, porem há em seu lugar um escudo d'armas, igualmente de gravura, que no primeiro se não encontra'.

Referência: 1311JC191
Local: M-3-B-3


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters