RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VIEIRA. (Padre António) SERMONI DETTI DA GIAN PAOLO OLIVA E DA ANTONIO VIEIRA

Della Compagnia di Giesù. Nella Solennità del B. STANISLAO. [Vinheta da Companhia de Jesus]. In Roma, per il Lazzari Varese: 1675. Con licenza de" Superiori. 

In 8º de 17x11 cm com [x], 99, [i] 79, [i] págs.

Encadernação da época em pergaminho flexível.

Exemplar com falta de uma folha preliminar em branco, antes da folha de rosto, com pequeno restauro de papel à cabeça da folha de rosto, que cobre uma assinatura de posse coeva, com ex-libris oleográfico do Dr. José Bayolo na folha de rosto e com o número de registo, 07892, também por carimbo oleográfico no pé da folha de rosto.

As folhas preliminares contêm dedicatória a João III, rei da Polónia, donde era natural Santo Estalisnau Kostka, por Giovanni Hernmani da Companhia de Jesus, o imprimatur e uma última página em branco. Cada uma das partes tem uma folha inicial, com o verso em branco, com o título e o autor e as páginas finais de cada uma delas está em branco.    

Livro muito raro e importante para o estudo da personalidade e da obra do Padre António Vieira, da vida religiosa e dos processos de canonização de membros da Companhia de Jesus. 

A presente obra coloca em evidência o prestígio internacional e as invulgares e excepcionais capacidades linguísticas do Padre António Vieira, que além de ser um dos maiores escritores portugueses, dominava o latim, o italiano a ponto de escrever nestas línguas obras primas da literatura epistolar e paranética.  

O Padre António Vieira estava em Roma desde 1668, para obter revisão da sentença do Tribunal da Inquisição de Coimbra, onde tinha estado detido desde 1665 a 1667, e que o tinha proibido de escrever, ensinar e pregar.  

Contém dois sermões pregados em italiano em louvor de São Estanislau Kostka, em 15 de Agosto de 1675, na Igreja de Santo André, em Roma, por Giovanni Paolo Oliva, que era nesta data, Superior Geral da Companhia de Jesus e pelo Padre António Vieira, que já era um célebre pregador e diplomata ao serviço de D. João IV.

Nesta data São Estanislau Kostka era beato, desde 1605 e estas sumptuosas cerimónias faziam parte das acçções destinadas a conseguir a canonização, que veria a ocorrer em 1726.   

S. Estalisnau Kostka (Castelo de Rostków, Czernice Borowe 20-10-1550 - Roma 15-10-1567) Santo da Companhia de Jesus, que é um modelo para a juventude e para os estudantes e cuja festa se celebra a 15 de Agosto. Aos treze anos foi estudar para o Colégio dos Jesuítas em Viena, onde teve o apoio do jesuíta português Padre Francisco António, confessor da Inmperatriz. Com uma forte vocação religiosa desde a infância, apesar da oposição do pai, entrou na casa dos jesuítas em Diligen an der Donau, na Alemanha, onde foi recebido por S. Pedro Canísio, posteriormente com dezassete anos foi para Roma estudar no Colégio Romano, tendo falecido de doença ao fim de poucos meses. Foi beatificado em 1605 e canonizado, em 31 de Dezembro de 1726, pelo Papa Bento XIII.     

Giovanni Paolo Oliva (Génova 1600 - 1681) Padre Jesuíta, que se celebrizou como Pregador Apostólico ao serviço de quatro papas, foi o Décimo primeiro Superior Geral da Companhia de Jesus, de 1654 a 1681. É autor de livros de sermões, de cartas e de uma vasta obra, em seis volumes, sobre a Bíblia: In Selecta Scripturae Loca Ethicae Commentationes in Genesim.

Padre António Vieira (Lisboa 1608 - Baía, Brasil 1697) Um dos maiores escritores portugueses, o Imperador da Língua Portuguesa, como disse Fernando Pessoa, foi autor de uma vasta e grandiosa obra constituída por Sermões, tratados teológicos e proféticos, cartas, tratados políticos e poesias. Foi igualmente uma personagem notável do século XVII, tendo exercido funções diplomáticas e defendido os escravos e os índios contra os abusos e a escravatura. Durante a sua estadia em Roma tornou-se confessor da Rainha Cristina da Suécia, pregou em muitas ocasiões, numa delas perante o Colégio dos Cardeais.    

José Pedro Paiva. Bibliografia do Padre António Vieira. BNP. 1998. Nº 1319. 

Catalogo del Servizio Bibliotecario Nazionale. IT/ICCU/BVEE/050031. 

Inocêncio XXII, 374

Referência: 1309JC028
Local: M-3-B-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters