RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MORAES SILVA. (António de) DICCIONARIO DA LINGUA PORTUGUEZA.

Por Antonio de Moraes Silva (Natural do Rio de Janeiro). Nova edição revista e melhorada. Impresso em Lisboa por Adolpho, Modesto & Cª Impressores. Editora – Empreza Litteraria Fluminense de A. A. da Silva Lobo. Sede – Rio de Janeiro. Succursal - Lisboa. 1889 e 1891.

2 volumes de 30x22 cm. Com 882; 1067 págs. Encadernações da época inteiras de pele marmoreada com ferros a ouro nas lombadas e nos rótulos. Impressão do texto a três colunas.

Exemplar com dedicatória de posse nas folhas de rosto dos dois volumes. 

A primeira edição desta obra ocorreu em Lisboa, na Oficina de Simão Thaddeo Ferreira no ano de 1789; e  pretendeu ser a súmula do primeiro dicionário português escrito por Rafael Bluteau. Moraes Silva introduziu o lexico colonial e nativo em uso no Brasil.

Inocêncio I, 209 e XXII, 323: “António de Moraes Silva bacharel formado em Leis pela Universidade de Coimbra, seguiu a carreira da magistratura, e sendo despachado para o Brasil, servia, dizem, o cargo de desembargador na relação da Baía quando, por motivo de desgostos que teve com o chanceler, resignou o lugar, e retirou se pare Pernambuco. Aí adquiriu algumas propriedades, e tornando-se Senhor d"Engenho, teve a patente de Capitão-Mór do Recife e coronel de milícias de Moribeca. Por ocasião da Revolução Republicana em 1817, o povo nomeou-o membro do Governo Provisório; porém ele recusou tomar parte nos acontecimentos, conservando-se a eles completamente estranho. Foi natural da cidade do Rio de Janeiro, e nasceu provavelmente entre os anos de 1756 e 1758. Morreu em Pernambuco em 1825, contando pelo meu cálculo de 67 a 69 annos. O pouco que há de averiguado para a sua biografia pode ler-se na Revista trimensal do Instituto do Brasil, tomo XV pág. 244.

Referência: 1110JC052
Local: I-115-I-35


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters