RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CESAREIA. (Eusébio de) Hystoria dela Yglesia, que llamã Ecclesiastica y Tripartita.

Abreuiada y trasladada de Latin en Castellano, por vn Religioso dela or- |den de sancto Domingo. Y aora nueuaente reuista y corregida por el mesmo interprete. Año de M. D. LIIII. (1554) Com priuilegio real. (no cólofon) trasladada d(e) latin e(n) romance por el padre frey Juan dela cruz… Fue impressa en la muy noble ciudad de Coimbra, por Juan Aluarez, impressor del Rey nuestroseñor a veinte y siete del mês de Agosto De M. D. L iiii. [1554].

In fólio de 28,5x20 cm. Com [iv], 171, [iii] fólios. Encadernação da época em pergaminho flexível com o título caligráfico na lombada.

Magnífico frontispício arquitectónico gravado. Impressão em caracteres góticos a duas colunas, com excepção do frontispício, a tabla e os avisos que foram impressos em caracteres itálicos.

Exemplar com ex-libris manuscrito no rosto “Dela Libreria del convento de nuestra señora dela Concepcion de Antequera (?)”.

Excelente tradução resumida, muito influente na cultura do século XVI eXVII, de uma obra pioneira que foi a primeira narrativa extensa da história dos primeiros séculos da Igreja (até ao século VI) do ponto de vista do cristianismo e que estabeleceu um modelo para escrever história que seria aplicado durante o primeiro milénio.

O autor, Bispo de Cesareia (265-339) e considerado o fundador da história da Igreja, relata a história da Igreja desde os apóstolos, referindo com rigor a sucessão dos bispos nas sés principais, a história dos Doutores da Igreja, a história das heresias, a história dos judeus, as relações com os pagãos e as biografias dos mártires. 

Refs.: - Samodães 1553, apresenta a primeira edição de 1541: “RARÍSSIMA, desta excelente e apreciada tradução da «Historia» de Eusébio (262-349) e seus continuadores – Rufino, Socrate, Theodoret, e Sesoméro, - devida ao P Juan de la Cruz, e na verdade tão rara, que a não conheceram Brunet, Salvá e outros distintos bibliógrafos.

- Inocêncio III, 192: “Esta obra é sumamente rara”.

O Dr. Antonio Ribeiro dos Sanctos a pag. 89, na sua Memoria para a história da topographia portugueza do seculo XVI faz menção da segunda edição, mas de um modo assaz incorrecto, e que mostra bem que não a vira, e que só a citava por tradição: porque em logar do titulo que fica descripto, e que é o verdadeiro, lhe dá o seguinte: Historia de Eusebio de Cesarea, traduzida por Fr. João da Cruz, da Ordem dos Pregadores da provincia de Portugal, induzindo com tal enunciado a julgar que tanto a obra corno o traductor sejam portuguezes quando alias uma e outro pertencem á nação hespanhola. Notarei mais, que na dedicatoria da primeira edição, feita a el-rei D. João III, e datada de 15 de Maio de 1541, o traductor allude bem claramente ao milagre de Ourique o que todavia escapou ás indagações do douto P. Antonio Pereira, pois de outra sorte uso deixaria de citar mais esta auctoridade entre as apontadas na sua dissertação - Novos Testemunhos da milagrosa apparição de Christo a el-rei D. Affonso Henriques, etc. Do exposto se deduz a razão que me levou a incluir no Diccionario este livro, não sendo elle de auctor portuguez, nem escripto em nossa lingua. Anselmo 61. D. Manuel 296. Palau 115185. Palha 2390. “OUVRAGE RARISSIME.”

 Binding: contemporary flexible vellum with handwritten title at spine.

Magnificent architectural frontispiece.

Printed in 2 columns, gothic characters (exception of the frontispiece, a tabla and avis in italics).

Copy with ownership “Dela Libreria del Convento de Nossa Senhora della Concepción de Antequera[?]”.

Samodães 1553 “very rare and appreciated. Excellent translation of the “Story” of Eusebius (262-349) and his followers - Rufino, Socrates, Theodoret, and Sesoméro - so rare, that is unknown to Brunet, Salvá and other distinguished bibliographers.

Inocêncio III, 192: “Extremely rare piece”. Anselmo 61; D. Manuel 296; Palau 115185; Palha 2390: “Ouvrage rarissime”.

Referência: 0912CS003
Local: M-5-A-26


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters