RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 84154

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ANDRADE DE FIGUEIREDO. (Manuel) NOVA ESCOLA PARA APRENDER A LER, ESCREVER, & CONTAR. [FAC-SÍMILE].

Offerecida a Augusta Magestade do Senhor DOM JOAÕ V. REY DE PORTUGAL. PRIMEYRA PARTE. por Manoel de Andrade de Figueyredo Mestre desta Arte nas Cidades de Lisboa Occidental, &; Oriental. LISBOA OCCIDENTAL Na officina de Bernardo da Costa de Carvalho, Impressor do Serenissimo Senhor Infante. Com as licenças necessarias, & Previlegio Real. [Colecção Ex-Libris, Tesouros das Bibliotecas de Portugal, 3. A Bela e o Monstro/Rapsódia Final. Público - Comunicação Social SA. Lisboa. 2021].

De 32x22,5 cm. Com xxviii, 156 págs. Encadernação do editor com sobrecapa de protecção e folhas de guarda em papel marmoreado. 

Ilustrado com duas gravuras de B. Picart: a famosa gravura de Lisboa antes do terramoto de 1755 encimada pelo brasão real, e a segunda com o retrato do autor aos 48 anos datado de 1721. Seguem-se 45 estampas decorativas com alfabetos, penas e desenhos caligráficos da autoria de Andrade datadas de 1718.

Obra máxima e monumental da caligrafia portuguesa moderna com a qual Andrade (1673-1735) criou um tipo de letra a que chamaram português. A sua publicação reformou uma arte que não tinha evoluído desde que saiu à luz a obra "Exemplares de Diversas Sortes de Letras" de Manuel Barata, ainda no início do período filipino. Manteve-se actual até ao início do reinado de D. José. Nessa época introduziu-se em Portugal a letra inglesa e francesa. Já no século XIX, Ventura da Silva publica a obra Regras Metódicas e regulariza a letra portuguesa seguindo o método de Andrade.

Segundo Inocêncio (V, 354): “Famoso professor de calligraphia em Lisboa, e natural da capitania do Espírito-Santo no estado, hoje império, do Brasil. Diz Ventura da Silva «deu á Luz Andrade a sua Arte de Escripta, que enriqueseu d’elegantes abecedários, ornados de engraçadas laçarias.» Antonio Jacinto Araujo, dizendo a respeito de Andrade: «Tirou de Morante algumas idéas engraçadas, as quaes todavia aperfeiçoou. Os seus abecedários são ornados de elegantes labyrintos, e o bastardo e cursivo é maravilhoso».”


Temáticas

Referência: 2302RS035
Local: I-166-H-2


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters