RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



NERY DA SILVA. (Vicente) OS ESPECTROS DE CATANIA. Cidade Episcopal da Sicilia.

Ou as Visões, que Apparecerão no Seculo 17 ao seu Vigario Capitular. Por Um Crente nos Espectros. Typografhia do "Direito". Funchal. 1859.

De 19,5x12,5 cm. Com 33 págs. Com falta das capas de brochura.

Folheto de literatura de cordel, onde o narrador afirma ter traduzido do italiano os diálogos que um vigário siciliano corrupto terá trocado com três espectros. O texto está dividido em quatro partes, começando pela introdução e seguido pelas três conversas do vigário com os espíritos. Os espectros funcionam como a consciência do clérigo e "assombram-no" com as memórias e acusações das suas más acções.

O texto terá sido escrito como forma de crítica aos costumes do clero madeirense, mas é apresentado sobre a forma de uma tradução para não ferir susceptibilidades. A errata no final do texto apresenta três instâncias em que o nome "Madeira" ou o adjectivo "madeirense" deve ser alterado para "Catania" ou "da Catania".

Muito raro, não referenciado em Inocêncio nem na Porbase, Catálogo Geral das Bibliotecas Portuguesas. Muito importante para o estudo da sociedade madeirense e do anticlericalismo no século XIX. 

Folheto publicado anónimo. Colhemos o nome do autor no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira e referenciado no Dicionário Enciclopédico da Madeira, na secção "Os Folhetos de Cordel na Literatura Popular Madeirense séculos XVI a XX".

 

Referência: 3006MF238
Local: I-214-F-38


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters