RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 97448

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PERATONER. (Amancio) FISIOLOGÍA DE LA NOCHE DE BODAS. MISTERIOS DEL LECHO CONYUGAL.

Advertencias. Consejos. Cópula. Virginidad. Desfloracion. Anafrodisia. Impotencia. Esterilidad. Adulterio. Por AMANCIO PERATONER. Seguido de un estudio del célebre Dr. A. Tardieu, de suma utilidad para la práctica de la MEDICINA LEGAL en cuestiones de violación (estupro) y atentados al pudor, con dos grabados debidos al lápiz del reputado artista D. Eusebio Planas, representando los órganos sexuales externos de la mujer en sus estados de Virginidad y Desfloracion. Segunda edicion cuidadosa y notablemente corregida. Establecimiento Tipográfico-Editorial de José Miret. Barcelona. 1877.

De 21,5x14,5 cm. Com 214, [x] págs. Encadernação com lombada em pele com ferros a ouro. Guardas decorativas com padrão azul. 

Ilustrado com duas gravuras desdobráveis em extratexto sobre papel mais encorpado, desenhadas por Eusebio Planas, com a representação detalhada dos órgãos sexuais: seis figuras na primeira lâmina (estados de virgindade) e cinco na segunda (estados de desfloração). 

Exemplar com etiqueta da Livraria de João Pereira da Silva na pasta anterior. 

Obra muito rara e importante da literatura médico-higiénica espanhola do século XIX, constituindo a segunda edição revista e corrigida da obra publicada originalmente em 1875 pela mesma editora. Esta edição de 1877 não está registada nos catálogos da BNE nem nos principais repertórios bibliográficos consultados, o que aumenta consideravelmente a sua raridade. Documento de valor histórico inestimável para o estudo da medicina legal da época.

A presente obra insere-se no género literário intermédio entre o ensaio divulgativo e a narrativa de histórias clínicas, característico da produção de Amancio Peratoner. Apresentada como «libro-resumen» de opiniões dos mais eminentes especialistas europeus da época, constitui uma síntese das teorias médicas, morais e legais sobre a sexualidade matrimonial, refletindo a tentativa de abordar estas questões numa perspetiva cientifica, à margem da interpretação puramente moral e religiosa dominante.

O texto divide-se em várias secções temáticas — advertências, conselhos, cópula, virgindade, desfloração, anafrodisia, impotência, esterilidade e adultério — seguidas do estudo de Alexandre Tardieu sobre medicina legal aplicada a questões de violação e atentados ao pudor. Este apêndice confere particular relevância à obra, uma vez que reproduz os conhecimentos de um dos mais prestigiados peritos em medicina legal da época, especializado em crimes sexuais. A estrutura da obra revela a intenção de oferecer um manual completo sobre a fisiologia matrimonial, combinando orientações práticas com fundamentos médico-legais.

Esta publicação enquadra-se na estratégia editorial de José Miret, que se especializou na edição de obras de divulgação médico-higiénica relacionadas com a sexualidade, aproveitando um mercado em expansão interessado neste tipo de literatura de carácter científico-popular.

Amancio Peratoner y Almirall (Barcelona?, ca. 1840 – Barcelona?, ca. 1908) foi um dramaturgo, tradutor e escritor espanhol, conhecido por diversos pseudónimos como Gerardo Blanco e A. Blanco Prieto. Concertista de clarinete, médico antiprostitucionalista e considerado o melhor tradutor de Zola do século XIX, possivelmente maçom, destacou-se como autor prolífico de literatura de divulgação médico-higiénica relacionada com o sexo e a prostituição. Iniciou este tipo de produção em 1873 em três editoras barcelonesas distintas (Juan Pons, José Miret e os irmãos Jané), trabalhando posteriormente também com a Casa Henrich a partir de 1881. Teve também a sua livraria Peratoner & Pujol nas Ramblas de Barcelona. Foi um prolífico refundidor, glosador, compilador e adaptador que também cultivava a produção pseudo-sexológica sobre prostituição.

Auguste Ambroise Tardieu (Paris, 1818 – Paris, 1879) foi médico forense e toxicologista francês, professor de Medicina Legal na Universidade de Paris e Presidente da Academia Francesa de Medicina. Especialista em medicina forense e toxicologia, participou como perito em mais de 5.000 casos ao longo de 23 anos de carreira, incluindo crimes históricos como o assassinato da Duquesa de Praslin (1847) e as vítimas do atentado contra Napoleão III (1858). A sua obra «Étude médico-légale sur les attentats aux moeurs» (1857) tornou-se referência fundamental no campo da medicina legal aplicada a crimes sexuais, mantendo-se influente durante todo o século XIX e início do XX. Pioneiro no estudo científico dos maus-tratos infantis: as «equimoses de Tardieu» (manchas subpleurais características de asfixia em recém-nascidos) foram descritas pela primeira vez nos seus trabalhos sobre infanticídio.

Eusebi Planas i Franquesa (Barcelona, 1833 – Barcelona, 1897) foi artista gráfico, litógrafo e aguarelista catalão, considerado um dos principais ilustradores da segunda metade do século XIX em Espanha. Formou-se artisticamente em Paris com o litógrafo Émile Lassalle, regressando a Barcelona em 1854 após uma epidemia de cólera. Especializou-se na ilustração de novelas de folhetim, conquistando rapidamente popularidade pela finura do traço e pelas atmosferas românticas das suas obras. Ilustrou mais de 180 obras, incluindo «Os Três Mosqueteiros», «Les Misérables» e «O Quixote» (1859) e foi pioneiro na modernização das técnicas litográficas em Espanha. Para além da ilustração convencional, produziu obras eróticas clandestinas como as séries «Academias de mujer» e «Noble art del billar», tornando-se num dos primeiros artistas de arte gráfica erótica em Espanha. O seu trabalho «Historia de una mujer» (1880) é considerado um dos primeiros precedentes da banda desenhada espanhola.

Referências/References:
BNE, BIMO0000437827 (1.ª edição, 1875). 
DHTE - Luisa Cotoner, 'Amancio Peratoner i Almirall' (Peratoner y Almirall, Amancio).
Jean Labbé, 'Ambroise Tardieu: The man and his work on child maltreatment a century before Kempe', Child Abuse & Neglect, 29 (2005), 311–324.
Pilar Vélez Vicente, 'Eusebi Planas i Franquesa', Real Academia de la Historia - Historia Hispánica [em linha 2025].


Temáticas

Referência: 2505SB027
Local: SACO SB260-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters