RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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DIAS FRANCO. (Luís) DOCTRINA PHILOSOPHICA.

Auctore Ludouico Dias Franco Olysipponensi. Cum facultate Sanctæ Inquisitionis, Ordinarij, & Regis. OLYSIPPONE. Ex officina Petri Crasbeck. Anno Domini MDCXVIII. [1618]. Cum Preuilegio.

De 27,5x20,5 cm. Com [xxvi], 425 [i.e. 405], [cxi] págs. Encadernação da época inteira de pele, com nervos e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com um belo frontispício gravado em chapa de metal, com uma estética marcadamente barroca, representando o Menino Jesus ao centro com a Cruz sobre glória de anjos. Está assinado «Dñc? Urbin? fecit.» - Dominicus Urbinus [Domingo de Urbino fl. 1618 - sem dados biográficos]. Tem também uma grande Rosa dos Ventos xilogravada na página 207 e uma bela gravura com duas penas e o lema In utrumque paratus, no verso da última folha numerada.

Inclui ainda diversos e elaborados cabeções, distintos florões de remate e iniciais decoradas com cenas alegóricas, figuras antropomórficas, motivos arquitetónicos e motivos vegetalistas. Estes ornamentos xilogravados que adornam a obra contêm várias vezes o trigrama sagrado IHS, geralmente usado pela Companhia de Jesus, nomeadamente ao início dos índices e nas elaboradas gravuras que se encontram ao início dos tratados, com exceção do primeiro.

Texto em caracteres redondos e alguns itálicos, enquadrado por uma moldura composta por dois filetes simples. Encontra-se disposto em duas colunas, com exceção dos textos preliminares, nas páginas em numeração romana. Os títulos correntes, a paginação e as notas impressas à margem estão colocadas no interior da moldura, entre os filetes.

Exemplar com ex-libris de Francisco da Gama Caeiro, com o mote Fideliter non serviliter na pasta anterior e etiqueta com cota 3.373 na guarda anterior. Pequenas falhas de pele na lombada e desgaste superficial da encadernação. Leves manchas de humidade mais notáveis entre as páginas 1-50 e nas últimas páginas numeradas. Apresenta picos de traça a partir da página 229, a maior parte sem atingir a mancha tipográfica, mas com alguns afetando por vezes as notas marginais e a dita moldura, sem nunca impedir a leitura. Vestígios de restauros amadores, com papel colado sobre alguns dos picos de traça.

A página 66 está numerada 96, a 257-287, a 337-338, corrigida a tinta por cima, e a 396-384. Tem dois saltos na numeração, da página 267 para a 278 e da 322 para a 333. Inclui um índice de assuntos nas últimas 8 páginas preliminares e um extenso índice remissivo no final, com mais de 100 páginas.

Primeiras páginas não numeradas com licenças de Frei Melchior de Abreu, Pedro de Novais, Bartolomeu da Fonseca, Damião Viegas, António Dias Cardoso; dedicatória do autor ao Collegio Olysipponensis D. Antonii Societatis Iesu (Colégio de Lisboa da Companhia de Jesus); prefácio ao leitor; três poemas em louvor do autor, dois do Licenciado Álvaro Fernandes e um Epigrama latino de Francisco Nunes de Ávila; e finalmente um índice de assuntos.

No primeiro poema, Álvaro Fernandes faz uma personificação (prosopopeia) da obra, elogiando a sua profundidade e a sabedoria do autor. Destaca a importância da filosofia e como o autor consegue, através da sua escrita, guiar os leitores pelos complexos caminhos do conhecimento. No segundo poema, constituído por versos Asclepiadeus, volta a louvar o autor, ressaltando as suas virtudes intelectuais e a qualidade da obra, contribuindo para o legado filosófico e educativo. Francisco Nunes, num epigrama, elogia a erudição e a habilidade do autor, considera obra um marco importante na literatura filosófica e celebra o impacto que ela terá nos leitores e estudiosos.

Primeira e única edição. Muito raro. A «Doctrina Philosophica» é uma obra da autoria de Baltazar do Amaral publicada sob o pseudónimo de Luís Dias Franco, conforme o testemunho de Barbosa Machado, que afirma ter visto o manuscrito original com o verdadeiro nome do autor. A obra reflete a profundidade do seu conhecimento e a sua habilidade em sintetizar e explicar conceitos filosóficos complexos, tendo contribuindo significativamente para a disseminação da filosofia escolástica em Portugal. Apresenta uma vasta compilação de conhecimentos filosóficos que cobrem uma ampla gama de temas desde a filosofia natural até a ética. Trata-se de uma referência essencial para o estudo da filosofia escolástica e das ciências naturais do início do século XVII em Portugal.

Foi publicada em 1618, durante um período de intensos debates filosóficos e teológicos na Europa, especialmente influenciados pela Escolástica e pelos ensinamentos de Santo Tomás de Aquino. A Contra-Reforma estava em pleno vigor, com a Igreja Católica reafirmando os seus dogmas e doutrinas contra as ideias protestantes. A filosofia escolástica predominava nos centros educativos e nas universidades, sendo fundamental para a formação intelectual da época.

A Ordem dos Jesuítas desempenhou um papel crucial na educação e na disseminação do conhecimento científico e filosófico durante este período. A obra reflete os esforços dos jesuítas em sistematizar o ensino da filosofia, seguindo as diretrizes educacionais estabelecidas pelo Concílio de Trento e promovendo a ortodoxia católica em face das reformas protestantes.

No prefácio, o autor introduz a obra explicando a importância e o propósito dos estudos filosóficos, ressaltando que a filosofia é uma ciência fundamental para compreender a natureza e as causas das coisas. Destaca a necessidade de uma abordagem meticulosa e rigorosa para a investigação filosófica, ressaltando que a obra está organizada de forma a guiar o leitor através dos princípios fundamentais até aos tópicos mais complexos.

A «Doctrina Philosophica» reflete a profunda influência de Aristóteles, tanto ao nível da organização como do conteúdo. A obra não apenas adota a terminologia e os temas aristotélicos, mas também aplica a metodologia e o rigor analítico característicos da filosofia do Estagirita. Esta influência aristotélica é um indicativo da adesão do autor às tradições filosóficas escolásticas, que se baseavam amplamente na síntese das obras de Aristóteles com a teologia cristã.

A obra está dividida em oito tratados, que se subdividem em questões e capítulos. Esta estrutura reflete uma abordagem abrangente e sistemática da filosofia natural, começando com princípios gerais e progredindo para tópicos específicos e avançados. Os tratados abordam temas centrais das principais obras aristotélicas, como a filosofia natural, a alma, a cosmologia e a ética, estruturando-se de modo a proporcionar uma compreensão abrangente e sistemática das questões filosóficas de acordo com a tradição escolástica. Esta influência aristotélica confirma a importância da obra como uma síntese e continuação do pensamento filosófico clássico dentro do contexto jesuíta e do século XVII.

Explicação de cada tratado:

Tractatus Primus: De rebus naturalibus in communi, & earum principiis, & proprietatibus. Quid sit Philosophia, & quomodo dividatur. Este primeiro tratado apresenta e explora o conceito de corpos naturais na filosofia aristotélica, esboçando os princípios gerais da filosofia natural, discutindo a definição de filosofia, as suas divisões e a relação entre ela e as várias ciências naturais. Os temas abordados incluem os princípios da natureza, a matéria e a forma, e as propriedades essenciais dos corpos naturais. Relaciona-se com a «Metafísica» e a «Física» de Aristóteles.

Tractatus Secundus: De caelo, et mundo. Focado no estudo do céu e do mundo, este tratado explora a estrutura do universo e os corpos celestes. Discute o conceito de esferas celestes, os movimentos dos planetas e a cosmologia aristotélica. Baseia-se na «De Caelo» (Sobre o Céu) de Aristóteles, explorando a substância, movimento e partes do céu.

Tractatus Tertius: De rerum naturalium ortu, & interitu. Este tratado aborda a origem e a destruição das coisas naturais. Investiga os processos de formação de um corpo a partir de outro, a natureza das mudanças e transformações que ocorrem nas coisas e as causas subjacentes a esses fenómenos. Relaciona-se intimamente com a «De Generatione et Corruptione» (Sobre a Geração e Corrupção).

Tractatus Quartus: De Meteoris. Focado nos fenómenos atmosféricos, este tratado explora a natureza e as causas dos meteoros. Discute fenómenos como chuva, vento, trovões, relâmpagos e outros eventos atmosféricos, seguindo a tradição aristotélica de estudo dos meteoros que se encontra na «Meteorologica».

Tractatus Quintus: De Anima. Este tratado investiga a natureza dos corpos animados: seres vivos que têm uma alma (anima) que guia as suas operações vitais. Explora a definição de alma; a distinção entre plantas (alma vegetativa), animais (alma sensitiva) e humanos (alma racional); e examina também a relação entre a alma e o corpo e as operações específicas da alma racional. A investigação sobre a alma e as suas faculdades, segue de perto as ideias apresentadas por Aristóteles na obra homónima «De Anima».

Tractatus Sextus: De Parvis naturalibus. Aborda os chamados «Parva Naturalia» (Pequenos Tratados sobre a Natureza): uma coleção de textos escritos por Aristóteles sobre aspectos específicos da fisiologia humana, como os sentidos, o sono, os sonhos, a memória, e outras funções que ligam a alma ao corpo.

Tractatus Septimus: De Anima separata. Este tratado foca-se no estudo da alma separada, investigando o estado ontológico da alma quando separada do corpo e colocando questões acerca da distinção entre corpo e alma e da possibilidade desta possuir atividades intelectuais ou racionais, independentes de um corpo, e de como estas se manifestariam. Aborda temas como a imortalidade da alma e a sua natureza após a morte, explorando as diversas implicações filosóficas e teológicas. Estes temas são abordados em parte no «De Anima» e em discussões metafísicas de Aristóteles.

Tractatus Octavus: In Libros Ethicorum. O último tratado aborda a ética com base nos livros de Ética de Aristóteles, nomeadamente no «Ethica Nicomachea» (Ética a Nicómaco), discutindo acerca da felicidade, do bem supremo, das virtudes morais e intelectuais, do fim último do homem, e os princípios da vida ética. Examina também a relação entre ética e política, e como a moralidade individual se insere no contexto social.

Baltasar do Amaral (Cunha Baixa, Viseu, 1585? – 16--?) foi um erudito jesuíta português do início do século XVII. Foi admitido na Companhia de Jesus, em 14 de Junho de 1601. Como membro da Companhia de Jesus, esteve envolvido na educação e formação de jovens, seguindo a tradição jesuítica de excelência académica e rigor intelectual, lecionando Filosofia nos Colégios de Lisboa e de Coimbra. um filósofo e teólogo comprometido com as questões intelectuais do seu tempo, no âmbito da chamada segunda escolástica.

Baltasar do Amaral publicou o resumo do trabalho final de uma das cadeiras do cursio de filosofia, com o título: «Conclusiones metaphysicae. Quaestio disputanda. Num possit produci aliquid corporeum supernaturale?». É composta por dois fólios e foi impressa em Coimbra, na oficina de Diogo Gomes Loureiro, em 1607.

Esta obra faz parte de uma tradição académica características das universidades desde a sua fundação na Idade Média e que foi muito usada pelos Jesuítas. As «Quaestiones disputatae», que eram teses ou disputas públicas realizadas nas universidades e colégios jesuítas. Nessas disputas, temas complexos de metafísica, teologia, ou filosofia natural eram debatidos por estudantes avançados, geralmente sob a supervisão de um professor mais experiente. Neste caso estes trabalho de Baltazar do Amaral foi orientado por Jorge Cabral, outro proeminente jesuíta da época, académico jesuíta. A questão central da obra é «Num possit produci aliquid corporeum supernaturale?», que se traduz como «Pode algo corporal ser produzido de maneira sobrenatural?». Este tipo de questão metafísica está relacionado com a possibilidade de intervenção divina ou miraculosa no mundo material, um tema recorrente nas discussões teológicas e filosóficas da época.

 27.5x20.5 cm. [xxvi], 425 [i.e. 405], [cxi] pp. Contemporary full leather binding, with raised bands and gilt tools on the spine.

Illustrated with a beautiful frontispiece etched in metal plate, with a markedly baroque aesthetic, depicting the Child Jesus in the centre with the Cross in the glory of angels. It is signed 'Dñc? Urbin? fecit.' - Dominicus Urbinus [Sunday of Urbino fl. 1618 - no biographical data]. It also has a large woodcut engraving of the Rose of the Winds on page 207 and a beautiful engraving with two feathers and the motto In utrumque paratus, on the back of the last numbered leaf.

It also includes several elaborate headpieces, distinctive fleurons

and decorated initials with allegorical scenes, anthropomorphic figures, architectural motifs and plant motifs. These woodcut ornaments that adorn the work contain the sacred trigram IHS, generally used by the Society of Jesus, several times, namely at the beginning of the indexes and in the elaborate engravings at the beginning of the treatises, with the exception of the first one.

The text is in round characters and some italics, framed by a border made up of two simple fillets. It is laid out in two columns, with the exception of preliminary texts, on Roman numeral pages. The running headings, pagination and notes printed in the margin are placed inside the frame, between the fillets.

Copy with ex-libris from Francisco da Gama Caeiro, with the motto Fideliter non serviliter on the front pastedown and shelf mark label with 3.373 on the front pastedown. Small leather flaws on the spine and superficial signs of wear on the binding. Slight damp stains, most noticeable between pages 1-50 and on the last numbered pages. There are moth peaks from page 229 onwards, most of which do not reach the text area, but some of which sometimes affect the marginal notes and the frame, but never prevent reading. Traces of amateur restoration, with paper pasted over some of the moth spots.

Page 66 is numbered 96, 257-287, 337-338, corrected in ink on top, and 396-384. There are two skips in the numbering, from page 267 to 278 and from 322 to 333. It includes a subject index on the last 8 preliminary pages and an extensive remissive index at the end, with more than 100 pages.

Unnumbered first pages with licences from Frei Melchior de Abreu, Pedro de Novais, Bartolomeu da Fonseca, Damião Viegas, António Dias Cardoso; dedication from the author to the Collegio Olysipponensis D. Antonii Societatis Iesu (Lisbon College of the Society of Jesus); preface to the reader; three poems in praise of the author, two by Licenciado Álvaro Fernandes and a Latin Epigram by Francisco Nunes de Ávila; and finally an index of subjects.

In the first poem, Álvaro Fernandes personifies the work (prosopopeia), praising its depth and the author"s wisdom. He emphasises the importance of philosophy and how the author manages, through his writing, to guide readers along the complex paths of knowledge. In the second poem, made up of verses Asclepiadeus, he again praises the author, emphasising his intellectual virtues and the quality of the work, contributing to the philosophical and educational legacy. Francisco Nunes, in an epigram, praises the author"s erudition and skill, considers the work an important milestone in philosophical literature and celebrates the impact it will have on readers and scholars.

First and only edition. Very rare. The 'Doctrina Philosophica' is a work by Baltazar do Amaral published under the pseudonym Luís Dias Franco, according to the testimony of Barbosa Machado, who claims to have seen the original manuscript under the author"s real name. The work reflects the depth of his knowledge and his ability to synthesise and explain complex philosophical concepts, having contributed significantly to the dissemination of scholastic philosophy in Portugal. It presents a vast compilation of philosophical knowledge covering a wide range of topics from natural philosophy to ethics. It is an essential reference for the study of scholastic philosophy and the natural sciences in early seventeenth-century Portugal.

It was published in 1618, during a period of intense philosophical and theological debate in Europe, especially influenced by Scholasticism and the teachings of St Thomas Aquinas. The Counter-Reformation was in full force, with the Catholic Church reaffirming its dogmas and doctrines against Protestant ideas. Scholastic philosophy predominated in educational centres and universities, and was fundamental to the intellectual formation of the time.

The Jesuit Order played a crucial role in education and the dissemination of scientific and philosophical knowledge during this period. The work reflects the Jesuits" efforts to systematise the teaching of philosophy, following the educational guidelines laid down by the Council of Trent and promoting Catholic orthodoxy in the face of Protestant reforms.

In the preface, the author introduces the book by explaining the importance and purpose of philosophical studies, emphasising that philosophy is a fundamental science for understanding the nature and causes of things. He emphasises the need for a meticulous and rigorous approach to philosophical research, pointing out that the book is organised in such a way as to guide the reader through the fundamental principles to the most complex topics.

The 'Doctrina Philosophica' reflects the profound influence of Aristotle, both in terms of organisation and content. The work not only adopts Aristotelian terminology and themes, but also applies the methodology and analytical rigour characteristic of the Stagirite"s philosophy. This Aristotelian influence is indicative of the author"s adherence to the scholastic philosophical traditions, which were largely based on synthesising the works of Aristotle with Christian theology.

The book is divided into eight treatises, which are subdivided into questions and chapters. This structure reflects a comprehensive and systematic approach to natural philosophy, starting with general principles and progressing to specific and advanced topics. The treatises address central themes of the main Aristotelian works, such as natural philosophy, the soul, cosmology and ethics, and are structured in such a way as to provide a comprehensive and systematic understanding of philosophical issues in accordance with the scholastic tradition. This Aristotelian influence confirms the importance of the work as a synthesis and continuation of classical philosophical thought within the Jesuit context and the 17th century.

Explanation of each treaty:

Tractatus Primus: De rebus naturalibus in communi, & earum principiis, & proprietatibus. Quid sit Philosophia, & quomodo dividatur. This first treatise introduces and explores the concept of natural bodies in Aristotelian philosophy, outlining the general principles of natural philosophy, discussing the definition of philosophy, its divisions and the relationship between it and the various natural sciences. Topics covered include the principles of nature, matter and form, and the essential properties of natural bodies. It relates to Aristotle"s 'Metaphysics' and 'Physics'.

p>Tractatus Secundus: De caelo, et mundo. Focused on the study of the sky and the world, this treatise explores the structure of the universe and the celestial bodies. It discusses the concept of celestial spheres, the movements of the planets and Aristotelian cosmology. It is based on Aristotle"s 'De Caelo' (On the Sky), exploring the substance, movement and parts of the sky.

Tractatus Tertius: De rerum naturalium ortu, & interitu. This treatise deals with the origin and destruction of natural things. It investigates the processes of formation of one body from another, the nature of the changes and transformations that occur in things and the underlying causes of these phenomena. It is closely related to 'De Generatione et Corruptione' (On Generation and Corruption).

Tractatus Quartus: De Meteoris. Focused on atmospheric phenomena, this treatise explores the nature and causes of meteors. It discusses phenomena such as rain, wind, thunder, lightning and other atmospheric events, following the Aristotelian tradition of studying meteors found in the 'Meteorologica'.

Tractatus Quintus: De Anima. This treatise investigates the nature of animated bodies: living beings that have a soul (anima) that guides their vital operations. It explores the definition of soul; the distinction between plants (vegetative soul), animals (sensitive soul) and humans (rational soul); and also examines the relationship between the soul and the body and the specific operations of the rational soul. The investigation into the soul and its faculties closely follows the ideas presented by Aristotle in the eponymous work 'De Anima'.

Tractatus Sextus: De Parvis naturalibus. This covers the so-called 'Parva Naturalia' (Small Treatises on Nature): a collection of texts written by Aristotle on specific aspects of human physiology, such as the senses, sleep, dreams, memory, and other functions that link the soul to the body.

Tractatus Septimus: De Anima separata. This treatise focuses on the study of the separated soul, investigating the ontological state of the soul when separated from the body and posing questions about the distinction between body and soul and the possibility of the latter possessing intellectual or rational activities independent of a body, and how these would manifest themselves. It addresses issues such as the immortality of the soul and its nature after death, exploring the various philosophical and theological implications. These themes are covered in part in 'De Anima' and in Aristotle"s metaphysical discussions.

Tractatus Octavus: In Libros Ethicorum. The last treatise deals with ethics on the basis of Aristotle"s books of Ethics, namely the 'Ethica Nicomachea' (Nicomachean Ethics), discussing happiness, the supreme good, moral and intellectual virtues, the ultimate end of man, and the principles of ethical life. It also examines the relationship between ethics and politics, and how individual morality fits into the social context.

Baltasar do Amaral (Cunha Baixa, Viseu, 1585? - 16--?) was a Portuguese Jesuit scholar of the early 17th century. He was admitted to the Society of Jesus on 14 June 1601. As a member of the Society of Jesus, he was involved in the education and training of young people, following the Jesuit tradition of academic excellence and intellectual rigour, teaching philosophy at the Colleges of Lisbon and Coimbra. a philosopher and theologian committed to the intellectual issues of his time, in the context of the so-called second scholasticism.

Baltasar do Amaral published the summary of the final work of one of the subjects of the philosophy course, with the title: 'Conclusiones metaphysicae. Quaestio disputanda. Num possit produci aliquid corporeum supernaturale?'. It is made up of two folios and was printed in Coimbra, in the workshop of Diogo Gomes Loureiro, in 1607.

This work is part of an academic tradition that has been characteristic of universities since they were founded in the Middle Ages and which was widely used by the Jesuits. The 'Quaestiones disputatae', which were theses or public disputes held in Jesuit universities and colleges. In these disputations, complex topics of metaphysics, theology or natural philosophy were debated by advanced students, usually under the supervision of a more experienced professor. In this case, Baltazar do Amaral"s work was supervised by Jorge Cabral, another prominent Jesuit scholar of the time. The central question of the work is 'Num possit produci aliquid corporeum supernaturale?', which translates as 'Can something bodily be produced supernaturally?'. This type of metaphysical question is related to the possibility of divine or miraculous intervention in the material world, a recurring theme in the theological and philosophical discussions of the time.

Referências/References:
Porbase, 1063910, Cota: S.A. 4726 A.
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Nicolás Antonio, Bibliotheca Hispana Nova II, 32.
Barbosa Machado I, 441.


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