RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 83554

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



KEIL. (Luís) INVENTÁRIO ARTÍSTICO DE PORTUGAL I, DISTRITO DE PORTALEGRE. [VOL. I]

Por... Academia Nacional de Belas Artes. Lisboa. 1943.

De 29x23,5 cm. Com lviii, 182, [ii] págs. Encadernação inteira de pele da Livraria Portugal, com ferros a ouro na lombada e pasta anterior, e a seco nas pastas com Brasão de Armas da Casa Real Portuguesa em superlibris, na pasta anterior. Corte das folhas carminado à cabeça e folhas de guarda decorativas.

Ilustrado no texto com plantas, esquemas e desenhos a preto e branco, e em extratexto com estampa que reproduz o Convento da Conceição (S. Bernardo), túmulo de D. Jorge de Melo, Bispo da Guarda, em face da folha de rosto, e com mais de 170 estampas a preto e branco, sobre papel couché.

Exemplar preserva a lombada e capas de brochura originais, com falhas de pele na lombada, danos nas coisas e charneiras e assinatura de posse a lápis na folha de guarda anterior. 

Contém nas páginas iniciais, em numeração romana, o preâmbulo de Reinaldo dos Santos, Presidente da Academia Nacional de Belas Artes, e um extenso estudo do autor. Impresso em duas colunas no texto em numeração árabe até ao índice de assuntos. Inclui nas páginas finais índice de assuntos, das estampas, das plantas, esquemas e desenhos, e geral, e uma errata. 

Este volume faz parte do primeiro cadastro idóneo do património artístico nacional, consagrado ao inventário e classificação, e da arte religiosa, profana e militar de todos os concelhos e distritos nacionais. A sua publicação surge no âmbito do programa anunciado no Boletim Nacional de Belas Artes (Vol. VI), consignado como objectivo dos Conselhos de Arte e Arqueologia e da 6.ª Secção da Junta Nacional de Educação.

Obra com um valor histórico e patrimonial, dividida em duas partes: A primeira parte com um estudo do autor do conjunto da arte no distrito na sua evolução e aspectos essenciais, onde procura descrever de forma singular o acervo artístico desta região, em particular sobre arquitectura militar, religiosa e civil; escultura; pintura; ourivesaria; tecidos e tapeçarias; cerâmica, mobiliário e obra de talha; e arte do ferro.

A segunda, constituída pelo inventário e classificação sistemática dos monumentos e obras de arte de interesse arqueológico, artístico ou histórico, existentes na posse de entidades oficiais e particulares, ordenada por freguesias, classificada por concelhos e abundantemente ilustrada com fotogravuras, plantas, desenhos e mapas. Pode se consultar na página 1, lista dos 16 concelhos e as respectivas freguesias, e página 2 com mapa do Distrito de Portalegre. 

Luís Cristiano Cinatti Keil (1881–1947) foi um importante conservador de arte português, colaborador de José de Figueiredo na organização do Museu Nacional de Arte Antiga, e autor de numerosa obra de investigação e crítica de arte


Temáticas

Referência: 2407RS116
Local: Saco NM02-7


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters