RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 83145

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DANTAS PEREIRA. (José Maria) TABOAS QUE CONTÉM OS LOGARITHMOS DOS NUMEROS NATURAES DESDE 1 ATÉ 43200

Calculados até à Setima Casa Decimal e precedidos Pela Explicação Correspondente: Publicadas de Ordem da REAL ACADEMIA DAS SCIENCIAS Pelo Seu Socio J. M. D. P. LISBOA Na Typografia da Mesma Academia. 1804. Com licença de S. Alteza Real. 

 In 8.º de 17x11 cm. Com 422 págs. sem numeração. Encadernação da época inteira de pele. 

Impressão muito nítida sobre papel de linho, em caracteres redondos, e itálicos no texto da licença editorial e no título do catálogo. 

Exemplar com leves falhas superficiais de pele, furos e danos de traça nas pastas da encadernação e folhas de guarda, e notas a lápis na folha de guarda anterior.

As folhas iniciais contém artigo extraído das actas da Academia Real das Ciências da autorização da impressão da obra, seguido do texto explicativo do uso das tabelas logarítmicas. Inclui nas duas últimas folhas o catálogo da editora acompanhadao de uma nota comercial. 

Muito rara 1.ª e única edição. Obra muito importante para uso de carácter pedagógico e prático, em que o autor se dedicou a organizar a sequência de cálculo logarítmico dos números naturais. Importante para áreas que incluem calculo logarítmicos como engenharias, ensino, assim como para estudantes.  

José Maria Dantas Pereira (Alenquer, 1772 — Montpellier, 1836), oficial da armada português, frequentou com grande brilhantismo o curso de Guarda-Marinha, tendo recebido um prémio. Em 1788 assentou praça na Armada na Companhia Real dos Guardas-Marinhas como aspirante e guarda-marinha. Foi nomeado professor de Matemática da Academia Real dos Guardas Marinhas, em 1790, e professor do Infante D. Pedro Carlos de Bourbon. 

Teve uma acção decisiva na Companhia Real dos Guardas-Marinhas, onde deu toda a sua dedicação exclusivamente à formação dos oficiais da Armada, entusiasmo e competência, tudo planeando em pormenor com medidas de grande alcance pedagógico. Voltaria a destacar-se, completando o curso matemático da academia em tempo recorde, merecendo a atenção dos seus superiores, bem como da Família Real. Em 1802 criou a Biblioteca da Companhia. 

Ref.: Anuário da Escola Naval, 1998-1999. 

 


Temáticas

Referência: 2405RS021
Local: SACO RS508-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters