RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80596

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COLOMBO. (Inácio) e António Colombo. VITA E MIRACOLI PIU SORPRENDENTI DEL GRAN TAUMATURGO S. ANTONIO DI PADOVA. [24 EMBLEMAS]

Espressi in 24 rami. [Padova] : A. Colombo inc., 1826.

De 22x15,5 cm. Com 26 fólios sem numeração. Encadernação artística inteira de pele marroquim negro com dois rótulos vermelhos e ferros a ouro na lombada e com ferros a ouro nas pastas formando esquadria decorada com ferros a seco no interior e tendo ao centro o título do livro emoldurado por ferros a ouro com volutas e motivos vegetalistas. Com ferros a ouro nas seixas.

Profusamente ilustrado com 26 gravuras na frente dos fólios, retrato do santo na folha de rosto, 24 emblemas gravados a buril em chapa de aço e numerados, sobre diversos milagres e passos da vida de Santo António realizados por Inácio Colombo e António Colombo, e mais uma gravura com a imagem que se venera no lugar de Arcela, perto de Pádua, onde Santo António morreu.

A folha de rosto, gravada por Antonio Colombo, está ilustrada com o busto de Santo António, segurando um lírio, logo por debaixo do título e acima do conteúdo da obra e da indicação do gravador estando emoldurada por um conjunto de finas volutas e traços caligráficos. Os 24 emblemas gravados representam acções e milagres de Santo António, estando os sete primeiros assinados por Ignazio Colombo, os 8 a 10 assinados Colombo; os 11 e 12 sem assinatura; o número 13 é de António Colombo; o 14 só Colombo; 15 é de Ignazio Colombo; os 16.º e 17.º de Antonio Colombo; o 18.º de Ignazio Colombo; o 19.º e o 21.º são de Antonio Colombo; o 22.º a 24.º e a gravura final não estão assinados.

Raríssima 1.ª edição deste conjunto de gravuras de emblemática religiosa publicadas em separado, que teve 2,ª edição, juntamente com um resumo da obra sobre Santo António do Padre Manuel de Azevedo: Vita e miracoli del gloriosissimo taumaturgo Santo Antonio di Padova. Edizione nuovissima accuratamente epilogata dalla celebre opera dell'abate Emmanuele de Azevedo adorna di XXV tavole in rame. Padova, per Valentino Crescini, 1829.

Magnífico livro de emblemas em louvor de Santo António. Cada gravura, com representações muito elaboradas de milagres e passos da vida de Santo António relativas ao seu poder de taumaturgo, pregador e sábio, apresenta uma legenda em latim com citações de passos da Bíblia alusivos aos temas de cada gravura, uma explicação em italiano e uma frase curta final com a moralidade a tirar, que serão da provável autoria de Manuel de Azevedo.

Obra que se destinava a ensinar pela combinação da imagem, dos títulos, das legendas e das moralidades a doutrina da Igreja Católica, conforme foi ensinada pelo Santo, no período da vigência do pensamento da reforma católica posterior ao Concílio de Trento.

Esta notável obra é de grande importância para estudar a relevância da imagem, reforçada por legendas e moralidades, como instrumento didático de grande poder, com o desejo de criar uma consciência colectiva e globalizadora que concretizava a missão apostólica e de evangelização contida na palavra e na vida de Santo António.

Por outro lado, é muito importante para o estudo do desenvolvimento das técnicas da gravura, da impressão e da divulgação das ideias nas sociedades do Antigo Regime e que se manteve sobre diversos aspectos até aos nossos dias nos chamados registos de santos.

Lista dos emblemas: 1 - A mãe do santo ofereceu-o à Virgem desde tenra idade: 2 - Reação do Santo ao ver as relíquias dos Mártires de Marrocos a chegarem a Coimbra; 3 - Representa a tomada do hábito ao entrar na Ordem dos Frades Menores; 4 - Representa a partida do Santo para África a bordo de um navio; 5 - Primeiro sermão pregado pelo Santo em Forli, que tornou conhecida a sua excepcional capacidade oratória e vasto saber. 6 - Nomeação como Mestre nas Escolas Franciscanas por S. Francisco; 7 - Milagres da bilocação do Santo que estava ao mesmo tempo, no coro do Convento e em locais públicos a pregar ao povo; 8 - Milagre de oferecer, por meio de um sopro na face, uma forte vocação religiosa a um noviço que estava hesitante; 9 - Milagre da restituição dos cabelos a uma mulher alvo de violência doméstica e a quem o marido os tinha rapado. 10 - Milagre da expulsão dos demónios que tentavam deitar abaixo o palco onde o Santo pregava; 11 - Milagre de ficar ilesa uma criança que caiu numa caldeira de água a ferver; 12 - Milagre de ter ordenado que a chuva não caísse sobre a multidão que o ouvia pregar; 13 - O santo desmascara um demónio disfarçado que queria perturbar os ouvintes dum seu sermão; 14 - Assegura a um fiel que se confessava que Deus já lhe tinha perdoado todos os pecados; 15 - O santo rodeado por cinco personagens aponta para uma arca cheia de tesouros, indicando que os fiéis só devem pensar nos tesouros eternos que os esperam no Céu; 16 - O santo prevê que um jovem dissoluto será um mártir pela Fé; 17 - Milagre da cura de uma criança que tinha cortado o próprio pé arrependido de ter pontapeado a mãe; 18 - O Santo recebe nos seus braços o Menino Jesus; 19 - Milagre de ter prometido a uma mulher que viria ser mãe e de ter previsto que o filho seria um grande santo; 20 - O Santo repreende o Tirano Ezelino fazendo-o cair aos seus pés; 21 - Milagre da pregação aos peixes que colocando as cabeças fora da água bendizem Deus Nosso Senhor; 22 - Milagre de uma mula ter adorado de joelhos o Santíssimo Sacramento do Corpo de Deus, quando o herege Bonvillo não o quis fazer; 23 - Salva o seu pai injustamente condenado por homicídio; 24 - No dia em que o Santo António morreu as crianças começaram a gritar. «Morreu o Santo!»

Ignazio Colombo (Verona, 1752 - Padova, 1825) gravador italiano, que estudou em Roma, trabalhou em Pádua, desde 1778 e depois se instalou em Veneza, a partir de 1790. Entre as suas muitas obras destaca-se: Veduta notturna del Prato della Valle a Padova; e Bagno Publico a Constantinopoli.

Manuel de Azevedo (Coimbra, 1713 - Piacenza, 1796) entrou na Companhia de Jesus, em 1728. Em Coimbra fez o noviciado e estudou Humanidades e Filosofia. A partir de 1736, lecionou Latim, Retórica e Humanidades no Colégio de S. Antão, em Lisboa, e, de 1739, Retórica na Universidade de Évora, onde começou a estudar Teologia em 1741, prosseguindo a formação em Roma, a partir do ano seguinte. Concluídos os estudos teológicos, a partir de 1746, foi o procurador em Roma quer da Jacobeia5, quer do episcopado português, na polémica do Sigilismo. Foi, como já referimos, secretário do Papa Bento XIV, mas também consultor da Congregação dos Sagrados Ritos, professor da primeira cátedra de Liturgia, a Schola Sacrorum Rituum do Colégio Romano, e membro das Academias de Liturgia e de História Eclesiástica, criadas pelo mesmo Pontífice. Por pressão do Marquês de Pombal foi afastado de Roma e passou a viver em diversas cidades italianas.

SANTO ANTÓNIO DE LISBOA (Lisboa, 15 de Agosto, de 1195? - arredores de Pádua, 13 de Junho, de 1231) Um dos maiores Santos da Igreja Católica e do Cristianismo, o primeiro português a obter uma projecção universal, foi canonizado logo em 30 de Maio, de 1232, pela Bula, Cum dicat Dominus, do papa Gregório IX.

Santo que une de forma extraordinária e muito raramente atingida, uma grande erudição, profundo domínio da teologia e insigne valor literário, com uma elevada vivência da mística e poderosa capacidade de transmitir a sua fé, inclusive por meio de grande número de milagres e dotes oratórios que o tornaram célebre. Um santo declarado doutor da Igreja é ao mesmo tempo, um dos mais populares de sempre. Sendo autor de uma obra literária e teológica de grande densidade, exigência e valor, penetrou e vivificou profundamente a fé popular dos mais simples fiéis e mesmos dos indiferentes em matéria de religião, tendo o seu culto influenciado fortemente a arte popular e erudita, a poesia e o folclore em muitas regiões do mundo.   

O seu culto propagou-se em Espanha, França, Itália e por todo o mundo, sendo também venerado pela Igreja Anglican. É célebre a sua intercessão em ajudar na descoberta de coisas perdidas e como casamenteiro. Existem muitas igrejas que foram colocadas sob a sua invocação, como por exemplo o grandioso Convento de Mafra, e quase todas têm altares ou capelas em sua honra. 

Apesar de o Padroeiro de Lisboa ser S. Vicente, Santo António suplantou-o na devoção popular, sendo realizados festejos em sua honra, durante todo o mês de Junho, com o ponto alto da procissão de dia 13, que é uma das mais concorridas do país, os arraiais populares, com a venda de sardinhas assadas, a venda de mangericos, os bailaricos, as marchas dos bairros populares na Avenida da Liberdade e a realização dos casamentos de Santo António, onde hoje participam até casais que não são católicos.   

Exemplo da excepcional devoção que lhe é consagrada  é a carreira militar de Santo António. D. Afonso VI, mandou alistar o Santo como soldado durante a fase final da Guerra da Restauração, o que foi celebrado por muitos poetas da época. Esta decisão foi o início de uma carreira que se estendeu além-fronteiras, com o Santo a receber inúmeros títulos militares, de Soldado raso a Coronel do Exército e General, no Brasil, Angola, Timor, Macau e Índia. Em 1814, D. João VI atribuiu-lhe a Grã-Cruz da Ordem de Cristo em reconhecimento da sua intercessão durante o período das guerras napoleónicas, em especial na Batalha do Buçaco.       

Nasceu perto da Sé de Lisboa, no local onde hoje está construída a Igreja da sua invocação, com o nome de Fernando de Bulhões, frequentou durante sete anos a Escola Episcopal anexa à Sé, ingressou, em 1211, na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de S. Vicente de Lisboa, transferindo-se depois para o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde podia dedicar-se mais ao estudo e meditação.

Em Coimbra tomou contacto com alguns dos primeiros frades da ordem de S. Francisco que estiveram na cidade antes de irem para Marrocos evangelizar os infiéis, morrendo mártires no Norte de África. Muito impressionado com o seu exemplo, de elevação espiritual, culto da pobreza e ambição de expandir a Fé, Fernando ingressou, em 1220, na nova Ordem fundada por S. Francisco de Assis e partiu também para o Norte de África.

Devido a uma doença foi obrigado a voltar para Portugal, mas a embarcação em que seguia foi levada por uma tempestade para as costas da Sicília, em Messina, por isso em Maio desse ano de 1221 pode participar no Capítulo Geral, em Assis, que foi depois designado Capítulo das Esteiras, por terem participado tantos frades que tiveram de dormir em esteiras. Neste capítulo conheceu S. Francisco de Assis. Após viver algum tempo no eremitério de Montepaolo pregou pela primeira vez em público na vizinha cidade de Forli com tal êxito que passou a pregar sermões em muitos locais do norte de Itália e sul de França. Ao mesmo tempo, inaugurou a primeira Escola de Teologia dos Franciscanos, em Bolonha, onde foi professor, assim como nas escolas de Toulouse e Montpellier, em França.

Exerceu também diversos cargos na Ordem de S. Francisco: Guardião do convento de Puy-en-Velay, Custódio do Convento de Limoges. Depois da morte de S. Francisco, participa no Capítulo Geral de Assis, em 1227, onde foi nomeado Provincial da Itália do Norte, múnus que exerceu até 1230. Durante esse período pregou em Roma perante o Papa Gregório IX, dos cardeais e de grande multidão, concitando tal admiração que o papa o chamou - Arca do Testamento, pelo seu domínio das sagradas Escrituras.

A partir de 1230 e até morrer, em 1231, fixou-se em Pádua, onde continuou a pregar e se dedicou a escrever a sua obra, onde condensou todos os seus estudos, experiências místicas e de pregador.

 22x15.5 cm. 26 unnumbered folios. Full leather binding with two red labels and gilt tools on the spine and gold tools on the boards forming a square frame decorated with blind tools inside and with the title of the book in the centre framed with volutes and plant motifs. With gilt tools on the turn ins.

Profusely illustrated with 26 engravings on the front of the folios, a portrait of the saint holding a lily on the title page, 24 emblems etched with burin on a metal plate and numbered, about various miracles and steps in the life of St Anthony made by Ignatius Columbus and Anthony Columbus, and another engraving with the image that is venerated in the place of Arcela, near Padua, where St Anthony died.

The title page, engraved by Antonio Colombo, is illustrated with the bust of St Anthony just below the title and above the contents of the work and the name of the engraver, framed by a set of fine scrolls and calligraphic strokes. The 24 engraved emblems depict the actions and miracles of St Anthony, the first seven signed by Ignazio Colombo, the 8th to 10th signed by Colombo; the 11th and 12th are unsigned; number 13 is by Antonio Colombo; 14th signed only Colombo; 15th is by Ignazio Colombo; the 16th and 17th are by Antonio Colombo; the 18th is by Ignazio Colombo; the 19th and 21st are by Antonio Colombo; the 22nd to 24th and the final engraving are unsigned.

Very rare 1st edition of this set of engravings of religious emblematics published separately, which had a 2nd edition, together with a summary of the work on St Anthony by Father Manuel de Azevedo: Vita e miracoli del gloriosissimo taumaturgo Santo Antonio di Padova. Edizione nuovissima accuratamente epilogata dalla celebre opera dell'abate Emmanuele de Azevedo adorna di XXV tavole in rame. Padova, per Valentino Crescini, 1829.

Magnificent book of emblems in praise of Saint Anthony. Each engraving, with very elaborate representations of miracles and passages from St Anthony"s life relating to his power as a thaumaturge, preacher and sage, has a caption in Latin with quotations from passages of the Bible alluding to the themes of each engraving, an explanation in Italian and a final short sentence with the morality to be drawn, which are probably by Manuel de Azevedo.

The work was intended to teach, through a combination of images, titles, subtitles and moralities, the doctrine of the Catholic Church, as it was taught by the Saint, during the period of the Catholic reformation after the Council of Trent.

This remarkable work is of great importance for studying the relevance of the image, reinforced by captions and moralities, as a didactic instrument of great power, with the desire to create a collective and globalising conscience that concretised the apostolic and evangelising mission contained in the words and life of Saint Anthony.

On the other hand, it is very important for the study of the development of engraving techniques, printing and the dissemination of ideas in the societies of the Ancien Régime and which has been maintained in various respects to this day in the so-called registers of saints.

List of emblems: 1 - The saint"s mother offered him to the Virgin at an early age: 2 - The saint"s reaction to seeing the relics of the Martyrs of Morocco arrive in Coimbra; 3 - Represents the taking of the habit on entering the Order of Friars Minor; 4 - Represents the saint"s departure for Africa on board a ship; 5 - First sermon preached by the saint in Forli, which made his exceptional oratory skills and vast knowledge known. 6 - Appointment as Master of the Franciscan Schools by St Francis; 7 - Miracles of bilocation of the Saint who was at the same time in the convent choir and in public places preaching to the people; 8 - Miracle of offering a strong religious vocation to a hesitant novice by blowing on his cheek; 9 - Miracle of restoring hair to a woman who had been the victim of domestic violence and whose husband had shaved it off. 10 - The miracle of the expulsion of demons who were trying to tear down the stage where the saint was preaching; 11 - The miracle of a child who fell into a kettle of boiling water being unharmed; 12 - The miracle of having ordered the rain not to fall on the crowd listening to him preach; 13 - The saint unmasks a demon in disguise who wanted to disturb the listeners of his sermon; 14 - He assures a faithful man who was going to confession that God had already forgiven him all his sins; 15 - The saint surrounded by five figures points to a chest full of treasures, indicating that the faithful should only think of the eternal treasures that await them in heaven; 16 - The saint predicts that a dissolute young man will be a martyr for the Faith; 17 - Miracle of the healing of a child who had cut off his own foot in repentance for having kicked his mother; 18 - The saint receives the Child Jesus into his arms; 19 - The miracle of having promised a woman that she would become a mother and of having predicted that her child would be a great saint; 20 - The saint rebukes the tyrant Ezellinus, making him fall at his feet; 21 - The miracle of preaching to the fish, who, putting their heads out of the water, bless God our Lord; 22 - The miracle of a mule adoring the Blessed Sacrament of the Body of God on its knees when the heretic Bonvillo wouldn"t; 23 - Saving his father who had been unjustly condemned for murder; 24 - On the day St Anthony died, the children started shouting. 'The Saint is dead!'

Ignazio Colombo (Verona, 1752 - Padua, 1825) was an Italian engraver who studied in Rome, worked in Padua from 1778 and then settled in Venice from 1790. His many works include: Veduta notturna del Prato della Valle a Padova; e Bagno Publico a Constantinopoli.

Manuel de Azevedo (Coimbra, 1713 - Piacenza, 1796) joined the Society of Jesus in 1728. In Coimbra he did his novitiate and studied Humanities and Philosophy. From 1736, he taught Latin, Rhetoric and Humanities at the Colégio de S. Antão in Lisbon and, from 1739, Rhetoric at the University of Évora, where he began studying Theology in 1741, continuing his studies in Rome from the following year. After completing his theological studies in 1746, he was the attorney in Rome for both Jacobeia5 and the Portuguese episcopate in the Sigilism controversy. He was, as we have already mentioned, secretary to Pope Benedict XIV, but also a consultant to the Congregation of Sacred Rites, professor of the first chair of Liturgy, the Schola Sacrorum Rituum of the Roman College, and a member of the Academies of Liturgy and Ecclesiastical History, created by the same Pontiff. Under pressure from the Marquis of Pombal, he was removed from Rome and lived in various Italian cities.

Anthony of Lisbon or Anthony of Padua, OFM (Lisbon, 15 August 1195? - Padua, 13 June 1231) One of the greatest saints of the Catholic Church and Christianity, the first Portuguese to achieve universal prominence, was canonised on 30 May 1232 by the Bull Cum dicat Dominus of Pope Gregory IX.

He combines, in an extraordinary and rarely achieved way, great erudition, a profound mastery of theology and outstanding literary value, with a high experience of mysticism and a powerful ability to transmit his faith, including through a large number of miracles and oratorical gifts that made him famous. A saint declared a Doctor of the Church he is at the same time one of the most popular ever. As the author of a literary and theological work of great density, demand and value, he deeply penetrated and vivified the popular faith of the simplest believers. His cult has influenced popular and erudite art, poetry and folklore in many regions of the world.

His cult spread to Spain, France, Italy and all over the world, and he is also venerated by the Anglican Church. His intercession in helping to find lost things and as a matchmaker is famous. There are many churches that have been placed under his invocation, such as the grandiose Convent of Mafra, and almost all of them have altars or chapels in his honour.

Although the patron saint of Lisbon is Saint Vincent, Saint Anthony has overtaken him in popular devotion, and festivities are held in his honour throughout the month of June, with the highlight being the procession on the 13th, which is one of the busiest in the country, the popular festivals, with the sale of grilled sardines, the sale of manjericos (bush basil), the dances, the popular neighbourhood marches on Avenida da Liberdade and the St Anthony weddings, where even non-Catholic couples now take part.

An example of the exceptional devotion to him is St Anthony's military career. King Afonso VI had the saint enlisted as a soldier during the final phase of the Restoration War, which was celebrated by many poets of the time. This decision was the start of a career that extended across borders, with the Saint receiving numerous military titles, from Private to Army Colonel and General, in Brazil, Angola, Timor, Macau and India. In 1814, King João VI awarded him the Grand Cross of the Order of Christ in recognition of his intercession during the Napoleonic wars, especially at the Battle of Buçaco.

He was born near the Cathedral of Lisbon, in the place where the church of his invocation is built today, under the name of Fernando de Bulhões, attended the Episcopal School attached to the Cathedral for seven years, joined the Order of the Canons Regular of St Augustine in 1211, at the Monastery of St Vincent in Lisbon, and then moved to the Monastery of Santa Cruz in Coimbra, where he could devote himself more to study and meditation.

In Coimbra, he came into contact with some of the first friars of the Order of St Francis who were in the city before going to Morocco to evangelise the infidels, and who died martyrs in North Africa. Greatly impressed by their example of spiritual elevation, cult of poverty and ambition to expand the Faith, Fernando joined the new Order founded by St Francis in 1220 and also set off for North Africa.

Due to illness, he was forced to return to Portugal, but the boat he was travelling in was swept by a storm to the coast of Sicily, in Messina. So, in May of that year, 1221, he was able to take part in the General Chapter in Assisi, which was later called the Chapter of Mats, because so many friars took part that they had to sleep on mats. At this chapter he met St Francis. After living for some time in the hermitage of Montepaolo, he preached for the first time in public in the neighbouring town of Forli with such success that he went on to preach sermons in many places in northern Italy and southern France. At the same time, he inaugurated the first Franciscan School of Theology in Bologna, where he was a professor, as well as at the schools in Toulouse and Montpellier in France.

He also held various positions in the Order of St Francis: Guardian of the convent of Puy-en-Velay, Custos of the Convent of Limoges. After the death of St Francis, he took part in the General Chapter of Assisi in 1227, where he was appointed Provincial of Northern Italy, a post he held until 1230. During this period, he preached in Rome before Pope Gregory IX, the cardinals and a large crowd, drawing such admiration that the pope called him - Arca do Testamento, ( Ark of the Testimony) for his mastery of the Holy Scriptures.

From 1230 until his death in 1231, he settled in Padua, where he continued to preach and dedicated himself to writing his work, in which he condensed all his studies, mystical experiences and preaching.

Referências/References:
OPAC SBN IT/ICCU/PUVE/023785 (1.ª Edição)
OPAC SBN IT/ICCU/MILE/052834 (2.ª Edição, com resumo da obra de Manuel de Azevedo)


Temáticas

Referência: 2405PG005
Local: M-9-B-59


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters