RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80966

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



HUERTA. (Fr. Antonio de) TRIUNFOS GLORIOSOS, EPITALAMIOS SACROS, POMPOSOS Y SOLEMNES APARATOS, [A LA CANONIZACION SAN PEDRO DE ALCANTARA]

Aclamacion Alegre, y Ostentosas Fiestas, Qve se Celebraron. Año de M. DC. LXIX. En la Imperial, y Coronada Villa de Madrid, y en el Real Conuento de San Gil, Descalços de la Serafica Orden. A LA CANONIZACION SOLEMNE DEL Sol Hermoso de la Iglesia Santa, Ornamento, y Gloria de España, y Portento de la Penitencia, el Glorioso SAN PEDRO DE ALCANTARA. A Qvien Nvestro Santissimo Padre Clermente Nono, de felice recordacion, Canonizò, y anumerò en el Catalogo de los Fastos Sagrados. Escrivelas, Y Las Ofrece Al Patrocinio Del Mismo Santo su mas humilde, y deuoto sieruo EL PADRE Fr. ANTONIO DE HVERTA, Religioso Descalço de nuestro Padre San Francisco, Hijo de la Santa Prouincia de San Ioseph. CON PRIVILEGIO. En Madrid: Por Bernardo de Villa-Diego, Año de M. DC. LXX. [1670]. A costa de Gabriel de Leon, Mercader de libros. Vendese en su casa en la Puerta del Sol.

In 8.º de 20,4x15,7 cm. Com [xxiv], 76, [viii] 77-445, [xxiv] págs. Encadernação inteira de pergaminho flexível com o título escrito à pena na lombada. Folhas de guarda pertenceram a um livro litúrgico em que só foram impressas as palavras a vermelho.

Ilustrado em extratexto com uma gravura que representa uma das aparições do Santo a Santa Teresa de Ávila, gravada pelo P. Villafranca, em Madrid, 1669, com legenda em espanhol e um epigrama de quatro versos em latim. É uma bela composição em que São Pedro de Alcântara, paira no ar sustentado e rodeado por Anjos que lhe mostram um livro aberto, tocam instrumentos musicais e seguram, flores, cruzes, palmas e uma coroa. No canto inferior direito vê-se uma cena da vida do Santo e no canto inferior esquerdo está Santa Teresa de joelhos tendo ao pé uma mesa com papel e tinteiro aludindo aos seus escritos.

Folha de rosto enquadrada por uma esquadria de filete simples ornamentada com camarões, que se repete na folha com o título da segunda parte. Impresso com caracteres redondos ornamentado com iniciais decoradas e com florões de remate, na maior parte dos casos pequenos camarões duplos, dos quais se distinguem dois maiores nas páginas 266 e 401. Texto corrido na primeira parte e a duas colunas nos sermões da segunda parte, com citações marginais.

Exemplar com o primeiro caderno das preliminares solto por quebra da costura da parte superior, com as páginas 71 a 74 soltas.

Muito rara no comércio, não consta dos principais catálogos de livreiros e leilões.

Obra muito rica e muito importante para o estudo da vida de São Pedro de Alcântara, (santo muito ligado a Portugal, em especial à Serra da Arrábida), para o estudo das formas de expressar os sentimentos religiosos no período final do Barroco, na Península Ibérica, assim como para o estudo das festas religiosas com a sua grande mistura de celebrações profanas e para o estudo da arte efémera, que era realizada só para esta ocasiões. Também com grande interesse para o estudo da emblemática, (páginas 76 e seguintes) da poesia barroca e da arte de pregar.

As páginas preliminares contêm a dedicatória do autor a São Pedro de Alcântara, aprovações de Frei Baltazar de São Francisco, Frei Lucas de la Madre de Dios, Padre Miguel Gonçalez, S. J., as licenças, o resumo do privilégio, resumo da taixa, as erratas, um hino em latim, e 6 Oitavas em louvor do santo. As páginas sem numeração que se situam entre as páginas 76 e 77 compreendem a parte final do certâmen poético em honra de São Pedro de Alcântara, com a composição em oitavas do respectivo secretário, D. Juan de Cuellar y Vega e a folha de título do conjunto dos sermões, que têm início na página 77. As páginas finais sem numeração incluem os índices e o cólofon.

A obra descreve pormenorizadamente, nas páginas 1 a 50, as iniciativas que levaram à canonização, as cerimónias de canonização em Roma, e as grandes festas celebradas na cidade de Madrid, durante dois oitavários, dezasseis dias, em especial no Convento de São Gil dos Franciscanos Descalços, que incluíram fogos de artificio, repiques de campainhas e sinos, música ao ar livre, representações de peças teatrais religiosas, uma grande procissão com muitos andores, pelas ruas profusamente engalanadas, ornamentadas com altares, atapetadas com flores e decoradas com arcos triunfais, solenes celebrações religiosas no templo do convento sumptuosamente adornado (cuja descrição ocupa os capítulos terceiro a quinto).

Em alguns dos 19 altares colocados nas ruas e na Plaza Mayor, São Pedro de Alcântara, era representado dando a comunhão a Santa Teresa de Jesus, rodeado por S. Francisco e por Santo António.

Nas celebrações religiosas solenes participaram o Núncio Papal em Madrid, Cardeal D. Federico Borromeo, o Arcebispo de Toledo, Cardeal D. Pascual de Aragon, a Família Real Espanhola.

Nas páginas 51 a 76 e em 6 páginas sem numeração, que se seguem o autor descreve o Concurso poético em honra do santo, os assuntos que foram propostos aos poetas e transcreve uma selecção de poesias, escolhidas à sorte e que inclui uma composição em oitavas do poeta português João de Matos Fragoso.

A Parte segunda, com uma folha de título sem numeração contêm os 16 sermões pregados em cada um dos dias das festas, que preenchem as páginas 78 a 434. As páginas 435 a 443 descrevem milagres atribuídos a São Pedro de Alcântara durante os dias das festas. As páginas 443 a 445 transcrevem documentos pontifícios do Papa Clemente IX, concedendo indulgências e de Clemente X determinando que São Pedro de Alcântara, seja colocado no Calendário Romano e concedendo ofício próprio, para ser celebrado por toda a Igreja Católica.

São Pedro de Alcàntara (Alcântara, 1499 - Arenas de San Pedro, 18 de Outubro de 1562) Grande místico espanhol, com forte ligação a Portugal e reformador da Ordem de S. Francisco. Foi um dos fundadores do Convento da Arrábida, juntamente com Frei Martinho de Santa Maria, desde 1539, onde viveu numa cela escavada na rocha, que hoje faz parte do Convento Velho. Criou a Custódia, depois Província da Arrábida da Ordem de S. Francisco, para quem redigiu as constituições. Fundou o movimento alcantarino, hoje conhecido como da Estrita Observância. Beatificado em 18 de Abril de 1622 pelo Papa Gregório XV, canonizado em 28 de abril de 1669, pelo Papa Clemente IX, proclamado padroeiro do Brasil, em 31 de Maio de 1826, por Leão XII e da Província Espanhola da Extremadura, em pelo Papa .

Estudou na Universidade de Salamanca e professou na Ordem dos Franciscanos descalços, recebendo o hábito e o nome de Pedro de Alcântara, em 1515, no Convento de San Francisco de los Majarretes, perto de Valencia de Alcântara. Foi ordenado sacerdote em 1524 e desempenhou as funções de professor, guardião, definidor e provincial, sempre com grande humildade, ascetismo e penitências, algumas de extremo rigor. Foi amigo e inspirador de Santa Teresa de Ávila, de Frei Luís de Granada e de S. Francisco de Borja.

É autor do Tratado de la Oración y meditación, Lisboa, c. 1556, Lisboa, c. 1560, Medina del Campo, 1587 e muitas outras edições até aos nossos dias. Escreveu também: Breve Introducción para los que comienzan a servir a Dios y Camino de perfección.

Fr. Antonio de Huerta (? - ?) É autor de uma biografia do mesmo santo: Historia y admirable vida del glorioso padre San Pedro de Alcántara. En Madrid. Viuda de D. Diaz de la Carrera. 1669, com 2.ª edição em Madrid, 1678.

 In octavo. 20.4x15.7 cm. [xxiv], 76, [viii] 77-445, [xxiv] pp. Full flexible parchment binding with handwitten title on the spine. Endpapers belonged to a liturgical book in which only the words in red were printed.

Illustrated hors-texte with an engraving depicting one of the Saint's apparitions to St Teresa of Ávila, engraved by Fr Villafranca in Madrid, 1669, with a Spanish caption and a four-verse epigram in Latin. It's a beautiful composition in which St Peter of Alcantara hovers in the air supported and surrounded by angels who show him an open book, play musical instruments and hold flowers, crosses, palms and a crown. In the bottom right-hand corner you can see a scene from the Saint's life and in the bottom left-hand corner St Teresa is kneeling at a table with paper and an inkwell, alluding to her writings.

Front page framed by a simple fillet border decorated with pilcrows, which is repeated on the title page of the second part. Printed in round characters decorated with initials and floral borders, in most cases small double pilcrows, two of which are larger on pages 266 and 401. Text in simple column in the first part and in two columns in the sermons of the second part, with marginal quotations.

Copy with the first quire of the preliminarie pages loose due to a broken seam at the top, with pages 71 to 74 loose.

Very rare in the market, it doesn't appear in the main booksellers' and auction catalogues.

A very rich and important work for the study of the life of St Peter of Alcântara (a saint closely linked to Portugal, especially the Serra da Arrábida), for the study of ways of expressing religious feelings in the late Baroque period in the Iberian Peninsula, as well as for the study of religious festivals with their great mix of profane celebrations and for the study of ephemeral art, made just for these occasions. Also of great interest is the study of the emblematics (pages 76 and following) of Baroque poetry and the art of preaching.

The preliminary pages contain the author's dedication to St Peter of Alcântara, the approvals of Friar Baltazar de San Francisco, Friar Lucas de la Madre de Dios, Father Miguel Gonçalez, S. J., the licences, the summary of the privilege, the summary of the “taixa”, the errata, a hymn in Latin, and 6 octaves in praise of the saint. The unnumbered pages between pages 76 and 77 comprise the final part of the poetic certamen in honour of Saint Peter of Alcântara, with the composition in octaves by the respective secretary, D. Juan de Cuellar y Vega, and the title page of the set of sermons, which begin on page 77. The final unnumbered pages include the indexes and colophon.

The book describes in detail, on pages 1 to 50, the initiatives that led to the canonisation, the canonisation ceremonies in Rome, and the great festivities celebrated in the city of Madrid, for two octaves, sixteen days, especially in the Convent of San Gil of the Discalced Franciscans, which included fireworks, ringing of bells and chimes, open-air music, performances of religious plays, a large procession with many pasos or floats, through streets lavishly decorated with altars, carpeted with flowers and decorated with triumphal arches, solemn religious celebrations in the sumptuously adorned convent temple (a description of which is given in the third to fifth chapters).

On some of the 19 altars set up in the streets and Plaza Mayor, St Peter of Alcántara was depicted giving communion to St Teresa of Jesus, surrounded by St Francis and St Anthony.

The solemn religious celebrations were attended by the Papal Nuncio in Madrid, Cardinal Federico Borromeo, the Archbishop of Toledo, Cardinal Pascual de Aragon, and the Spanish Royal Family.

On pages 51 to 76 and on six unnumbered pages that follow, the author describes the poetic competition in honour of the saint, the subjects that were proposed to the poets and transcribes a selection of poetry, chosen by lot, which includes a composition in octaves by the Portuguese poet João de Matos Fragoso.

Part Two, with an unnumbered title page, contains the 16 sermons preached on each of the feast days, which fill pages 78 to 434. Pages 435 to 443 describe miracles attributed to St Peter of Alcântara during the feast days. Pages 443 to 445 transcribe pontifical documents from Pope Clement IX granting indulgences and from Clement X determining that St Peter of Alcantara be placed on the Roman Calendar and granting his own office to be celebrated by the entire Catholic Church.

São Pedro de Alcàntara (Alcântara, 1499 - Arenas de San Pedro, 18 October 1562) Great Spanish mystic with strong ties to Portugal and reformer of the Order of St Francis. He was one of the founders of the Arrábida Convent, together with Friar Martinho de Santa Maria, from 1539, where he lived in a cell carved out of the rock, which is now part of the Old Convent. He created the Custody, later the Arrábida Province of the Order of St Francis, for whom he drafted the constitutions. He founded the Alcantarine movement, now known as the Strict Observance. Beatified on 18 April 1622 by Pope Gregory XV, canonised on 28 April 1669 by Pope Clement IX, proclaimed patron saint of Brazil on 31 May 1826 by Leo XII and of the Spanish Province of Extremadura by Pope .

He studied at the University of Salamanca and professed in the Discalced Franciscan Order, receiving the habit and the name of Pedro de Alcântara in 1515 at the Convent of San Francisco de los Majarretes, near Valencia de Alcântara. He was ordained a priest in 1524 and carried out the duties of teacher, guardian, definitor and provincial, always with great humility, asceticism and penance, some of which were extremely rigorous. He was a friend and inspiration to St Teresa of Avila, Friar Luis of Granada and St Francis of Borja.

He is the author of Tratado de la Oración y meditación, Lisboa, c. 1556, Lisboa, c. 1560, Medina del Campo, 1587 and many other editions to this day. He also wrote: Breve Introducción para los que comienzan a servir a Dios y Camino de perfección.

Mr Antonio de Huerta (? - ?) is the author of a biography of the same saint: Historia y admirable vida del glorioso padre San Pedro de Alcántara. In Madrid. Viuda de D. Diaz de la Carrera. 1669, with a second edition in Madrid, 1678.

Referências/References:
Iberian Books 2322 [127943]
OPAC SBN, IT/ICCU/CAGE/032174
USTC 5063555
Palau (1991) IV, 67.
Pedro F. Campa - Emblemata Hispânica, p. 205-206, Z 8.
Simón Díaz, XI, n.º 5378.
Salvá, I, n.º 261.


Temáticas

Referência: 2404PG026
Local: SACO NMFICHAS2 04-


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters