RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 82988

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ANJOS. (Frei Manuel dos) HISTORIA UNIVERSAL,

Em que se descrevem os Imperios, Monarchias, Reynos, &; Provincias do mundo com muitas cousas notaveis, que ha nelle. Offerecida ao Principe Das Mulicias Celestes a Archanjo S. MIGUEL, Copiada de Diversos Authores, Chronistas approvados, &; authenticos Geographos, Pelo Padre Frey Manoel Dos Anjos, Religioso da Terceira Ordem de S.Francisco. Seguinda impressaõ correcta, &; emendada. LISBOA, Na Officina de Miguel Deslandes, Impressos de Sua Magestade. Anno 1702. A custa dos Herdeiros de Domingos Carneiro. 

In 8.º de 19x15 cm. Com [xvi], 501, [ii], [i em br] págs. Encadernação da época com lombada em pele e ferros a ouro. Ilustrado com iniciais decoradas nas folhas preliminares em numeração romana, e no início de cada livro com iniciais e cabeções ornamentais e no fim dos mesmos com florões de remate.

As primeiras páginas preliminares sem numeração contém as Licenças, dedicatória impressa do autor a Francisco Cabral Senhor da Casa de Belmonte, prologo ao Leitor, Um soneto retrogrado do Licenciado Francisco Leitão e dois poemas - um soneto e uma décima - do Padre Frei António da Encarnação, lista dos autores citados no livro e índice geral.

Rara 2.ª edição, a primeira foi publicada em Coimbra no ano de 1651, e a 3.ª edição em Lisboa em 1735.

Muito importante por ser a primeira história universal escrita e publicada por um escritor português. Trata com concisão da vasta matéria da história universal com os conhecimentos disponíveis na época. É também um notável exemplo da bela prosa clássica portuguesa do século XVII.

Dividida em três livros que são: Livro I: Da Europa, com 38 capítulos; Livro II: Em que se trata de Asia, com 34 capítulos; Livro III: De África, com 9 capítulos.

Manuel dos Anjos (Manteigas, Bispado da Guarda, 1595 - Colegio de Coimbra, 1653) foi Procurador e Secretario geral da província e Ministro do Convento da Esperança junto a Belmonte. Considerado sábio e virtuoso pelos seus biógrafos e principalmente o seu confrade Fr. Vicente Salgado.

Autor das obras: Triumpho da Sacratissima Virgem Maria Sanctissima nossa senhora, concebida sem peccado original. Lisboa, Lourenço Craesbeeck, 1638; Politica predicavel e doutrina moral do bom governo do mundo. Lisboa, Miguel Deslandes, 1693. 

Ref.:
Dr. Rdrigo Veloso, 2.º Escrínio, 312. (com a paginação errada)

Inocêncio V, p. 356 e 357.

Barbosa Machado III, 179. 


Temáticas

Referência: 2403RS003
Local: SACO RS508-02


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters