RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79932

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MATOS SEQUEIRA. (Gustavo de) e Rocha Júnior. OLIVENÇA.

Texto de... Ilustrações de Alberto Souza. Portugália Editora. Lisboa. 1924.

De 26x19 cm. Com 286, [i] págs. Encadernação com lombada e cantos em pele, nervos e ferros a ouro, corte das folhas dourado à cabeça e folhas de guarda marmoreadas. Ilustrado em extratexto sobre papel couché com reprodução de gravuras a cores e a preto e branco.

Exemplar preserva as capas de brochura originais, com ex-libris parcialmente visível na guarda fixa anterior, carimbo oleográfico de Rangel &; C.ª, Alfarrabistas no pé da folha de rosto. 

Contém no texto a reprodução da epigrafia (lápides funerárias e comemorativas, brasões, legendas dos sinos, entre outros) de origem portuguesa em Olivença.

Obra de divulgação histórica e cultural consagrada ao estudo da origem e fundação de Olivença, colocando foco nas tradições religiosas, artísticas e arquitectónicas da vila e, perscrutando, de forma clara e documentada, as raízes do litígio diplomático entre Portugal e Espanha pela soberania deste território.

Estruturada em três partes, a saber - A Antiga Vila de Olivença, Olivença Captiva, A Moderna «Ciudad» de «Olivenza» - compilam-se na obra várias informações respeitantes às mercês, privilégios e aforamento da vila, inserindo-a na esfera da actividade governativa dos monarcas D. Dinis, D. João II, D. Manuel, Filipes, D. João V, entre outros; elencando as causas remotas da perda de Olivença durante o século XVIII, enumerando tratados e actos diplomáticos de maior importância (O Tratado de Badajoz, por exemplo); e, por fim, descrevendo o estado actual desta contenda diplomática, «obra da República» (Segunda República Espanhola), registando impressões de contactos com oliventinos, descrevendo a maneira como estes entendem a sua nacionalidade e a quem devem a sua lealdade.

Destacamos a natureza prolífica da obra, repleta de notas acerca da economia local (indústrias tradicionais), da arquitectura militar, civil e religiosa (fortificação de D. Dinis, Torre de Menagem erguida por D. João II, Templos de Santa Maria do Castelo, Santa Maria Madalena, os conventos da vila, a Misericórdia. várias antiguidades romanas, entre outros), da arte e dos artistas (Lápides, Imagens milagrosas, entre outros), bem como de figuras ilustres locais, do passado e do presente.


Temáticas

Referência: 2403JS165
Local: SACO JS678-4


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters