RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 83541

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PACHECO PEREIRA. (Duarte) ESMERALDO DE SITU ORBIS.

Por... Edição comemorativa da Descoberta da América por Christovão Colombo no seu Quarto Centenario. Sob a direcção de Raphael Eduardo de Azevedo Basto, Conservador do Real Archivo da Torre do Tombo, Membro da Comissão Colombiana. Imprensa Nacional. Lisboa. 1892.

De 35x24,5 cm. Com xxxv, [i em br], 125, [ii] págs. Encadernação com lombada em pele e pastas revestidas em percalina.

Ilustrado em extratexto com fac-simile de alguns fólios manuscritos, em papel um pouco mais encorpado, com a transcrição diplomática do manuscrito descrevendo a costa ocidental da África e mantido sigiloso pela política dos Descobrimentos, e gravura desdobrável, a cores, da página do Livro das Armadas contendo representação a Frota de Pedro Álvares Cabral. 

Ornamentado com belíssimos cabeções alegóricos no início de cada capítulo, e com inicias com motivos vegetalistas. 

Exemplar aparado à cabeça, com ex libris de Luiz Roque Martins no verso da pasta anterior, preserva as capas de brochura originais e com foxing nas capas e folhas. 

Primeiras folhas em numeração romana com notas preliminares por Rafael Basto, seguido de documentos numerados, inclui índice existente no catálogo dos manuscritos da Biblioteca de Évora, e prologo. Conta com notas e índice remissivo dos nomes históricos e geográficos e das coisas mais notáveis da obra, nas folhas finais. 

Apesar de ser uma edição comemorativa da Descoberta da América por Cristóvão Colombo, é a primeira edição impressa, extraída dos manuscritos do autor, que se acredita haver duas cópias, uma na Biblioteca de Évora e outro na Biblioteca Nacional de Portugal. Obra encontra-se dividida em livros, a saber: Principio do Primeiro Livro, com 33 capítulos; Principio do Segundo Livro, com 11 capítulos; Principio do Terceiro Livro, com 9 capítulos; Principio do Quarto Livro, com 6 capítulos. 

Duarte Pacheco Pereira (Lisboa, 1460 – 1533) Cavaleiro da Casa de D. João II, foi um navegador, militar e cosmógrafo português, dos séculos XV e XVI, denominado "Aquiles lusitano" por Luís de Camões. Sob as ordens de D. João II, Realizou algumas viagens à costa de Guiné. Devido as suas competências em matéria de geografia e de cosmografia, assim como de navegador, levaram-no a figurar entre os membros da delegação portuguesa encarregada de estabelecer, com os castelhanos, os termos do Tratado de Tordesilhas, em 1494. Foi também capitão de guerra na Índia, tendo já sido notado antes da sua viagem à Índia na expedição de Afonso de Albuquerque, onde comandava a nau Espírito Santo.


Temáticas

Referência: 2311RS023
Local: SACO PG118-13


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters