RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79709

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FREIRE DE ANDRADE. (Jacinto) VIDA DE D. JOÃO DE CASTRO, QUARTO VISO-REY DA INDIA. [1798]

Escrita por JACINTO FREYRE DE ANDRADA. NOVA EDIÇÃO EMENDADA, e accrescentada da vida do autor. Lisboa. M. DCC. XCVIII [1798]. Na Off. de Simão Thaddeo Ferreira. Com Licença da Meza do Desembargo do Paço.

In 8.º de 15,5x10 cm. Com xiv, 497 págs. Encadernação da época inteira de pele, com rótulo, nervos e ferros a ouro na lombada. Corte das folhas mosqueado a azul.

Ilustrado em extratexto com uma água-forte retratando D. João de Castro em meio corpo, com uma coroa de louros e uma pena na mão direita, em face da folha de rosto. Inclui ainda mais três ilustrações extratexto, das quais um retrato de Khoja Zufar ou «Coje Çofar», um mapa desdobrável de Diu encimado pelo retrato de Dom João Mascarenhas e uma gravura com uma cruz usada pelos cristãos de S. Tomé de Meliapor.

Impressão em caracteres redondos, ornamentada com cabeções e iniciais decorativas com motivos vegetalistas no texto introdutório e no início da obra. 

Exemplar com leve desgaste de manuseamento na encadernação com falha de revestimento no canto superior da pasta anterior, conta manuscrita em tinta coeva na capa posterior, corte central das folhas e folha de guarda anterior. Tem falta das páginas 255 e 256, rasgos com perda de papel nas páginas 191, 291 e um furo que atinge levemente a mancha gráfica na página 347, e algumas notas e desenhos a lápis ao longo do texto e nas folhas de guarda, respectivamente. 

Tem a seguinte nota comercial na folha de rosto: Vende-se na loja de Pedro Jose Rey, Mercador de Livros ao Xiado na esquina da Rua Nova de S. Francisco.

Nas páginas iniciais, em numeração romana, conta com uma advertência ao leitor e uma nota bibliográfica do autor. Inclui nas páginas finais Índex para justificar a obra. 

Este livro, popularíssimo em Portugal, é também conhecido dos estrangeiros, havendo dele duas traduções; uma na língua inglesa, por Petter Wichek, com o título: The Life of Dom John de Castro the fourth viceroy of India. London, 1664. fol.: e outra em latim pelo jesuíta P. Francisco Maria del Rosso, impressa em Roma 1727. 4.º, da qual vi um exemplar na livraria do falecido conselheiro José da Silva Carvalho'. Um dos mais importantes relatos do segundo cerco de Diu que constituiu um dos mais celebrados feitos heroicos dos portugueses no Oriente».

O Segundo Cerco à fortaleza portuguesa de Diu pelas forças do sultanato do Guzerate, capitaneadas por Coge Sofar, mercador e senhor de Surrate, teve lugar entre Abril e Novembro de 1546. Este acontecimento, de incontestável importância para o “Estado da Índia”, definiu a governação do Vice-Rei D. João de Castro (1545-1548) e representou a derradeira tentativa Guzerate para retomar a fortaleza de Diu, entregue aos portugueses em 1535. Coja Sofar era senhor de Cambaia e aliado aos turcos de Sulimão Paxá. No segundo cerco de Diu foi derrotado pelos portugueses comandados em terra por D. João de Mascarenhas e no mar por D. João de Castro. Pereceu nesta luta o próprio Coja Sofar e D. Fernando de Castro, filho do Vice-Rei português.


Temáticas

Referência: 2311RS019
Local: SACO PG118-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters