RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79711

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



JUNOD. (Henri Alexandre) GRAMMAIRE RONGA SUIVIE D'UN MANUEL DE CONVERSATION.

Et d'un Vocabulaire ronga-portugais-français-anglais, pour exposer et illustrer. Les Lois du Ronga, langage parlé par les indigènes du district de Lourenço-Marquès. Par... missionaire suisse. Publié par les soins du Gouvernement Portugais. Imprimerie Georges Bridel & Companhia. Lausanne. 1896.

De 21x15 cm. Com [iv], 218, [ii em br], 90 págs. Encadernação inteira de pele com rótulos castanhos, um deles com as iniciais a ouro J. M.S, e ferros a ouro na lombada. Ilustrado em extratexto em face da folha de rosto com um mapa a cores, da região sul de Moçambique da antiga Tribo Thonga, de escala: 1:5000000, devidamente legendado. Inclui algumas tabelas gramaticais. 

Exemplar com esfacelamento superficial na lombada e pastas, picos de humidade nas folhas de guarda e preliminares, assinatura de posse de Alberto Carvalho na folha de anterrosto e de João Marques Silva na folha de rosto, com as iniciais de João Marques Silva no pé da lombada e notas a lápis na última folha impressa.

Folhas preliminares com dedicatória impressa a Monsieur António Enes, Comissário Real de Moçambique e Monsieur Alfred Freire d’Andrade, Capitão de Engenheiros e secretário do comissário, inclui uma introdução do autor. A primeira parte da obra encontra-se dividida em cinco capítulos, alguns com secções, e termina com uma errata e índice geral. Segui Um Manual de Conversação em 90 páginas, com respectiva folha de rosto, inclui ainda prefácio do autor. 

Henri-Alexandre Junod (Saint-Martin, Val-de-Ruz, 1863  – Geneva, 1934) missionário, etnógrafo, antropólogo, linguista e naturalista sul-africano nascido na Suíça, veio de uma família de clérigos e missionários e em 1885 recebeu ordens sagradas como ministro protestante na Igreja Independente de Neuchâtel. Em 1889 partiu para Moçambique próximo a Lourenço Marques (Maputo). Junto com o reverendo Creux da Estação Missionária de Valdezia, codificou a língua do povo Tsonga, grupo étnico Bantu originário principalmente do sul de Moçambique e da África do Sul, que chamavam de 'Thonga', mas posteriormente renomeado como Xitsonga. 

 

 

 


Temáticas

Referência: 2310RS036
Local: SACO PG118-04


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters