RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FILLON. (Alfred) FOTOGRAFIA. RETRATO DE MARIA PIA DE SABOIA.

Atelier Fillon. Rua Serpa Pinto 87. Lisboa. S.d. [circa 1890]

Prova fotográfica em papel albuminado montada sobre cartão de elevada espessura (3mm) de 40x30cm.

Retrato em plano de busto de Maria Pia de Saboia, por volta dos seus 40 anos. Além do sumptuoso vestido e da fita que usa cruzada ao peito, é possível identificar diversas joias, nomeadamente:

– Uma combinação de um colar de diamantes e safiras — oferecido pelo rei D. Fernando II a D. Maria Pia pela ocasião do seu casamento em 1862 — com a grande safira Pollet ao centro, bem como dois pingentes de safira pendentes nos brincos. O medalhão e os pingentes foram elaborados por Adão Gottlieb Pollet em 1784 e adquiridos pela Coroa em 1879, tratando-se de três safiras azuis adornadas com pequenos diamantes sobre uma estrutura de ouro e prata.

– Um medalhão ao peito da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, desenhado pelo artista Jean-Baptiste Debret — a ordem foi criada por D. João VI, ao ser aclamado Soberano do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 6 de Fevereiro de 1818. Dona Maria Pia era Grã-Mestra da mesma.

– Um grande diadema de desenho naturalista, com folhas e flores encomendado em 1886 na Leitão & Irmão, por ocasião do casamento do seu filho D. Carlos, a 22 de Maio desse ano. A peça, executada na oficina de José Cuadrillero, reutiliza os diamantes da antiga tiara de D. Estefânia (foram descravados de obra antiga 3170 diamantes e aplicados no novo diadema 2194). A tiara floral de D. Maria Pia está dentro de uma das maiores tendências da joalharia do séc. XIX.

O rebordo do cartão, cortado na diagonal e com os cantos arredondados, encontra-se dourado, assim como a chancela do fotógrafo e a morada.

Exemplar levemente desvanecido, com picos de humidade e um borrão (borracha?) à esquerda do busto.

Maria Pia de Saboia (Turim, 1847 – Nichelino, 1911) foi uma princesa italiana, esposa do Rei D. Luís I e Rainha Consorte de Portugal e Algarves de 1862 até 1889. Foi a segunda filha do rei Vítor Emanuel II da Itália e da arquiduquesa Adelaide da Áustria. Maria Pia ficou conhecida como «O Anjo da Caridade» e «A Mãe dos Pobres» por sua compaixão e causas sociais.

Alfred Fillon (Roanne, 1825 – Lisboa, 1881), francês emigrado em Portugal por razões políticas, foi uma das figuras mais importantes da fotografia portuguesa de oitocentos. Fixando-se em Portugal na década de 1850, Fillon tornou o seu estabelecimento fotográfico num dos mais destacados estúdios portugueses e tornar-se-ia numa referência para as casas fotográficas portuguesas. Nele se fizeram fotografar as mais importantes figuras da sociedade portuguesa do seu tempo, em particular os membros da família real. A sua ligação aos meios teatrais, enquanto fotógrafo do Teatro Nacional, trouxe-lhe enorme prestígio e muitas das fotografias de artistas foram publicadas na revista O Contemporâneo. De acordo com a chancelas deste cartão, Fillon teve um estúdio na Rua Serpa Pinto, N.º 87, Lisboa.

 40x30cm. Photographic print on albuminated paper mounted on thick cardboard (3mm).

Bust plan portrait of Maria Pia de Saboia, aged around 40. In addition to her sumptuous dress and the ribbon she wears crossed over her chest, several pieces of jewellery can be identified, including:

- A combination of a diamond and sapphire necklace - given by King Ferdinand II to Maria Pia on the occasion of their wedding in 1862 - with the large Pollet sapphire in the centre, as well as two sapphire pendants hanging from the earrings. The locket and pendants were made by Adão Gottlieb Pollet in 1784 and acquired by the Crown in 1879. They are three blue sapphires adorned with small diamonds on a gold and silver frame.

- A medallion on the chest of the Order of Our Lady of the Conception of Vila Viçosa, drawn by the artist Jean-Baptiste Debret - the order was created by King João VI when he was acclaimed Sovereign of the United Kingdom of Portugal, Brazil and the Algarves on 6 February 1818. Dona Maria Pia was its current Grand Master.- A large diadem in a naturalistic design, with leaves and flowers, commissioned in 1886 to Leitão & Irmão, on the occasion of her son Carlos" wedding on 22 May of that year. The piece, made in José Cuadrillero"s workshop, reuses the diamonds from Queen Estefânia"s old tiara (3170 diamonds were cut from old work and 2194 were applied to the new diadem). Maria Pia"s floral tiara is part of one of the biggest jewellery trends of the 19th century.

The edge of the cardboard, cut diagonally and with rounded corners, is gilded, as are the photographer"s stamp and address.

Slightly faded copy, with damp stains and a smudge (rubber?) to the left of the bust.

Maria Pia de Saboia (Turin, 1847 - Nichelino, 1911) was an Italian princess, wife of King Luís I and Queen Consort of Portugal and the Algarves from 1862 until 1889. She was the second daughter of King Victor Emmanuel II of Italy and Archduchess Adelaide of Austria. Maria Pia became known as 'The Angel of Charity' and 'The Mother of the Poor' for her compassion and social causes.

Alfred Fillon (Roanne, 1825 - Lisbon, 1881), a Frenchman who emigrated to Portugal for political reasons, was one of the most important figures in Portuguese photography in the 1880s. Settling in Portugal in the 1850s, Fillon turned his photographic establishment into one of the most prominent Portuguese studios and became a benchmark for Portuguese photographic houses. The most important figures in Portuguese society of his time were photographed there, particularly members of the royal family. His connection to the theatre scene, as a photographer for the National Theatre, brought him enormous prestige and many of his photographs of artists were published in the magazine O Contemporâneo. According to the information printed, Fillon had his studio in Rua Serpa Pinto, N.º 87, Lisbon.

Referências/References:

RUMSEY TEIXEIRA. (João Júlio) Uma tiara com 4000 diamantes: história e paradeiro da tiara de D. Estefânia, reconvertida por D. Maria Pia e vendida após a implantação da República. 1858-1912.

Website - Museu do Tesouro Real.


Temáticas

Referência: 2309SB003
Local: Gravureiro Gav. 3-07


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters