RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79705

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ARQUITECTURA ITALIANA E FRANCESA DO SÉCULO XVIII. [1 VOLUME, 53 GRAVURAS]

1 - Arquitectura Italiana. S.n. S. l. S. d. 2 - Arquitectura Francesa. A Paris chez Jacques Chereau rue St. Jacques au grand St. Remy. Avec privilege du Roy. S. d.

De 36,4x23,7 cm. Com 33; [iv], [i], 6, [i], 5, 4 fólios. Encadernação do século XX, em tela.

Livro de estudo e trabalho, possivelmente compilado por um antigo mestre pedreiro ou arquitecto. Como era comum na época, este tipo de livro reúne apenas as gravuras de interesse à sua actividade profissional, sendo selecionadas a partir de diferentes obras e dando origem a compilações com paginação diversa e não sequencial. O presente manual reúne várias gravuras com elementos arquitectónicos franceses e italianos e apresenta duas partes:

A primeira parte é constituída por um conjunto de gravuras com desenhos de alçados de elementos arquitectónicos e de elementos decorativos de edifícios, em Roma e em outras cidades de Itália, projectados pelos mais célebres arquitectos.

A segunda parte é composta por quatro fólios desenhados por Louis Van Nerock, e gravados por P. F. Tardieu; Um folha de rosto gravada e seis gravuras desenhadas por Neufforge e gravadas por Babel, (que estão depois repetidas com a excepção da última) e os últimos quatro foram desenhados e gravados por Babel.

Como os conjuntos não têm títulos, atribuímos um título geral e um título específico a cada parte.

Exemplar com defeitos na lombada e com assinatura de posse na folha de guarda, com data de 1954.

Livro constituído por dois conjuntos de fólios de proveniências diferentes. O primeiro, com 33 fólios numerados entre 9 e 53, (os fólios 51 a 53 são duplos) com falhas, é constituído por gravuras de uma edição italiana com legendas nesta língua e algumas traduzidas para alemão.

Inclui gravuras com os alçados, pormenores decorativos e plantas dos seguintes edifícios: Vaticano da autoria de Miguel Ângelo, e uma de Carlo Maderno; Palácio Farnese, em Roma, por Miguel Ângelo, Palácio Barberino, e S. João de Latrão da autoria de Borromini; do Palácio do Senhor Caffarelli e do Palácio do Cardeal Chigi da autoria de Bernini; do Colegio da Propaganda Fide por Borromini; do Oratório de S. Filipe Nery pelo mesmo arquitecto. As gravuras duplas representam a Escada a Lumaca, no Palácio Barberino. As restantes gravuras apresentam pormenores de vários edifícios projectados por Pietro Berrettini da Cortona, Giovanni Fontana, Antonio da S. Gallo, Antonio Labacco, Giovanni Antonio de Rossi, Camillo Arcucci, Giovanni Maria Baratta, Giovanni Batta Crescenttii, Alessandro Gaulli Baciccio, Domenico Zampieri, il Dominichino, Pratio Turiani, Carolo Rainaldi, Mattia de Rossi.

O Segundo conjunto de fólios é composto por quatro gravuras com tímpanos, elementos decorativos para edifícios, a que se seguem 6 gravuras de alçados de altares e baldaquinos, com a seguinte folha de rosto própria: NOUVEAUX LIVRES DE PLUSIEURS PROJECTS D'AUTELS ET BALDAQUINS. Inventés et Dessinés Par Neufforge et Gravés par Babel. Livre 1.º A Paris ches Jacques Chereau rue Saint Jacques au Grand St. Remy. Avec Privilege du Roy. O conjunto está depois repetido com a mesma folha de rosto e apenas 5 gravuras, por falta da última. Por último 3 gravuras com desenhos de cartelas para serem preenchidas com decorações e troféus e uma gravura final com uma fonte por motivo central de uma profusa decoração.

Os gravadores e editores:

Jacques Chereau (Blois, 1688 - Paris, 1776) gravador e editor de gravuras. É autor de uma vasta obra que inclui retratos de membros das famílias reais de França, Inglaterra e Nápoles e de gravuras com motivos religiosos e mitológicos. O seu neto, Jacques-François Chereau sucedeu-lhe na direcção do negócio e em muitos casos as gravuras continuaram a ser assinadas: Jacques Chereau.

Pierre François Tardieu (Paris, cerca de 1711 - 1771) gravador e cartógrafo francês pertencente a uma das mais influentes e importantes famílias de gravadores, que produziu obras de arte durante duzentos anos. Era sobrinho de Nicolas-Henri Tardieu. Aprendeu a sua arte com o tio. Celebrizou-se pelas gravuras a partir de obras de Rubens e para as Fábulas de la Fontaine, a partir de desenhos de Oudry. O seu filho Pierre Antoine François Tardieu (1757 - 1822) continuou a produzir trabalhos com as iniciais de seu pai.

Jean-François de Neufforge (Comblain-au-Pont, 1714 - 1791) Arquitecto e gravador belga. Passou a viver em Paris desde 1738, onde estudou gravura com Babel e arquitectura com Jacques-François Blondel. A sua principal obra como gravador é o Recueil elementaire d'architecture, com 8 volumes. Contribuiu com 19 gravuras para o livro de David le Roy, The Ruins of the most Beautiful Monuments of Greece.

Pierre Edmé Babel (Paris, 1720 - Paris, 1775) Gravador francês. Desenhou peças para a decoração da Galeria dos Espelhos no Palácio de Versailhes.

 36.4x23.7 cm. 33; [iv], [i], 6, [i], 5, 4 folios. 20th-century canvas binding.

Study and work book, possibly compiled by a former master mason or architect. As was common at the time, this type of book brought together only the engravings of interest to his professional activity, being selected from different works and giving rise to compilations with different and non-sequential pagination. This manual brings together various engravings of French and Italian architectural elements and has two parts:

The first part consists of a set of engravings with drawings of elevations of architectural elements and decorative elements of buildings in Rome and other cities in Italy, designed by the most famous architects.

The second part consists of four folios drawn by Louis Van Nerock, and engraved by P. F. Tardieu; an engraved title page and six engravings drawn by Neufforge and engraved by Babel, (which are then repeated with the exception of the last one) and the last four were drawn and engraved by Babel.

As the sets don't have titles, we assign a general title and a specific title to each part.

Copy with defects on the spine, and with a handwritten ownership title on the title page, dated 1954.

The book consists of two sets of folios from different sources. The first, with 33 folios numbered between 9 and 53, (folios 51 to 53 are double) with faults, consists of engravings from an Italian edition with captions in this language and some translated into German.

Includes engravings with the elevations, decorative details and floor plans of the following buildings: the Vatican by Michelangelo, and one by Carlo Maderno; the Farnese Palace in Rome by Michelangelo, the Barberino Palace, and St John Lateran by Borromini; Mr Caffarelli's Palace and Cardinal Chigi's Palace by Bernini; the Collegio del Propaganda Fide by Bernini; and the Collegio del Propaganda Fide. John Lateran by Borromini; the Palace of Mr Caffarelli and the Palace of Cardinal Chigi by Bernini; the Collegio della Propaganda Fide by Borromini; the Oratory of St Philip Nery by the same architect. The double engravings depict the Lumaca Staircase in the Barberino Palace. The other prints show details of various buildings designed by Pietro Berrettini da Cortona, Giovanni Fontana, Antonio da S. Gallo, Antonio Labacco, Giovanni Antonio de Rossi, Camillo Arcucci, Giovanni Maria Baratta, Giovanni Batta Crescenttii, Alessandro Gaulli Baciccio, Domenico Zampieri, il Dominichino, Pratio Turiani, Carolo Rainaldi, Mattia de Rossi.

The second set of folios consists of four engravings of tympanums, decorative elements for buildings, followed by six engravings of elevations of altars and baldachins, with their own title page: NOUVEAUX LIVRES DE PLUSIEURS PROJECTS D'AUTELS ET BALDAQUINS. Inventés et Dessinés Par Neufforge et Gravés par Babel. Livre 1.º A Paris ches Jacques Chereau rue Saint Jacques au Grand St. Remy. Avec Privilege du Roy. The set is then repeated with the same title page and only 5 engravings, as the last one is missing. Lastly, there are 3 engravings with drawings of cards to be filled with decorations and trophies and a final engraving with a fountain as the centrepiece of a profuse decoration.

The engravers and publishers:

Jacques Chereau (Blois, 1688 - Paris, 1776) engraver and print publisher. He was the author of a vast body of work including portraits of members of the royal families of France, England and Naples and engravings with religious and mythological motifs. His grandson, Jacques-François Chereau, succeeded him as head of the business and in many cases the engravings continued to be signed: Jacques Chereau.

Pierre François Tardieu (Paris, circa 1711 - 1771). French engraver and cartographer belonging to one of the most influential and important families of engravers, who produced works of art for two hundred years. He was the nephew of Nicolas-Henri Tardieu. He learnt his craft from his uncle. He became famous for his engravings of works by Rubens and for the Fables de la Fontaine, based on drawings by Oudry. His son Pierre Antoine François Tardieu (1757 - 1822) continued to produce works with his father's initials.

Jean-François de Neufforge (Comblain-au-Pont, 1714 - 1791). Belgian architect and engraver. He lived in Paris from 1738, where he studied engraving with Babel and architecture with Jacques-François Blondel. His main work as an engraver is the Recueil elementaire d'architecture, with 8 volumes. He contributed 19 engravings to David le Roy's book, The Ruins of the most Beautiful Monuments of Greece.

Pierre Edmé Babel (Paris, 1720 - Paris, 1775). French engraver. He designed pieces for the decoration of the Mirror Gallery at the Palace of Versailles.


Temáticas

Referência: 2305PG007
Local: M-6-B-09


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters