RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79710

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MADUREIRA FEIJÓ. (João de Morais) ORTHOGRAPHIA, OU ARTE DE ESCREVER, E PRONUNCIAR COM ACERTO A LINGUA PORTUGUEZA, PARA USO DO EXCELLENTISSIMO DUQUE DE LAFOENS. [10.ª IMPRESSAÕ]

PELO SEU MESTRE JOAÕ DE MORAES MADUREIRA FEIJÓ, Presbytero do Habito de S. Pedro, Bacharel em Theologia, e Prégador. Dvide-se em Tres Partes, A primeira, de cada huma das letras, e da sua pronuciação. Das vogaes, e dithongos. Dos accentos, ou tons da pronuciação. A segunda, de como se dividem as palavras. Da pontuaçaõ, algumas abbreviaturas, conta dos Romanos, e Latinos, Calendas, Nonas, e Idos. A terceira, dos erros do vulgo, e emendas da Orthographia, no escrever, e pronunciar toda a lingua Portugueza, verbos irregulares, palavras dubias, e as suas significaçoens. Huma breve instrucçaõ para os Mestres das Escólas. Decima Impressaõ Mais Correcta. LISBOA: Na Impressaõ Regia. Anno 1824. Com Licença da Meza do Desembargo do Paço. 

In 8.º de 20,5x15,5 cm. Com 495 págs. Encadernação da época inteira de pele com rótulo e ferros a ouro na lombada.

Exemplar com danos de manuseamento na lombada e nas pastas, manchas de ascidez na folha de rosto e em algumas páginas, rasgos sem perda de papel na segunda folha.

Tem em nota de imprensa, na folha de rosto, nota comercial que lê-se: vende-se na loja de Marin Irmãos, defronte do Chafariz do Loreto, N.º 6. 

«João de Morais Madureira Feijó (Bragança, 1688 - 1741), Jesuíta, Bacharel em Teologia pela Universidade de Coimbra, e Prior na vila de Ançã, bispado da mesma cidade. O Padre Madureira tem sido sempre reputado por um dos mais conspícuos expositores do método gramatical do jesuíta Manuel Alvares, porque em seu tempo se ensinava nas escolas de todo o reino. Veja-se, porém, no que diz respeito à inutilidade da Arte, e ao detrimento que ela viera causar aos estudos da boa latinidade o que diz João Pedro do Valle (isto é, o professor Antonio Félix Mendes) na terceira carta das que publicou com o título Memorias para a historia literaria de Portugal.

«ORTHOGRAPHIA, ou arte de » [etc] Lisboa, por Miguel Rodrigues 1734. Segunda edição, Coimbra, por Luis Secco Ferreira 1739. 4.º de VIII 548 pag. Multiplicaram-se depois as edições sucessivamente, sempre com a indicação de mais correctas, ate á decima, que é de Lisboa, 1824. Depois desta saíram ainda não sei quantas. Uma que tenho presente, com a designação de nova edição mais correcta é de Lisboa 1836. O caso é que todas se acham hoje exaustas, por modo que se trata de publicar com toda a brevidade uma, que me dizem estar no prelo». 

Inocêncio III, 422.


Temáticas

Referência: 2304MA386
Local: I-39-D-33


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters