RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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CHATEAUBRIAND. (François René Auguste, Visconde de) ATALA. [1878]

Tradução de Guilherme Braga. Com desenhos de Gustavo Doré, gravados por João Pedroso. Empreza Editora de Obras Classicas e Illustradas. Porto. 1878.

De 25x18 cm. Com xlix, [i], 104, vi, [i] págs. Encadernação com lombada em pele, com ferros a ouro.

Ilustrado com 7 litografias extratexto de Gustave Doré e J. Pedrozo, incluindo os retratos do autor e do tradutor. Impressão sobre papel muito encorpado, sendo o texto enquadrado por filetes decorativos, pequenas vinhetas e florões.

As gravuras têm os seguintes títulos: "Fendíamos como dois cisnes as ondas solitárias", "Tinha ido contemplar a beleza do céu" (incluída na edição de luxo de Paris em 1870), "Às vezes dobravam-se-me os joelhos sob aquele triste fardo", "Escolheu um ácer de flores encarnadas".

Exemplar com encadernação cansada, picos e manchas de humidade.

Contém nas páginas preliminares uma nota biográfica do tradutor, da autoria de Pedro de Lima, uma introdução dirigida aos leitores e um prólogo. As páginas finais transcrevem extratos do prefácio que o autor escreveu para a primeira edição.

Edição muito valiosa por ter sido publicada ainda em vida de Gustave Doré, célebre pintor, desenhador e ilustrador (Estrasburgo 06-01-1832 - Paris 23-01- 1883) especializado na ilustração de obras literárias (Divina Comédia, obras de Byron, Poe, Milton, Cervantes, Balzac) e de João Pedroso Gomes da Silva (Lisboa 1823-1890), Professor da Aula de Gravura da Escola de Belas Artes de Lisboa. A excelência do trabalho deste último, arrecadou-lhe medalhas de prata e bronze na Sociedade Promotora de Belas Artes, em 1865 e 1880, e a medalha de 2.ª classe, na Exposição Internacional do Porto. As suas primeiras gravuras datam de 1837, no Ramalhete. Colaborou n’O Panorama, no Archivo Pittoresco, Artes e Letras, Douro Ilustrado, O Ocidente e na ilustração de livros. Editou o magnífico álbum A Gravura de Madeira em Portugal, no qual conseguiu imitar todos os géneros de gravura em metal. Introduziu a cromo-gravura de sobreposição de chapas.

A obra, com características pré-românticas é uma apologia do Cristianismo e a ação decorre na Louisiana sendo os personagens membros de uma tribo índia.


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Referência: 2301PA010
Local: I-52-I-34


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