RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SEARA NOVA, N.ºS 12-18, ABRIL-OUT. 1922.

Revista Quinzenal de Doutrina e Crítica. Empresa de Publicidade «Seara Nova». Lisboa. 1922.

7 números de 32x22 cm. Com cerca de 20 págs. cada número. Brochados. Ilustrados com desenhos e gravuras a preto e branco.

Exemplar com danos nas lombadas, capas manuseadas e oxidação no interior.

Nos números presentes neste exemplar colaboraram figuras dos meios cultural e artístico portugueses tão eminentes quanto Raúl Brandão, Jaime Cortesão, Faria de Vasconcelos, Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Reinaldo dos Santos, Aquilino Ribeiro e Pina de Morais.

A 15 de Outubro de 1921 foi publicado o primeiro número da Seara Nova.

O N.º 13 aqui presente contém artigo sobre o período da travessia do Atlântico Sul relativo à pioneira viagem aérea Lisboa-Rio de Janeiro realizada por Gago Coutinho

«Seara Nova desenvolveu, desde a sua fundação em 1921 até ao final da década de setenta, um excepcional trabalho cívico, cultural e pedagógico centrado na necessidade de (re)descoberta do elemento social da democracia, na definição da verdadeira identidade das elites intelectuais, na actualização de soluções para os problemas estruturais da sociedade portuguesa, cujo diagnóstico sistemático não foi das suas menores preocupações.

Foi um lugar de síntese de diferentes preocupações e foi-o, pode dizer-se, desde o início, como poderemos concluir do notável grupo que lhe dá origem e que uma célebre fotografia imortalizou: do activo militante republicano Jaime Cortesão, futuro grande historiador com participação determinante no esgotado movimento da Renascença Portuguesa e da revista A Águia, ao politicamente discreto, mas presente, Raul Brandão, à escuta das grandes vozes de mistérios e fantasmas; do romancista Aquilino Ribeiro, revolucionário de armas na mão cujo exílio parisiense integrara em correntes avançadas da literatura, das artes e do pensamento, ao filósofo Raul Proença, sem esquecer Teixeira de Vasconcelos e Câmara Reis, - detecta-se na fundação de Seara Nova uma conjugações de preocupações cuja síntese - ou, para sermos mais precisos, cuja harmoniosa conjugação de diferenças - haverá de constituir a própria identidade da revista.» - António Pedro Pita.


Temáticas

Referência: 2211IR304
Local: I-241-D-119


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters