RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79980

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



OFFICIO DA SEMANA SANTA EM LATIM E EM PORTUGUEZ,

Com as Rubricas do Missal, e Breviario Romano, e com Orações para a Confissaõ, e Communhaõ, tiradas da Sagrada Escritura, e no fim com o Catalogo, onde se explicaõ as Ceremonias, e Palavras difficeis na sua intelligencia. Lisboa Na Regia Officina Typografica. Anno MDCCLXXXVI. [1786] Com licença da Real Meza Censoria.

In 8º de 14,9x16,5 cm. Com [viii], 784 págs. [Il. Rosto e 4 Grav. ] Encadernação da época com nervos, e ferros a ouro na lombada e nas pastas onde formam uma esquadria simples, com pequenas volutas ornamentais. Cortes das folhas carminados.

Ilustrado com folha de rosto gravada ilustrada com gravura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ao centro; com quatro gravuras em extratexto junto das páginas 46 (Transfiguração), 147 (Flagelação), 180 (Queda na via sacra), 421 (Crucificação). A primeira e a última estão assinadas por Godinho.

Exemplar com desgaste na encadernação em especial na charneira e um pequeno pico de traça no pé das páginas desde o início até página 224, e também à cabeça junto ao festo de página 163 a 265. Não atingem o texto nem as gravuras. De páginas 381 a 704 atingem levemente o texto sem impedir a leitura nas páginas 465 a 514.

Na folha de rosto debaixo do pé de imprensa, apresenta o seguinte anúncio: Vende-se na loja de João Baptista Reycend, ao Calhariz. Com Privilegio Real. As folhas preliminares contêm um aviso do editor e reflexões sobre o Ofício de Domingos de Ramos.

Impressão muto nítida a duas colunas com o texto e as rubricas dos ofícios da Semana Santa em latim nas colunas exteriores de cada página e as respectivas traduções nas colunas interiores de cada página.

É segunda edição, segundo informação contida no aviso do editor, mas não são conhecidos exemplares da primeira. Muito rara, Inocêncio não regista e Ernesto Soares não refere as gravuras.

Importante fonte para o estudo da história das traduções em português do textos em latim rezados e cantados nas cerimónias solenes da Semana Santa.

Manuel da Silva Godinho (c. 1751 - depois de 1819) gravador foi discípulo de Carneiro da Silva, na Impressão Régia, na Aula de Gravura, desde 1769, terminou os estudos em 1776 e depois de um período de doença apresentou provas, em 1780, para obter o prémio que era costume atribuir aos alunos. É autor de numerosos retratos, de alegorias relativas à Guerra Peninsular, de colecções de gravuras representando uniformes militares da época e principalmente de colecções de gravuras, que representam os tipos populares de Lisboa, e de quase uma centena de registos de santos.

 In octavo. 14.9x16.5 cm. [viii], 784 pp. Contemporary binding with raised bands, and gilt tools on the spine and on the boards where they form a simple square, with small ornamental scrolls. Red edges.

Illustrated with title page all engraved with the image of Jesus Christ crowned with thorns, in the centre; with four hors-texte

engravings, on pages 46 (Transfiguration), 147 (Flagellation), 180 (Fall on the way of the cross), 421 (Crucifixion). The first and last are signed by Godinho.

Copy showing signs of wear in the binding in particular on the hinge and with small moth holes at the foot of the pages from the beginning to page 224, and also at the head near the inner hinge of pages 163 to 265. They do not affect the text or the engravings. From pages 381 to 704 they lightly strike the text without impeding reading on pages 465 to 514.

On the title page under the press foot, it presents the following announcement: For sale in João Baptista Reycend's shop, on Calhariz. With Royal Privilege. The preliminary leaves contain a publisher's notice and reflections on the Craft of Domingos de Ramos.

Very Sharp and crisp two-column printing with the text and rubrics of the Holy Week offices in Latin on the outer columns of each page and the respective translations on the inner columns of each page.

It is second edition, according to information contained in the publisher's notice, but no copies of the first are known. Very rare, Inocêncio does not record it and Ernesto Soares does not mention the engravings.

Important source for the study of the history of the translations into Portuguese of the Latin texts prayed and sung in the solemn ceremonies of Holy Week.

Manuel da Silva Godinho (c. 1751 - after 1819). Engraver, was a disciple of Carneiro da Silva, at the Royal Printing Works, in the Engraving Class, from 1769. He finished his studies in 1776 and after a period of illness he submitted proofs, in 1780, to obtain the prize that was customary for students. He is the author of numerous portraits, allegories relating to the Peninsular War, collections of engravings representing military uniforms of that period, and above all collections of engravings, representing the popular types of Lisbon, and nearly a hundred records of saints.

Referências/References:

Ernesto Soares. História da Gravura Artística em Portugal, p. 317 a 327.


Temáticas

Referência: 2208PG017
Local: M-15-D-25


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters