RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79908

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BARBOSA LEÃO. (José) et al. COLÈÇÃO DE ESTUDOS E DOCUMENTOS A FAVOR DA REFÓRMA DA ORTOGRAFIA EM SENTIDO SÓNICO. [12 OBRAS]

Publicada pelo Dr. Jozé Barbóza Leão, cirurjião de brigada do ezército. Imprensa Nacional. Lisboa. 1878.

12 Obras encadernadas num volume de 23,5x15,5 cm. Com vii, 149, [ii] págs. Encadernação com lombada em tela encerada, com ferros a ouro.

Exemplar com falhas de material na lombada e um índice manuscrito no verso da pasta anterior, com os títulos de todas as obras desta miscelânea. A primeira obra apresenta buracos causados por insectos bibliofagos ao pé das últimas duas folhas.

Reúne os restantes ensaios:

2A COMISSÃO DE REFÓRMA ORTOGRÁFICA DO PORTO. A Academia Real das Ciências de Lisboa. Imprensa Portugueza. Porto. 1879.
Com 55 págs.

Obra publicada na sequência de uma reunião pública no sentido de debater o «estado anárquico da língua em matéria d’ortografia». Tem intervenções de Manuel Pinheiro Chagas, José Maria Latino Coelho e José Barbosa Leão.

3 — AGOSTINHO DE SOUSA. (D.) A ORTOGRAPHIA PHONETICA CONFIRMADA PELA LINGUISTICA E BIOLOGIA. Por D. Agostinho de Souza. Typographia Alliança. Porto. 1881.
Com 67 págs.
Exemplar com dedicatória manuscrita do autor na folha de anterrosto e assinatura de posse de Barbosa de Magalhães na de rosto.

4 — CONSIDERAÇÕES GERAES SOBRE O ESTADO DA INSTRUCÇÃO PUBLICA E PARTICULAR EM PORTUGAL. Typographia Universal. Lisboa. 1863.
Com 22 págs.
Exemplar com manchas na folha de rosto.

5 — LARANJO. (José Frederico) CONVENIENCIA D’UMA ESCHOLA DE PHILOSOPHIA ANNEXA Á UNIVERSIDADE. Por... Imprensa Litteraria. Coimbra. 1869.
Com 20 págs.
Exemplar com dedicatória manuscrita do autor na folha de rosto.

6 — MEDEIROS BOTELHO. (Manuel Francisco) PROJECTO DE REFORMA GERAL DE INSTRUCÇÃO PRIMARIA E SECUNDARIA. Por... Imprensa da Universidade. Coimbra. 1871.
Com 32 págs.
Exemplar com uma pequena errata sobre uma folha de menores dimensões colada na última página.

7 — A INSTRUCÇÃO SECUNDARIA EM PORTUGAL E O DECRETO REGULAMENTAR DE 31 DE MARÇO DE 1873 ou Juizo imparcial dos acontecimentos que tiveram logar nas tres Circumscripções de Lisboa, Coimbra e Porto, por occasião dos exames feitos perante as Commissões creadas pelos artigos 65, 66 e 67 do referido decreto. Por Um velho, amante da patria e da instrucção publica. Typ. de A. D. Areosa. Coimbra. 1873.
Com 32 págs.
Exemplar com assinatura de posse de Barbosa de Magalhães.

8 — OBSERVAÇÕES SOBRE O ACTUAL ESTADO DO ENSINO DAS ARTES EM PORTUGAL, A ORGANISAÇÃO DOS MUSEUS E O SERVIÇO DOS MONUMENTOS HISTORICOS E DA ARCHEOLOGIA. Offerecidas á Commissão nomeada por decreto de 10 de Novembro de 1875 por Um Vogal da mesma Commissão. Imprensa Nacional. Lisboa. 1875.
Com [iv], 58 págs.
Exemplar com assinatura de posse na folha de rosto

9 — GONÇALVES. (António Augusto) et al. A ESCHOLA LIVRE DAS ARTES DO DESENHO. Imprensa Litteraria. Coimbra. 1881.
Com 12 págs.
Exemplar com assinatura de posse de Barbosa de Magalhães

10 — MATOS. (Júlio de) A ULTIMA REFORMA DA INSTRUCÇÃO SECUNDARIA (Reflexões Criticas). [Por] Julio de Mattos. Livraria Universal de Magalhães & Moniz - Editores. Porto. 1881.
Com 24 págs.
Exemplar com assinatura de posse de Barbosa de Magalhães

11 — A REFORMA DA INSTRUCÇÃO SECUNDARIA, I. Imprensa Portugueza. Porto. 1883.
Com 16 págs.

12 — SILVA. (Maria José da) et al. A NECESSIDADE URGENTE DE PROCEDER A UMA REFORMA D’ENSINO PRIMARIO. Representação dirigida á camara dos senhores deputados e ao Ministro do Reino pela Comissão delegada da Conferencia Pedagogica do Porto em 1884 sobre A necessidade urgente de proceder a uma reforma d’ensino primario. Imprensa Commercial. Porto. 1885.
Com 14 págs. 

Este livro reúne uma miscelânea de obras publicadas durante os finais do século XIX, todas elas relacionadas com o tema da renovação/inovação do sistema educacional vigente. Estas propostas constituem a base de diversas reformas que ocorreram após a implantação da República, em 1910. A título de exemplo, as três primeiras obras (que constituem mais de metade das páginas deste conjunto) apresentam as primeiras tentativas de simplificar e normalizar a escrita da língua portuguesa; propostas que estão na origem e que eventualmente se concretizam na Reforma Ortográfica de 1911.

O título atribuído «Instrucção Publica» consta gravado a ouro na lombada.


Temáticas

Referência: 2207SB028
Local: I-9-C-5


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters