RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79487

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



HOLANDA. (Francisco de) VIER GESPRÄCHE ÜBER DIE MALEREI GEFÜRHT ZU ROM 1538.

[Von] Francisco de Hollanda. Originaltext mit übersetzung, einleitung, beilagen und erläuterungen von Joaquim de Vasconcellos. Quellenschriftenfür Kunstgeschichte und Kunsttechnik des Mittelalters und der Neuzeit. Neue Folge. IX. Band. Verlag Von Carl Graeser. Wien. 1899.

De 23,5x15,5 cm. Com [v], clx, 240 págs. Encadernação com lombada e cantos em pele, com rótulos, nervos e ferros a ouro. Corte das folhas aparado e carminado à cabeça.

Exemplar parcialmente por abrir, com dedicatória manuscrita de Carolina Michaëlis Vasconcellos a Manuel Ramos, na folha que antecede a de rosto. Preserva as capas de brochura, com restauros na anterior.

Surge em face da folha de rosto a seguinte informação acerca da colecção: «Mit unterstützung des K. K. Österreichischen Ministeriums für Cultus und Unterricht im vereine mit fachgenossen. Bergründet von Rudolf Eitelberger von Edelberg. Nach dem tode Dr. Albert Ilgs fortgesetzt von Dr. Camillo List.»

Edição alemã da segunda parte do tratado Da Pintura Antiga, intitulada Diálogos em Roma, ou Quatro diálogos da pintura antiga. A obra é introduzida (primeiras 160 páginas em numeração romana) e extensamente comentada (páginas 185 a 231) por Joaquim de Vasconcelos. Estes textos encontram-se apenas em alemão. Contudo, a presente edição da obra de Francisco de Holanda, organizada em quatro diálogos, apresenta a versão original em português nas páginas do lado esquerdo e a tradução - também de Joaquim de Vasconcelos - nas páginas à direita.

Entre 1548 e 1571, Francisco de Holanda escreveu quatro tratados de arte em língua portuguesa. O presente livro, escrito em 1548, é o mais importante dos quatro tratados não apenas porque inaugura o género da prescrição da arte em Portugal, mas também porque é o mais teorético deles, incorporando precocemente noções do neoplatonismo florentino dentro da teoria da arte.

Carolina Michaëlis Vasconcelos (Berlim, 1854 - Porto, 1925) foi uma importante estudiosa de literatura, casada em 1876 com Joaquim de Vasconcelos (Porto, 1849 - 1936). Foi a primeira mulher a leccionar numa universidade portuguesa - Universidade de Coimbra - e uma das primeiras a entrar na Academia das Ciências. Teve grande importância como mediadora entre a cultura portuguesa e a cultura alemã.


Temáticas

Referência: 2204SB002
Local: I-215-F-16


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters