RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COSTA GUEDES. (Lívio da) ASPECTOS DO REINO DO ALGARVE NOS SÉCULOS XVI E XVII.

A "Descripção" de Alexandre Massaii (1621) [e II Tratado]. Prefácio de Carlos Bessa, da Academia Portuguesa de História e da Academia de Ciências de Lisboa. Arquivo Histórico Militar. Lisboa. 1988-1989.

2 Volumes de 23x16 cm. Com 269; 215, [ii] págs. Brochados. Ilustrados em extratexto com mapas, fac-similes de documentação manuscrita e três desdobráveis com mapas históricos no volume "II Tratado".

Exemplar com etiquetada "Livraria Ferin" no verso da folha de guarda anterior no primeiro volume e impressos com erratas no primeiro e no segundo volume, mancha de humidade e picos de acidez no interior e no corte das folhas.

Da sinopse na capa posterior do primeiro volume, "A Descripção do Reino do Algarve é um minucioso relatório sobre a visita de inspecção que o engenheiro Alexandre Massaii fez, em cumprimento de ordens bem definidas, o qual se destinava a ser presente a Filipe III de Espanha. O autor deste estudo sistematiza e trata os elementos contidos na informação transmitida pelo documento e compara-a com a de corografias de datas anteriores, do que resulta um leque de aspectos de ordem económica, social, demográfica e militar, que vão enriquecer o conhecimento da região e, finalmente, divulga o texto na sua forma original. "

Da sinopse na capa posterior do volume "II Tratado", "A "Descripção" do Reino de Portugal é o "segundo tratado" do códice existente em Lisboa, no Museu da Cidade, no qual  o engenheiro italiano Alexandre Massaii se ocupou, de forma genérica e sumária, do Reino de Portugal e da sua capital e, desenvolvidamente, de obras importantes em algumas localidades da costa marítima até Setúbal; termina o documento reproduzindo os projectos e a correspondência trocada entre Filipe II e o engenheiro fr. João Vicencio Cazale acerca das obras de defesa da barra do Tejo de que este fora incumbido. O autor deste estudo, à semelhança do que praticara quando publicou o primeiro "tratado", relativo a "Descripção" do Reino do Algarve, sistematiza e trata a informação contida no documento, compara-a com outros coevos e transcreve o texto na sua forma original."


Temáticas

Referência: 2204IR367
Local: I-148-G-53


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters