RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79492

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE AMADEO DE SOUSA CARDOSO 1887-1987.

Exposição realizada pelo Centro de Arte Moderna com a colaboração de Paulo Pereira. Projecto da Exposição José Sommer Ribeiro. Catálogo organizado pela equipa do Museu do Centro de Arte Moderna com o apoio do Departamento de Documentação e Pesquisa Maria isabel Guedes Olazabal, Maria José Moniz Pereira e Alice Costa Guerra. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 1987.

De 28x24 cm. Com 634 págs. Brochado. Exemplar com leves sinais de manuseamento e manchas de oxidação nas capas de brochura.

Profusamente ilustrado com fotografias, gravuras, fac-similes e pinturas a preto e branco e a cores, em papel mais encorpado de tonalidade mais escura da página 29 à página 88. Com secção de "Testemunhos e Reflexões" e "Bibliografia" nas folhas finais em papel mais encorpado de tonalidade mais escura, da página 617 à página 634.

Tem junto 4 recortes de jornal, um do Diário de Notícias de 7 de Janeiro de 2008, com fotografias de Amadeo de Sousa Cardoso relativas à nova fotobiografia publicada; outro com artigos de Paula Lobo, José-Augusto França e Ana Marques Gastão acerca de Amadeo de Sousa Cardoso, uma crónica da psicóloga Joana Amaral Dias acerca da inauguração da exposição de Amadeo de Sousa Cardoso na Fundação Calouste Gulbenkian e  estado da cultura e das artes em Portugal e por último, um recorte de jornal com artigo sobre a relação de amizade entre Amadeo de Sousa Cardoso e Manuel Laranjeira. Com manchas de sujidade e humidade na lombada, nas capas e no interior.

Inclui postal desdobrável com estampa de obra do pintor, "Procissão Corpus Christi" (c. 1913). Colecção Fundação Calouste Gulbenkian. Cartão da Fundação Calouste Gulbenkian de apresentação da exposição, manuscrita a caneta azul e com assinatura.

Deste catálogo constam artigos como "Amadeo de Souza-Cardoso - A Ânsia de Criar", de Paulo Pereira;  "Amadeo ou o Começo de tudo",  de Fernando de Azevedo; "Amadeo de Souza-Cardoso. Memória dos anos 50/60", de António Cardoso; "As Passagens do Cavaleiro Amadeo", de António Rodrigues; uma "Fotobiografia", de Maria Helena Freitas.

Do texto de Paulo Pereira, "Amadeo de Souza-Cardoso - A Ânsia de Criar", "Amadeo de Souza-Cardoso nasceu a 14 de Novembro de 1887, em Manhufe, perto de Amarante, onde teve lugar quase toda a sua curta vida, exceptuando os oito anos que passou em Paris, mesmo estes interrompidos pelas férias vividas em Portugal ou viagens pela Bélgica e Espanha. Era originário de uma respeitável família de ricos proprietários com explorações de vinho, e nada levava a crer que, deste meio eminentemente tradicionalista e burguês, sairia um pintor que ficaria ligado a todos os movimentos não conformistas deste século e que se colocaria entre os jovens vanguardistas criadores do seu tempo".

 


Temáticas

Referência: 2203IR481
Local: I-90-A-10


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters