RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 78925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GOMES LEAL. (António) A TRAIÇÃO, CARTA A EL-REI D. LUIZ SOBRE A VENDA DE LOURENÇO MARQUES.

Quarta Edição. Correcta e augmentada com a critica da imprensa ás tres edições anteriores e a resposta do auctor à mesma critica, e seguida de uma poesia inedita do Ex.mo Sr. Guilherme Moniz Barreto. Livraria Portugueza e Franceza de Viuva Campos Junior. Lisboa. S.d.

De 18x13 cm. Com 68 págs. Encadernação com lombada de pele, com ferros a ouro e pastas revestidas em papel decorativo. Cortes das folhas mosqueados e preserva a capa de brochura anterior.

Exemplar com manchas à cabeça do texto da página 28 ao fim da obra. 

Poema em alexandrinos pareados onde o poeta expressa a sua indignação sobre rumores relativos à cedência de Lourenço Marques (Maputo a partir de 1975) aos ingleses, atribuindo a culpa desse suposto facto ao Rei.

Obra da fase realista e politicamente influenciada pelo socialismo, de Gomes Leal, onde está patente o seu estilo torrencial e facilidade de escrita, que transmite ideias e posições políticas radicais e extremistas. A sua publicação deu origem a um escândalo político e literário.

Importante obra para o conhecimento do ambiente cultural e político do período final do Regime Liberal, caracterizado por um acumular de ódio (a palavra com que termina o poema) que viria a explodir em sangrentos tumultos e no assassínio do Rei e do Principe Real em 1908.


Temáticas

Referência: 2111JS210
Local: I-233-G-23


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters